Com o alto nível de desenvolvimento das tecnologias modernas, poucas pessoas usam fogões arcaicos para aquecer estufas: elas são substituídas por novos dispositivos capazes de preparar o solo de maneira eficiente e econômica para o plantio de plantas e manter a temperatura desejada durante o processo de cultivo. O artigo se concentrará em uma dessas inovações técnicas - um cabo de aquecimento auto-regulável.
Benefícios do aquecimento do cabo
As vantagens dos cabos térmicos são óbvias tanto no uso quanto na ausência de necessidade de manutenção e na quantidade de colheita obtida com a ajuda deles. Para estufas medindo cerca de 4 × 12 metros, esta solução será ideal de qualquer ponto de vista.
Vantagens deste método de aquecimento:
- Rentabilidade. O baixo consumo de energia é fornecido regulando seu consumo por uma matriz semicondutora. Da mesma forma, o sistema está protegido contra superaquecimento.
- Segurança Água, matéria estranha no solo (galhos, detritos, etc.), cabos sobrepostos, contato acidental não desabilitarão o sistema e não terão nenhum efeito em humanos, animais e plantas.
- Conveniência da instalação. O arranjo dos elementos de aquecimento é realizado apenas uma vez, após o que eles só podem ser ligados / desligados, se necessário. A aparência da estufa não se deteriora - os refrigerantes estão escondidos com segurança no chão.
- Uso simultâneo sistemas múltiplos. Em uma sala, você pode cultivar plantas com diferentes requisitos de temperatura do solo. Para isso, são instalados cabos de aquecimento de várias seções e capacidades.
- aquecimento precoce ou contínuo do solo;
- a possibilidade de postura durante todo o ano e germinação de mudas;
- fornecer plantas com condições ideais de crescimento em qualquer clima fora da estufa;
- cultivo em clima frio de lavouras termofílicas;
- o período de maturação da colheita da mesma planta pode ser regulado em diferentes partes da sala;
- extensão de frutificação.
Você sabe A primeira estufa do mundo (mais precisamente, um jardim de inverno) foi criada em 1240 em Colônia pelo jardineiro Albert Mangus. No entanto, os líderes da Inquisição não apreciaram a beleza criada pelas mãos desse homem e o acusaram de bruxaria.
Tipos de cabos de aquecimento para estufas
Os cabos de aquecimento são resistivos ou auto-reguláveis. Resistive é muito mais barato, mas é aí que as vantagens terminam. A exposição igual direcionada do cabo resistivo ao solo com temperaturas inicialmente diferentes leva a superaquecimento ou aquecimento insuficiente.Cabo resistivo Os cabos auto-reguláveis são livres de tais inconvenientes, pois são capazes de medir o aquecimento da terra separadamente em cada seção. Apesar do alto custo (quase três vezes mais que o resistivo), eles rapidamente se pagam devido à distribuição do consumo de energia e à manutenção simples do sistema composto por eles.Cabo autorregulável Quanto aos elementos de aquecimento usados em dois sistemas diferentes para aquecimento de cabos da terra em uma estufa, um núcleo ativo (núcleo único ou multinúcleo) é usado em fios resistivos, quando a eletricidade passa através da qual o calor é liberado no solo circundante. Os cabos térmicos autorreguláveis consistem em dois condutores de carbono separados por um material semicondutor. O semicondutor, devido às suas características não lineares, altera a resistência dependendo da temperatura do solo em uma determinada área e emite um sinal para o aquecimento necessário.
Colocando o sistema de aquecimento por cabo
A lucratividade e a eficiência do aquecimento dependem diretamente da qualidade da colocação dos cabos.
Importante! O sistema e o solo precisam "curar" por algum tempo (1-2 dias), após o qual você pode começar a testar e plantar sementes ou mudas.
O sistema de aquecimento é instalado na seguinte ordem:
- Remova o solo a uma profundidade de cerca de 50 cm.
- Despeje uma camada de areia fina - 5 cm.
- Coloque uma camada de espuma (espuma ou outro material retentor de calor) - até 15 cm.
- Coloque uma junta de impermeabilização - um filme plástico denso.
- Despeje outra camada de areia - 5 cm.
- Coloque uma malha metálica soldada pré-fabricada com células pequenas, tratadas com agentes anticorrosivos.
- Passe o cabo em forma de cobra em incrementos de 20 cm Para a montagem, você precisará de braçadeiras de plástico, isolamento ou fita de montagem.
- Despeje e compacte a camada de areia - 5 cm.
- Cubra com uma malha de aço inoxidável ou plástico grosso com 1,5–2 mm de espessura.
- Coloque uma camada de terra fértil - até 40 cm.
- O sensor de controle de temperatura no tubo resistente à umidade deve estar localizado um metro acima do solo.
Recursos operacionais
Após superar as dificuldades de instalação do sistema, sua operação é muito simples. Quantos graus devem ser definidos em termostatos em diferentes áreas, o jardineiro decide dependendo dos requisitos da cultura que será cultivada lá. Se aquecer até a temperatura indicada, o sensor funcionará e a energia da linha será desligada. Quando o solo esfriar até o valor definido, o cabo auto-regulador começará novamente a aquecer o solo. Essa abordagem permite economizar uma quantidade significativa de eletricidade - até 30%.
O período de pico para usar o aquecimento na estufa sazonal é de março a maio. Durante as últimas semanas da primavera, o aquecimento é usado para proteger contra a geada noturna no solo. No outono, faz sentido ligar o sistema para que os vegetais, cujas frutas não tiveram tempo de amadurecer, ainda consigam terminar o mancal.
Importante! O aquecimento durante todo o ano deve ser cuidadosamente planejado com antecedência. Todas as nuances são importantes aqui - desde os caprichos das culturas plantadas até a necessidade de uma fonte de energia de reserva em caso de falta de energia repentina.
Possíveis problemas durante o uso
Ao usar o cabo térmico, podem surgir problemas - alguns deles podem desativar temporariamente o sistema de aquecimento ou prejudicar os seres vivos:
- Danos mecânicos. Uma malha feita de aço inoxidável ou plástico espesso, colocada ao colocar o cabo sob uma camada de solo fértil onde as culturas crescerão, ajudará a evitar danos ao componente transportador de corrente por ferramentas manuais de jardim ou tecnologia agrícola.
- Choque elétrico. Em caso de violação das regras de operação de qualquer instalação elétrica, uma pessoa pode ficar chocada - um cabo térmico não é uma exceção. Todos os elementos do sistema de aquecimento devem ser aterrados com segurança e protegidos de pessoas, crianças e animais não autorizados.
- Dispositivos com defeito ou todo o sistema. O cabo de aquecimento e seu sistema de controle podem falhar por várias razões - curto-circuito, quebra do controlador de temperatura ou sensor de temperatura, queda de tensão na rede de suprimento, etc.
Você sabe A maioria das estufas do mundo está na Holanda - 105 km², o que é quase proporcional ao território do Liechtenstein. Além disso, a maioria desses edifícios é coberta com vidro tradicional e não com policarbonato novo.
O uso de um cabo de aquecimento auto-regulável em uma estufa é uma excelente solução para o cultivo de plantas e a colheita sem muito aborrecimento - por muitos anos. É necessário apenas abordar com responsabilidade a instalação e aplicação desta solução técnica relativamente nova.