A alimentação de coelhos jovens durante e após a gravidez deve ser especialmente nutritiva e cheia de componentes úteis, pois são importantes para o bebê e a mãe. Durante a gestação, muita energia é gasta na formação de embriões, bem como na produção de leite. Após o arredondamento, o animal também gasta muita energia; portanto, é necessário restaurar o suprimento gasto, adicionando vitaminas e minerais aos alimentos. Somente uma dieta equilibrada permitirá ao agricultor obter animais saudáveis e fortes.
Alimento para o coelho após okrolya
O futuro dos filhotes e da própria mãe depende da alimentação das fêmeas após o parto, portanto sua dieta deve ser variada, incluindo todos os oligoelementos necessários para a recuperação do parto e lactação. Quanto mais coelhos nascem, mais a fêmea gasta energia na produção de leite.Ele contém muita proteína produzida a partir de proteínas, e a última está contida em alimentos de alta qualidade. É necessário adicionar o máximo possível de verduras, legumes e frutas, fabricantes de feno e farelo com aditivos minerais à dieta. É necessário dar um pouco de sal, giz, farinha e óleo de peixe. Além disso, o menu para coelhos é diferente dependendo da estação.
Importante! Em nenhum caso você deve alimentar demais sua mãe, pois isso leva à obesidade e a uma diminuição no metabolismo, bem como a uma diminuição na qualidade do leite.
Alimentação sazonal
Um coelho é um alimento absolutamente não extravagante. Alimenta-se de quase todos os alimentos vegetais. No entanto, a escolha dos alimentos dependerá diretamente da época do ano, porque a estação quente é rica em alimentos verdes, que brotam tanto, e no inverno o agricultor é obrigado a mudar para alimentos secos, preparados no verão e no início do outono.
Na primavera e no verão, a mãe deve ser alimentada com ervas jovens. Ela come vegetais de raiz e ervas, talos de plantas de grãos com muito prazer. A base de seu cardápio deve incluir: alfafa e aveia, capim e repolho, trevo e outras ervas. Legumes e partes superiores de vegetais, como milho e até ervilhas, podem encher o corpo com proteínas e carboidratos. Não se esqueça dos suplementos, que serão discutidos um pouco mais tarde.No outono e inverno, torna-se difícil encontrar verduras, então os agricultores mudam para batatas cozidas, feno, silagem, urtiga e absinto. Certifique-se de alimentar a mãe no frio com vegetais de raiz, que devem ser preparados com antecedência. Para normalizar a digestão, o farelo é adicionado à comida e a quantidade de minerais também é aumentada.
É útil adicionar ervilhas e aveia à dieta no inverno - elas reabastecem a força e aumentam a lactação, o que é vital para a posteridade. Cuidando de sua mãe, você pode criar bebês fortes.
Importante! Quando a preparação de alimentação automática é necessária é necessário faça uma ingestão diária de minerais e vitaminas.
Concentrados
Independentemente da época do ano, o animal precisa de tantos recursos quanto possível para compensar a energia perdida, e isso só pode ser feito com a adição de misturas concentradas. Mesmo no verão é impossível ficar sem eles.Após o nascimento de coelhos e durante a alimentação, a dieta da mãe é preenchida com ração de quase 80 a 90%. Cada criador decide comprar esses alimentos de forma independente; alguns produzem independentemente a partir de aveia ralada, farelo e vegetais triturados. Você pode fazer uma mistura de farelo e bolo de óleo.
Importante! Os coelhos são informados sobre a saciedade por suas barrigas, eles devem ser arredondados. Se forem planas, vale a pena mudar a dieta do coelho, pois produz pouco leite.
Vitaminas
Se na estação quente o coelho pode obter as substâncias que faltam através de verduras e frutas, no frio torna-se difícil e então as vitaminas não podem ser dispensadas. Você precisa ter muito cuidado com essa escolha. O rosto molhado da mulher é o primeiro sinal de deficiência de vitamina que precisa ser resolvido o mais rápido possível. Todo mundo está ciente do óleo de peixe, rico em vitaminas A e E, não deixe de incluir coelhos na dieta.
Também é recomendável usar Chiktonik - Contém várias vitaminas hidrossolúveis, aminoácidos e aditivos benéficos. Se você notar uma diminuição no apetite, crescimento prejudicado, aparência de carecas - sem hesitar, dê esse animal ao seu animal. Após a primeira ingestão, você verá imediatamente as mudanças: o apetite da mãe melhorará e o leite aumentará e, consequentemente, os coelhos se tornarão mais ativos e bem alimentados.Este complexo vitamínico pode ser facilmente adquirido em qualquer farmácia veterinária. É vendido em uma garrafa hermeticamente fechada, que dura muito tempo. Não é servido em sua forma pura, mas misturado com água: são necessários dois mililitros da droga por litro de água. Então a água é dada à fêmea e, no sétimo dia, pequenos coelhos também podem beber essa água.
Você sabe Quando um coelho está feliz, pode emitir sons incomuns. Então quando você está acariciando ou abraçando um coelho, ele pode ronronar como um gato.
A dieta do coelho de amamentação após okrolya
Para formar a dieta diária da mãe, você precisa ter muito cuidado. Você não pode reduzir a alimentação fornecida durante a lactação.
- Nos primeiros dias, 350 a 700 g de ração por dia serão suficientes para uma jovem mãe. Nos primeiros dez dias, 350 g serão suficientes para ela; nos próximos dez, a porção é aumentada para 440 g.
- Vigésimo e trigésimo dias - 550 g.
- Então a porção aumenta para 700 g.
- Ervas frescas e feno - até 300 g.
- Farinha de girassol - 50-60 g.
- Farinha de girassol - 30 g (pode ser alterado para farelo de trigo).
- Levedura - não superior a 5 g.
- A alimentação composta será suficiente 80 g.
- Para a formação de ossos fortes, é necessário administrar 7 g de farinha de carne e ossos.
- Giz - até 3 g.
- Enriquece o corpo com vitaminas A e E óleo de peixe - 4 g.
- Não se esqueça do sal de mesa comum, ele precisa de 2,5 g.
No inverno
No frio, as verduras morrem e o agricultor precisa encontrar uma alternativa para a mesma quantidade de nutrientes. Portanto, a base da dieta deve ser feno, batata, bolo de óleo, absinto, além de legumes, que são ricos em proteínas. A dieta diária deve conter:
- 200 g de batatas
- 40 g de farelo
- 30 g de bolo
- 70 g de grão.
- 12% de farelo
- 10% de milho
- 10% de farinha de alfafa,
- 2% de suplementos minerais.
Importante! Cuide da presença de água - ela deve sempre estar presente e limpa. Após o arredondamento, a sede aumenta, o que pode causar um comportamento agressivo da mulher, e isso pode levar a consequências negativas, ela começará a comer seus filhos.
No verão
Quando a grama fresca aparece, os coelhos definitivamente não morrem de fome. No entanto, uma dieta desequilibrada e alimentos irregulares são considerados o problema mais importante na criação de coelhos. Se a dieta não for seguida, a fêmea começa a ganhar peso rapidamente e engorda. Além disso, alimentar uma enorme quantidade de verduras não testadas pode levar a doenças intestinais e morte de animais.
E se os coelhos, pelo contrário, são mal alimentados, acreditando que estão com muito calor e sem fome - isso leva à perda de peso. Em um coelho que amamenta, uma pequena quantidade de substâncias minerais no corpo se torna o motivo da incapacidade de suportar e dar à luz a prole.
A dieta do verão é mais diversa que o inverno. De fato, no verão, a natureza é rica em raízes, forbs, grãos e muito mais. A base sem falhas são alfafa, aveia, capim, trevo e necessariamente repolho, cenoura e milho.Suculentas frutas frescas, vegetais, como abobrinha, pepino, melancia, melão podem melhorar a lactação e fornecer um suprimento de líquido no organismo. Eles preencherão rapidamente o suprimento de umidade, mesmo que o coelho não queira beber do bebedor. A produção de leite pode ser aumentada rápida e simplesmente adicionando salsa e endro ao cardápio do animal.
Hornies são comedores indiscriminados, mas, no entanto, é necessário excluir completamente esses feeds do seu menu:
- ervas selvagens
- ramos de árvores selvagens,
- beterraba
- vegetais sujos e podres com um odor desagradável.
Como alimentar um coelho para aumentar a lactação
O leite do animal é branco, inodoro e tem uma aparência cremosa. A consistência do leite depende da duração da lactação e do período de alimentação. Em média, a composição do leite é a seguinte:
- 15% de gordura
- 13% de proteína
- 2,5% de cinza
- 0,64% de cálcio
- 0,44% de fósforo.
- os bebês devem ser bem desenvolvidos;
- a linha do cabelo é alongada, sem rugas, uniforme e lisa;
- comportar-se em um ninho de maneira equilibrada.
Preste atenção ao comportamento dos bichanos. Se as crianças são ativas e ativas, coma bem - elas não precisam ser tocadas e preocupadas com sua saúde. Mas se um garoto se esconder em um canto, seus olhos estão nublados e ele não leva comida - isole-o dos outros e leve-o imediatamente a um especialista para exame.
Importante! O coelho transpira pelas patas, de modo que uma sala excessivamente quente pode causar insolação, o que capaz de causar a morte. Proteger o animal da luz solar direta.
Para tomar leite, você precisa dar:
- Grama que promove a lactação: elecampane, salsa, endro, dente de leão, trevo, urtiga, junça.
- Legumes e frutas: cenoura, couve, maçã, melão.
- Cogumelos de alfafa, cevada e aveia.
- Os frutos das cinzas da montanha.
- Uma grande quantidade de água limpa comum.
- Hércules lasca-se em pequenas quantidades.
- Às vezes, eles recorrem a medicamentos - por exemplo, injetam ocitocina.
Cálculo de leite
Há um grande número de fórmulas com as quais você pode calcular a produção de leite. No entanto, o mais simples e mais comum é o seguinte:
M = (Peso2 - Peso1) x 2
Nele:
- M - coelho leite;
- Peso1 - o peso dos coelhos recém-nascidos;
- Peso2 - peso dos coelhos aos 21 dias;
- 2 - o coeficiente de tradução do ganho de peso de bebês em leite da mãe.
Você sabe O maior coelho do mundo é Amy, da cidade inglesa de Worcester. Suas dimensões são simplesmente impressionantes: o peso chega a 19 kg e o comprimento é de 1,2 metros. A maior ninhada dela era de 32 filhotes.
Em um exemplo vivo, será assim: por exemplo, em uma ninhada de uma fêmea nasceram 10 coelhos, que ela alimenta por até 20 dias. Uma massa típica de bebê é de 52 g (respectivamente, 10 bebês = 520 g). Após 20 dias, alcançará 340 g (10 indivíduos = 3400 g). Substitua os dados na fórmula e obtenha:
M = (3400 - 520) x 2 = 5760 g
Esse volume de leite foi desenvolvido por um coelho. Assim, em vinte dias deve começar a partir de 2000 e atingir no máximo 6400 g.Para calcular a produção diária e o retorno do leite, o resultado deve ser dividido em 20 dias. Acontece:
5760: 20 = 288 g
As fêmeas jovens e inexperientes têm um menor teor de leite que os adultos, pois ainda estão em estágio de crescimento. Durante a maturidade fisiológica, a lactação no segundo e terceiro períodos é mais alta, uma vez que a glândula mamária é desenvolvida ao máximo nesse período.
Possíveis problemas
Às vezes, um coelho completamente saudável tem problemas. Ela perdeu leite ou simplesmente não alimenta seus filhotes e até para de se alimentar. Todos esses fatores podem ocorrer por várias razões: a mulher apresentava um mau funcionamento hormonal, ela sofreu estresse em conexão com o primeiro nascimento e assim por diante. Vale a pena considerar as causas e soluções para esses problemas.
Desequilíbrio hormonal
Quando essa violação ocorre, a fêmea sofre uma falha bioquímica e entra em um estado de caça. Nesse estado, o animal pode dar à luz e jogar coelhos perto do ninho, e às vezes até começa a pisotear. Nesse caso, é necessário separar imediatamente a fêmea da prole e transplantá-la por várias horas para o macho para acasalar. Depois disso, seus hormônios se estabilizam e ela começa a cuidar de seus bebês recém-nascidos.
Você sabe Coelhos podem roncar durante o sono como pessoas.
Situação estressante
O parto causa estresse no animal. No início, você não deve incomodar a mãe, não é recomendável remover os coelhos, nem limpar a gaiola. Dê ao coelho um estado de descanso e em poucas horas a condição dela voltará ao normal. Você pode entender o comportamento violento dela, porque dessa maneira ela se preocupa com os filhos - durante esse período, mostra compreensão e cautela. Assim que os coelhos começarem a crescer, sua agressão desaparecerá.
Primeiro nascimento
Os coelhos que deram à luz pela primeira vez não sabem o que é a maternidade - portanto, esse instinto não aparece imediatamente. Para resolver esse problema, você precisa levar a mamãe para um lugar quente e confortável, depois deitá-la de costas e colocar os bebês nos mamilos.
Há momentos em que uma mulher morde filhotes, mas tudo isso acontece por causa de sua inexperiência. Ela pode acidentalmente morder ou coçar um bebê coelho durante o parto, ajudando-o a nascer. A próxima vez que isso não acontecerá novamente.
Após o parto, você precisa descobrir se há leite - para isso, pressione o mamilo com o dedo. A aparência de uma gota sugere que está tudo bem e não se preocupe. Se não houver leite, entre em contato com seu veterinário. Você pode tentar ajustar de forma independente o processo de lactação, para isso o coelho recebe o medicamento Oxitocina.
No entanto, se o leite não chegar em dois dias, os filhotes são colocados sob outra fêmea. Elas são colocadas no meio do ninho e cobertas com a penugem dessa segunda fêmea, para que ela não sinta o cheiro de outra pessoa e leve as crianças para si.
Portanto, alimentar a fêmea requer muita atenção do agricultor. Um dono atencioso, que quer ter uma prole saudável e numerosa, deve antes de tudo monitorar a nutrição do coelho. Ela é capaz de trazer não uma prole, mas muito mais. Portanto, é necessário não apenas preservar o recurso que possui, mas também preenchê-lo novamente.