Jardineiros que cultivam tomates em estufas podem experimentar cladosporiose. O artigo discutirá as causas e sinais de infecção do tomate, métodos de tratamento e prevenção, bem como recomendações sobre o cultivo de tomate em estufa.
O que é cladosporiose de tomate?
A cladosporiose, ou mancha marrom, é uma doença perigosa causada por fungos do gênero Cladosporium e que afeta as folhas de tomate. Mais frequentemente desta doença, o tomate em estufas ou estufas sofre. Não é fácil se livrar das manchas marrons, pois elas continuam existindo mesmo em condições de seca e com uma forte queda de temperatura por cerca de 10 meses.
Entre as principais causas de cladosporiose incluem:
- A localização natural de algumas variedades de tomate.
- Condições ambientais - os patógenos se desenvolvem a temperaturas acima de + 25 ° C e umidade acima de 80%.
- Maior possibilidade de infecção por tomates. Os agentes causadores desta doença são diferentes dos esporos fúngicos comuns, são chamados de conídios e se reproduzem assexuadamente. As manchas marrons se espalham na forma de poeira; portanto, equipamentos de trabalho, sapatos, roupas ou apenas uma rajada de vento podem ser uma fonte de dano.
Você sabe O líder mundial na produção de tomate é a China. O número de tomates cultivados no país é de cerca de 16% da produção global.
A Kladosporiose afeta primeiro a folhagem dos tomates com manchas marrons; no futuro, toda a planta pode morrer sem tratamento adequado.
Sinais de derrota
Um fator importante no sucesso do tratamento de arbustos de tomate afetados pelo fungo na estufa é a identificação oportuna desta doença.
Os primeiros sinais de cladosporiose são:
- o aparecimento de manchas marrom-acinzentadas por dentro e pequenas folhas verde-amareladas por fora durante o crescimento ativo e mudas de flores;
- retardo de crescimento fetal;
- folhas secas nos arbustos.
O segundo estágio da doença é caracterizado por uma interrupção do acesso ao caule e às raízes dos nutrientes, como resultado da desaceleração do crescimento dos arbustos.
No último estágio da doença, manchas marrons com tomate, ocorrem mudanças irreparáveis:
- mudança de cor dos frutos, adquirem um tom marrom;
- apodrecer o fundo das folhas;
- secagem e ondulação de folhas.
Características de tratamento
É possível tratar tomates com efeito de estufa a partir da cladosporiose, tanto com remédios populares quanto com agentes químicos ou biológicos. Nós falaremos mais sobre eles.
Produtos químicos
Eles diferem na ação rápida, são usados quando a doença afeta a maioria das plantas.
Para o tratamento, você pode usar essas ferramentas:Você sabe A maior estufa do Eden está localizada no Reino Unido. Sua área é de 22.000 m².
- Bravo ou Neotec. De acordo com as instruções, prepare uma solução para processar os arbustos. Após 14 dias, repita o tratamento para se livrar dos sobreviventes após o processamento inicial dos esporos.
- "Poliram". Dilua os grânulos em água de acordo com as instruções e trate os arbustos. A duração do medicamento é de 3 semanas, durante a estação de crescimento, você pode usá-lo não mais do que 3 vezes.
- Página inicial. Dissolva 40 g da solução em 10 l de água e trate os arbustos. O processamento dará à planta uma película protetora que a protege por cerca de 2 semanas.
Produtos biológicos
Não é tão perigoso quanto o químico, pois trabalha na superfície e não penetra nos frutos.
Entre as preparações biológicas para manchas marrons ajudarão:
- "Fitoflavina 300". É necessário diluir 20 ml do produto em 10 l de água e tratar os arbustos.
- Strobi. Fungicida, mas seguro para insetos e animais, portanto, não é tão prejudicial quanto outros produtos químicos. Dilua de acordo com as instruções e processe os tomates.
- Fitosporina. Agente microbiológico seguro. 2 g do medicamento são tomados por 10 l de água. A pulverização é realizada 1 vez em 2 semanas.
- "Pseudobacterina-2". Uma droga popular que luta contra doenças fúngicas dos vegetais. Dilua de acordo com as instruções e trate os arbustos.
Importante! Mesmo um arbusto afetado pela cladosporiose pode destruir todos os outros, portanto, é necessário remover as áreas doentes do tomate e, se necessário, todo o arbusto.
Métodos populares de luta
O tratamento de tomates com efeito de estufa para manchas marrons com remédios populares só é aceitável no estágio inicial da doença.
Ao identificar os sintomas iniciais da doença, é necessário aplicar um dos métodos de processamento de plantas:
- Cloreto de iodo. A penetração da solução no solo deve estar a uma profundidade de cerca de 10 cm. Diluir 40 gotas de iodo e 30 g de cloreto de potássio em 10 l de água.
- Usando soro de leite. Adicione 1 litro de soro a 10 litros de água.
- Tintura de alho. Em 10 l de água, adicione 30 gotas de iodo e 1 dente de alho.
- Solução de leite. Misture 500 ml de leite e 5 litros de água, adicione 15 gotas de iodo.
Medidas preventivas
Para minimizar o desenvolvimento de manchas marrons na estufa, é necessário realizar medidas preventivas. Os tomates precisam de cuidados e condições de desenvolvimento adequados.
Para fazer isso, você deve:
- fornecer umidade na estufa não superior a 70%;
- remover as possíveis causas de infecção: remover frutas podres, remover ervas daninhas, desinfetar o solo;
- garantir a temperatura na estufa +22 .. + 23 ° C;
- ventilar regularmente a estufa;
- aderir às regras de rotação de culturas;
- coloque as mudas na distância recomendada para que não ocorra espessamento. Com arbustos espessados, a derrota da doença ocorre mais rapidamente;
- cumpra o regime de rega recomendado.
Importante! Não é recomendável plantar tomates no mesmo solo por vários anos seguidos, isso leva ao acúmulo de patógenos no solo.
Tomates com efeito de estufa resistentes à cladosporiose
Ao escolher uma variedade de tomate para plantar em uma estufa, deve-se ter em mente que alguns deles são altamente resistentes à mancha marrom.
A cladosporiose praticamente não afeta essas variedades:
- Pink Paradise F1. Indeterminada, altura dos arbustos de até 2 m. Frutos de cor rosa com peso entre 125 e 135 g Os arbustos precisam de uma liga, cultivada em um, às vezes dois caules.
- Marissa F1. Indeterminados, os arbustos crescem até 1,8 m, então precisam de uma liga, também precisam ser enteados. Os frutos são vermelhos, levemente achatados, cada um pesando em média 150 g.
- Boneca Masha F1. Determinante, a altura do arbusto não ultrapassa os 80 cm, os frutos são redondos, de cor rosa, cada um pesando entre 200 e 250 g e os tomates podem transportar facilmente.
- Vezha. Variedade indeterminada, o arbusto atinge uma altura de 1,6-1,8 M. Os frutos são arredondados e achatados, vermelhos, pesam 80-120 g.
- Funtik F1. Refere-se a indeterminados, os arbustos atingem uma altura de até 1,5 M. Os frutos são nervurados, vermelhos, seu peso é de 130 a 200 g.
- Octopus F1. Uma variedade indeterminada, o arbusto pode crescer até 5 m, portanto, precisa de um apoio poderoso. Os frutos pesam em média 250 g.
Recomendações para o cultivo de tomates em estufa
Para obter um alto rendimento de tomate em estufa e minimizar o aparecimento de manchas marrons e outras doenças, é necessário seguir algumas recomendações:
- Prepare as camas de 5 a 7 dias antes de transplantar as mudas na estufa. Eles devem ter 60 a 90 cm de largura e 25 a 30 cm de altura, além de passagens entre as camas, cuja largura será de cerca de 70 cm.
- O solo deve ser argiloso ou argiloso, é necessário adicionar húmus, turfa e serragem em partes iguais. Em 1 m² de terreno, você precisa de 3 baldes da mistura.
- No momento do plantio de mudas, o solo deve estar aquecido e a altura dos arbustos deve atingir 30 a 35 cm. É melhor plantar mudas no início de maio.
- 2 semanas após o plantio, os tomates precisam ser alimentados. Para preparar o fertilizante, você precisa adicionar 1 colher de sopa de nitrofoska e 500 ml de verbasco líquido a 10 l de água.
- Regue os tomates uma vez a cada cinco dias. É necessário controlar a temperatura da água para irrigação, deve ser +20 ... + 22 ° C.