A petição do Estado Livre da Baviera (Landag) foi recebida pelo Parlamento do Estado Federal, assinada por mais de 1 milhão de residentes, o que obriga a considerá-la. .
Grupos ambientais que iniciam a petição estão pedindo a proibição da destruição de sebes e árvores por agricultores; a criação de uma faixa de terra intocada de cinco metros nas margens dos rios e córregos e para garantir que, até 2030, na Baviera, um terço das terras agrícolas federais sejam orgânicas.
De acordo com as leis do Federal Land, Landag deve aceitar uma petição ou oferecer aos eleitores uma escolha de alternativas, mas então eles terão que organizar um referendo local.
A petição pode ter um impacto significativo na agricultura do estado federal. Se adotado, será proibido o uso de pastagens e campos de feno como terra arável. E para que os insetos possam comer flores silvestres, até 15 de junho de cada ano, um décimo de todos os prados não pode ser ceifado.
O objetivo perseguido pelos iniciadores da petição é proteger as abelhas e outras que estão à beira da extinção de insetos completamente dependentes das pessoas.
Note-se que a história da Baviera conhece vários casos em que os objetivos estabelecidos nas petições foram alcançados. Esta é a abolição em 1997 da câmara alta de Landag Bavaria e em 2010 a introdução de uma proibição de fumar em estabelecimentos públicos de restauração.