Nos mercados ucranianos, há um domínio de um produto perigoso - mirtilos com altos níveis de radiação. Às vezes, existem tantos radionuclídeos em uma baga que sua quantidade excede a norma dez vezes.
Mirtilos nocivos são entregues nas prateleiras principalmente em três regiões: Rivne, Zhytomyr e Kiev, e às vezes Khmelnitsky, de acordo com o Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas da Ucrânia.
Os funcionários do departamento não permitiram a venda de 6 lotes de frutas. Eles coletam a baga radioativa diretamente na zona de exclusão ou nas imediações. Como relatado anteriormente pela mídia, não faz muito tempo, a polícia deteve uma mulher envolvida na coleta de mirtilos na zona de Chernobyl, com vistas a vendê-lo ainda mais no mercado espontâneo de Kiev.
De acordo com Oksana Novokhatnaya, vice-chefe de gerenciamento de segurança de alimentos do Serviço Estadual de Alimentos e Bebidas, essa baga possui um alto teor de césio, o que representa o maior perigo para os seres humanos.
Comer frutas com alto teor de radionuclídeos é muito perigoso. Isso tem um efeito ruim na saúde; além disso, o césio tem um longo período de ação e entra rapidamente na corrente sanguínea. Segundo a radiologista Zinaida Rozhkova, o sistema cardiovascular leva o primeiro golpe.
Após os sistemas nervoso e reprodutivo são danificados. Com o uso prolongado de frutas infectadas, existe um alto risco de tumores malignos. Ao mesmo tempo, mirtilos perigosos não são diferentes dos comuns: nem sabor nem aparência.
Gosprodpotrebsluzhba não aconselha a compra de frutas em mercados espontâneos. Basicamente, bagas radioativas são vendidas em mercados não registrados, onde você não precisa ter documentos sobre sua origem e verificar o produto quanto ao conteúdo de radionuclídeos. Ao comprar, peça ao vendedor um certificado de mercadorias.