Os funcionários da iniciativa Rospotrebnadzor apresentaram uma proposta para consolidar uma nova definição na legislação russa.
Estamos falando do conceito de "qualidade dos produtos alimentícios", e deve-se notar que essa iniciativa interessou seriamente o primeiro-ministro da Federação Russa Dmitry Medvedev. Após analisar a proposta de Rospotrebnadzor, Medvedev instruiu as autoridades competentes a elaborar um projeto de lei apropriado.
Sabe-se que a criação deste projeto é supervisionada pelo Vice-Primeiro Ministro da Federação Russa Tatyana Golikova. Hoje, especialistas sugerem que o projeto de lei seja adotado em primeira leitura, já que a questão da qualidade da nutrição dos russos é hoje o mais aguda possível.Sabe-se que no momento o país está na fase inicial da implementação de um projeto estadual para melhorar a qualidade dos alimentos. O programa será implementado na íntegra até 2030. Nos próximos onze anos, especialistas elaborarão e implementarão estratégias para melhorar a qualidade dos produtos alimentícios implementados nos pregões da Rússia.
Quanto à introdução de um novo conceito na legislação, os funcionários da Rospotrebnadzor propõem entender o termo "produto alimentar de alta qualidade" como uma provisão saudável, que pode se tornar parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada de cidadãos russos de diferentes idades e status social.Ao avaliar a qualidade dos alimentos, os especialistas contarão com os indicadores que os próprios consumidores de diferentes grupos-alvo nomearão.