O pulgão é a principal praga do repolho, independentemente da variedade de plantas, que é muito suscetível a esse parasita. Todos os anos, jardineiros e agricultores são forçados a fazer muitos esforços para combater esses pequenos insetos. Como lidar com pulgões, discutido neste artigo.
Descrição de pragas
O pulgão é um pequeno inseto sugador que afeta muitas culturas, mas é especialmente parcial para o repolho. Os indivíduos adultos têm até 2 mm de tamanho e são pretos, cinza ou verde escuro. Eles são capazes de comer garfos em desenvolvimento em poucos dias.
A fêmea deposita muitos ovos nas ervas daninhas no final de setembro, dos quais as larvas de rápido crescimento eclodem na primavera. No meio do verão, os adultos criam asas e podem danificar grandes áreas das plantações.
Importante! De tempos em tempos (por exemplo, semanalmente) é necessário inspecionar as plantas no jardim ou no campo. Isso ajudará a detectar pragas a tempo e evitar a sua propagação.
Esses insetos se depositam na parte inferior das folhas e, durante muito tempo, até o aparecimento de sintomas dolorosos na planta, podem passar despercebidos. Além disso, na primeira metade do verão, apenas nascem fêmeas e, após meados de julho, nascem machos, fertilizando as fêmeas para a criação de filhotes na próxima primavera.
Sinais do aparecimento de pulgões
Os sinais da aparência da praga são as seguintes alterações na aparência do repolho:
- as folhas ficam pálidas e quebradiças;
- a carne entre as veias fica seca, amarela e fumegante;
- o mato fica para trás no desenvolvimento;
- a superfície da planta fica pegajosa;
- nos estágios posteriores da lesão, as folhas ficam sem forma, torcidas, sem vida.
Outro sinal interessante de assentamento de pulgões nas folhas de couve é o aparecimento de formigas negras correndo para frente e para trás.
Por que o pulgão aparece no repolho
O repolho para pulgões é um “lar nativo”, pois o parasita nasce e se desenvolve nesse vegetal, após o qual ataca as plantas circundantes. Mas para pôr ovos, os insetos retornam ao repolho. Isso se deve ao fato de as folhas da planta serem suculentas, saborosas e conterem muitas substâncias úteis não apenas para os seres humanos, mas também para os insetos que parasitam.
Você sabe O ciclo de vida do pulgão é passageiro - durante a estação quente, ele pode mudar 20–30 gerações de parasitas.
O que fazer e como processar o repolho em casa
Por muitos anos, as pessoas lutam contra pragas de culturas domésticas, incluindo pulgões. Como se livrar dele é determinado por químicos, naturalistas e jardineiros comuns por tentativa e erro.
Produtos químicos
Grandes plantações ou hortas fortemente parasitadas são tratadas com produtos químicos industriais. Existem vários inseticidas adequados para combater os pulgões: Fitoverm, Iskra, Aktara, Karbofos e outros.
Todos esses medicamentos têm um mecanismo e duração semelhantes: adultos e larvas morrem durante as primeiras horas dos produtos químicos. O efeito da composição no mato dura cerca de 20 dias, após os quais colônias de parasitas podem aparecer de insetos "voadores".
Ao usar inseticidas, você deve ler atentamente as instruções e cumprir com seus requisitos. A pulverização, criação ou mistura são realizadas em equipamentos de proteção individual - luvas, máscara, respirador.
Um enorme menos de preparações químicas é seu possível efeito em transeuntes, animais ou insetos benéficos.
Remédios populares
Métodos populares de combate aos pulgões no repolho têm sido desenvolvidos há séculos. E se o dano causado por esses insetos no local não for global, antes de aplicar uma química poderosa, vale a pena tentar os métodos antigos.
Você pode aplicar as seguintes ferramentas:
- Solução de sabão. É usado tanto na prevenção quanto no controle de insetos no estágio inicial de danos às plantas. Uma solução forte de sabonete ou alcatrão lavou lençóis e caules.
- Cinzas com tabaco. 200 g de ingredientes são bem misturados e infundidos em um balde de água. A solução é regada com folhas de couve.
- Infusão de cinzas de sabão. 200 g de cinza são despejados em 2-3 litros de água com sabão, o líquido é misturado e os arbustos são regados.
- Solução de cebola e alho. Uma cabeça de alho e duas cebolas são picadas e fervidas em 1 litro de água. 10 litros de água são adicionados ao líquido resultante e pulverizados sobre o repolho.
- Vinagre. Dilua ao meio com água e pulverize as plantas com este líquido.
- Vodka. Uma bebida a 40 ° é usada para pulverizar arbustos adultos, mas para proteger o repolho jovem, é melhor diluir a vodka ao meio com água.
- Soro de leite. 1-1,5 l de soro de leite é derramado com um balde de água. Essa solução é pulverizada com folhas, caules e terra perto do arbusto.
Importante! Não é necessário aplicar o mesmo método de ano para ano, já que os insetos podem se acostumar e se adaptar a ele, portanto, é melhor alternar vários tipos diferentes de processamento durante a temporada e alterar seus componentes e sequência no próximo ano.
Produtos biológicos
Uma maneira interessante e ecológica de destruir os parasitas é usar inimigos naturais contra eles. Todo mundo sabe desde a infância que um inseto tão bonito como uma joaninha come pulgões com prazer.
Mas para que não fossem "sóis" acidentalmente chegados, eles precisam equipar um lugar para morar no local. Pode ser uma prancha, um graveto ou um tronco deitado no chão.
O onipresente chapim também gosta de comer pragas de repolho. Você pode atrair mais desses pássaros úteis para o seu site com a ajuda de alimentadores pendurados no perímetro. A alimentação de aves estará localizada perto da plantação e ajudará no combate às pragas.
Medidas preventivas
Medidas preventivas são medidas simples. Muitas vezes, o mesmo procedimento ajuda a repelir não apenas os pulgões, mas também outros parasitas. A maneira mais fácil de neutralizar o parasita imediatamente após seu aparecimento. Como mostra a prática, você pode remover insetos com as mãos e, melhor ainda, esmagá-los nas folhas.Os procedimentos a seguir são utilizados para impedir a invasão de insetos nocivos:
- inspeção visual - realizada o mais rápido possível, é dada atenção especial às partes inferiores das folhas acima do solo;
- o tratamento com uma solução com sabão pode não ser realizado para o tratamento, mas para deter pragas;
- branquear os troncos das árvores circundantes com cal, para que não se tornem um paraíso para os parasitas;
- queima de ervas daninhas nos lugares de suas ervas daninhas e não carrega por todo o jardim;
- conformidade com a rotação correta das culturas - um ano antes de plantar repolho no local, você pode cultivar verduras, raízes ou legumes;
- rega moderada - não é necessário umedecer demais o solo ao redor das plantas.
Você sabe Os pulgões secretam um líquido adocicado - “orvalho de mel”, que é um deleite para algumas espécies de formigas. Eles trazem a pulga para o formigueiro, alimentam-na com verduras e acariciam o abdômen com suas antenas ou patas, após o que o pulgão libera o líquido desejado pelas formigas.
A luta contra os pulgões no repolho é um processo bastante complicado, mesmo com o uso de meios modernos. Portanto, nesse caso, é melhor mostrar atenção excessiva às plantações para evitar a derrota por insetos nocivos.