Entre o grande número e variedade de rosas, as rosas almiscaradas começaram a ocupar, lenta mas seguramente, posições de liderança, devido à sua beleza externa, versatilidade no uso, bem como ao cuidado pouco exigente delas.
Recursos da planta
A rosa almiscarada é uma planta ornamental originária da Índia e do sul da China. Suas características incluem: crescimento rápido, floração constante e o número de flores durante a próxima floração não diminui, mas, pelo contrário, aumenta. As flores são pequenas, com um aroma rico e forte, que lembra o cheiro de almíscar, florescem quase simultaneamente, arbustos luxuriantes atingindo tamanhos de até 2 m.
As flores formam grandes pincéis. O cheiro não é emitido pelas próprias pétalas, mas pelos estames das flores. A floração começa do topo e vai para o fundo. Recomenda-se plantá-las atrás do canteiro, porque o efeito é criado de longe e não próximo. Basicamente, as variedades são despretensiosas, bem toleram baixas temperaturas, imunes a doenças e pragas.
O ancestral da rosa almiscarada chamado Trier, foi um criador alemão do início do século XX, Peter Lambert. Mais tarde, seu trabalho foi continuado pelos criadores Thomas, cônjuges Bentall e o casal Pemberton.
Você sabe Variedades de rosas almiscaradas, criadas em nosso tempo, não exalam mais um cheiro almiscarado, mas, por exemplo, o cheiro de uma maçã ou banana.
Variedades principais
Abaixo estão as variedades mais comuns de rosas almiscaradas.
RahRah
É um arbusto coberto de flores brancas semi-duplas. Os botões são alongados, de cor creme, nas pernas estendidas. As inflorescências são grandes até 30 flores. Ramos de até 4 m. As folhas são verde escuro.
Cornelia
Possui arbustos de 1,6 a 1,7 m de tamanho, as flores são pequenas, duplas e florescem em grande número. Os botões de cor vermelha brilhante quando florescem se tornam rosa-damasco. Pétalas são onduladas. Escovas grandes, sem espinhos nos brotos.
Bailarina
É considerada uma das variedades mais populares de rosas almiscaradas. Floresce em pequenas flores simples, com um diâmetro de 3-5 cm, cor rosa claro, o centro é branco. Sob a influência do sol, a cor rosa desbota. Os arbustos se estendem até 1,5 M. Folhas com um brilho brilhante, não há espinhos nas hastes. A variedade floresce longa e abundantemente. Resistente ao gelo.
Mozart
As flores são brancas na base, emolduradas por uma larga borda rosa escura que embranquece ao sol. Inflorescências crescem grandes, cerca de 50 peças. Ramos com até 3 m de comprimento e folhetos pequenos. Os arbustos estão se espalhando e são poderosos.
Felicia
Arbustos grandes com até 2 m de tamanho e variedade resistente a doenças. Tem as maiores flores, floresce mais do que todas as espécies. Flores felpudas, pétalas são grandes, de cor creme na base, damasco rosa nas bordas. Nas hastes há espigas longas, as folhas são verde-escuras, brilhantes.
Buff beleza
Representa arbustos com brotos de até 2 m. Flores de diâmetro até 10 cm, felpo, laranja brilhante. As inflorescências se formam grandes e soltas. As folhas próximas ao caule são avermelhadas, verde escuro no final.
Parfait de buquê
Arbustos de até 1,5 m de altura e 1,3 m de diâmetro, criam inflorescências na forma de bolas densas. No centro da cor do leite, ao longo das bordas com uma borda rosa. Resistente a doenças.
Você sabe Na culinária francesa, há uma receita para fazer um porco frito com pétalas perfumadas de rosas almiscaradas na língua.
Neige dEte
Na forma de flores brancas em forma de xícara, estames amarelos no meio. A variedade tolera perfeitamente o gelo, as flores não se deterioram com a exposição à chuva.
Alden biesen
Forma inflorescências na forma de uma pirâmide com pequenas flores rosa. Após a floração, elas não caem, mas ficam verdes, dando a impressão de hortênsia. Adequado para criar composições na forma seca.
Bukavu
Arbustos de até 1,5 m Crie flores vermelhas simples com um centro branco, que florescem em abundância. As bordas das pétalas são onduladas. Não tema a chuva.
Dinky
Arbustos retos de até 1,2 m de tamanho.As flores são de cor rosa saturada, formam enormes pincéis. Eles toleram bem a chuva. As folhas são verde escuro, brilhante.
Havenley pink
A planta cresce em 1,4 m, formando um arbusto na vertical. As flores são fortes duplas, rosa pálido. Grandes pincéis em forma de pirâmides. Ele tolera geadas.
Schwerin
Difere do resto em arbustos poderosos com brotos que se espalham. As folhas são densas com um brilho brilhante. As flores são de até 5 cm, cor cereja saturada. Inflorescências são pequenas.
Moonlight
Grau forte o suficiente e resistente. As flores são rosa-damasco, os botões são amarelo-cobre. Em inflorescências de 4-6 peças. As folhas são grossas, brilhantes, verde escuro. Arbustos de até 2 m de tamanho.
Condições para o cultivo de rosas almiscaradas
As rosas almiscaradas são plantas despretensiosas, mas você ainda precisa prestar atenção a alguns recursos que surgem ao plantar mudas nos canteiros e cuidar dos arbustos estabelecidos.
Eles incluem:
- o lugar que você precisa escolher é ensolarado, pode ficar um pouco sombreado, mas em uma colina;
- Evite correntes de ar e ventos fortes, dos quais os brotos podem se romper.
Regras para o plantio de mudas de rosas
O plantio de mudas não exige muito esforço e consiste nas seguintes ações:
- mudas de rosas almiscaradas podem ser plantadas na primavera, verão ou outono, mas é melhor na estação quente, para que as plantas tenham tempo para criar raízes;
- é necessário cavar um buraco medindo 60 × 60 × 60 cm;
- adicione turfa (2 baldes), areia (1 balde), terra (3 baldes) ao fundo do poço;
- estabelecer um rebento no tubérculo formado, espalhando as raízes;
- despeje a água e encha-a com terra;
- também pode ser regada após o enterro da planta;
- zona raiz de cobertura morta;
- plantado a uma distância de 1,5–2 m de outras flores.
Importante! Na primavera e outono, as mudas são plantadas com um sistema de raiz aberta e, no verão — com fechado.
Que cuidados são necessários
Cuidar de rosas almiscaradas inclui as seguintes atividades:
- rega - deve ser regular. É necessário garantir que a terra ao redor do arbusto esteja levemente úmida, mas evite a estagnação da água, da qual o sistema radicular apodrecerá;
- afrouxamento - Após a rega, certifique-se de fornecer ar às raízes da planta e evitar o aparecimento de doenças fúngicas. Pode ser realizada em conjunto com o hilling, para que as rosas sejam melhor enraizadas;
- remoção de ervas daninhas - é parte integrante do tratamento de rosas musk. As ervas daninhas devem ser removidas permanentemente, pois podem ser uma fonte de doença e afetar adversamente o crescimento do próprio arbusto;
- cobertura superior - consiste no fato de que, após a poda fraca, os arbustos são fertilizados com nitrato de amônio (1 colher de sopa.colher por 10 litros de água), após 10 a 12 dias a mesma cobertura pode ser repetida, outros 10 a 12 dias antes do início da formação dos brotos, inserir o próximo fertilizante de nitrato de cálcio (1 colher de sopa. Colher por 10 l de água), novamente após 10 a 12 dias, fertilize com as preparações de Kemira ou Kristallin (1 colher de sopa. Colher por 10 l de água);
- poda - não deve ser forte. Com poda alta, as rosas começam a florescer mais cedo. Consiste na remoção de inflorescências de florescência, após as quais novos brotos com flores crescerão e a próxima floração será mais abundante que a anterior. Isso deve ser feito até setembro e depois deixado para formar frutos. Quando o arbusto atinge os 3 anos de idade, na primavera é necessário aparar os brotos antigos até a base, para que novos galhos apareçam. Este procedimento deve ser realizado anualmente para rejuvenescer o mato;
- preparação para o inverno - consiste em realizar o abate da zona radicular a uma altura de 25 a 30 cm. Em seguida, os galhos são dobrados para esse nível, a folhagem é removida, o arbusto é tratado com sulfato de ferro (300 g por 10 litros de água) e coberto com um filme ou galhos de coníferas.
Importante! A rosa almiscarada pode ser propagada usando estacas e curvas.
Combinação com outras plantas
As rosas almiscaradas podem ser plantadas isoladamente ou em composição com outras plantas, como gerânios, cereais, clematis, sálvia, com arbustos ornamentais: bérberis, relva, espíritos, etc. Combine cores ao seu gosto e gosto. A principal coisa a considerar é que essas flores formam grandes arbustos, então você precisa deixar espaço suficiente ao seu redor. Eles também ficam ótimos em segundo plano, na forma de uma cerca viva ou um arco de flores.
Dadas todas as vantagens acima dessas lindas flores, os proprietários de cabanas ou canteiros não se arrependerão da compra de rosas almiscaradas, que as deliciarão com uma exuberante e longa floração até o final do outono.