Poucos fãs de plantas de interior decidem tentar cultivar exóticos. Um dos representantes mais brilhantes desse tipo é a palma da Liviston, que pode se tornar uma verdadeira decoração de qualquer ambiente. Sugerimos que você a conheça melhor e entenda que cuidar de uma planta assim não é tão difícil.
Descrição da planta
O gênero Liviston possui cerca de três dezenas de espécies de plantas. Eles crescem nos trópicos e subtrópicos do sul da Ásia, bem como na Nova Guiné e no leste da Austrália. Livistona ganhou popularidade como planta de casa devido à sua despretensão e aparência atraente. As plantas são baixas, até 200 cm, seu tronco não se forma, cresce devido ao grande número de folhas. 3 folhas crescidas crescem anualmente.
Os seguintes tipos de livistones são conhecidos hoje:
Como escolher livistona ao comprar?
Depois de decidir se tornar o proprietário de uma palmeira, você precisa saber o que procurar no momento da compra:
- um novo crescimento está presente na planta;
- folhagem verde brilhante;
- dicas sem manchas ou outras imperfeições.
Importante! É melhor não criar estresse adicional após a compra e não transplantá-lo. Isso só precisa ser feito se as raízes estiverem localizadas em um pequeno vaso de plástico.
Como plantar e cultivar livistona a partir de sementes?
Se você decidir cultivar uma palmeira a partir de sementes, deve saber quais recursos esse processo possui. Conheça-os mais de perto.
Seleção do pote
Um pote de tamanho incorreto pode levar a problemas. O vaso deve ser espaçoso, com uma altura não superior a 15 cm e, no fundo, sem falhas, são feitos buracos para eliminar o excesso de água, para que as raízes não comecem a apodrecer.
Preparação do solo e material de plantio
Para o cultivo de plantas jovens usando uma mistura do solo com a seguinte composição:
- turfa - 30%;
- húmus - 40%;
- areia - 30%.
Você sabe O ramo de palmeira, juntamente com a coroa de louros, é concedido aos vencedores da competição há séculos.
Inclui as seguintes ações:
- As sementes violam levemente a integridade da casca, que durante a imersão fornece acesso adicional à umidade e, portanto, acelera o processo de germinação.
- Em seguida, as sementes são embebidas por 2 dias em água, removendo a membrana carnuda.
- Após o surgimento dos brotos, é realizado o transplante no solo.
Tecnologia de pouso
O desembarque é realizado em fevereiro-março, de acordo com o seguinte esquema:
- tanques são preenchidos com solo previamente preparado;
- regar e fazer orifícios com profundidade de 1 cm;
- sementes germinadas são colocadas em cada broto;
- colocar em cima de polietileno, criando uma estufa improvisada.
Home Care
Para que a palma cresça corretamente, você precisa seguir algumas regras.
Localização e condições
Para o crescimento, a planta precisa de condições adequadas:
- Temperatura Na estação quente, a palma da mão deve ser mantida a uma temperatura de + 16 ... + 22 ° C. No inverno - a + 14 ... + 16 ° C.
- Iluminação Liviston precisa de muita luz, enquanto a luz solar direta não traz danos. Para a formação simétrica de coroas, é recomendável girar o pote periodicamente.
- Umidade. Apesar de a palmeira crescer mesmo com baixa umidade, recomenda-se borrifar as folhas com água morna e limpá-las do pó para que não percam sua atratividade.
Você sabe Na natureza, a alta temperatura, a palmeira cresce apenas à noite, durante o dia em que descansa. Além disso, as palmeiras não possuem anéis anuais.
Como regar e fertilizar?
A rega dos livistons é realizada à medida que o solo seca. Para fazer isso, use água morna e macia. Na temporada de verão, a água é usada mais do que no inverno. Para o crescimento de novas folhas, as palmeiras precisam de nutrientes. Da primavera ao outono (durante o período de crescimento ativo), os fertilizantes são aplicados até três vezes por mês. No inverno, a cobertura é reduzida para 1 vez em 30 dias. Para isso, são utilizados complexos de fertilizantes pré-fabricados adquiridos em lojas especiais.
Transplante
Recomenda-se transplantar a flor na primavera ou no verão. Este tempo é adequado para esse estresse que reduz o risco de queda da folhagem. Para entender que uma planta precisa de um transplante, você pode ver as raízes brotando pelos orifícios de drenagem. O transplante é realizado por um método de transbordo para não prejudicar o sistema radicular vulnerável. Para fazer isso, pegue a terra pronta destinada às palmeiras.
Importante! O vaso deve ser não apenas grande, mas também pesado, a fim de manter a estabilidade à medida que a palma cresce.
Para o transplante, um grande tanque é escolhido, no qual as raízes da terra antiga se encaixam, e você pode adicionar um novo.
Vídeo: transplante de livistonia
Poda
A remoção das folhas secas é realizada somente após a secagem das estacas, caso contrário, outras folhas começarão a desbotar. Isso deve ser feito com cuidado com uma ferramenta afiada, tentando não danificar partes da planta.
Controle de Pragas e Doenças
Pragas comuns das palmeiras decíduas são os ácaros e os ácaros. Às vezes, uma planta pode adoecer com raízes podres.
O controle de pragas é realizado pelos seguintes meios e medicamentos:
- Solução de sabão na proporção de sabão com água 2: 8. A composição resultante é limpa com folhas.
- Inseticidas: "Aktara", "Decis" e "Fastak".
Além disso, os livistons geralmente secam as folhas. Isso pode acontecer pelos seguintes motivos:
- conclusão do ciclo de vida e morte natural;
- secura excessiva do ar ou falta de umidade.
Se uma folha murcha, você não deve ter medo. Quando esse fenômeno é enorme - você precisa procurar um motivo. Tendo se familiarizado com Livistona, não se pode deixar de querer ser o dono dessa beleza despretensiosa. Se você compra uma planta adulta ou cultiva uma palmeira a partir de sementes - sua escolha. Esperamos que nosso artigo o ajude a evitar problemas com a flor e que você possa apreciar sua beleza por um longo tempo.