Na semana passada, na abertura da 11ª Conferência Trienal da Associação Africana de Batata (APA) em Kigali, os participantes pediram um aumento no cultivo de batata e batata doce para sistemas alimentares sustentáveis na África.
Batata e batata doce oferecem oportunidades em nível global, como a melhoria da qualidade dos alimentos em muitos países pobres. Segundo Oscar Ortiz, do International Potato Center, esses produtos oferecem oportunidades de crescimento e geração de renda e também neutralizam as mudanças climáticas.
Além de energia e vitaminas, eles também oferecem oportunidades de comércio e processamento, que contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo. É o que diz o Congresso Mundial da Batata, Romain Cools.
A colheita média de batata e batata doce em Ruanda é de 10 toneladas / ha, respectivamente. e 7 toneladas / ha. Atualmente, em grandes áreas de cultivo de batatas, existem 101 centros totalmente operacionais para seu processamento.
Participaram da conferência mais de 200 pesquisadores e parceiros de desenvolvimento de 20 países africanos.
A OMS relata que o número de pessoas subnutridas no sul do Saara aumentou de 181 milhões em 2010 para 222 milhões em 2016.