Os produtores de sementes de algodão querem que o governo anuncie imediatamente o preço revisado das sementes de algodão BT, para que não haja escassez de Punjab e Haryana, onde a estação de plantio começa em duas semanas.
Os produtores de sementes desejam aumentar o preço das sementes em 10% devido ao aumento dos custos.
"Para garantir a disponibilidade de sementes de algodão aos agricultores a preços justos, razoáveis e acessíveis e reduzir o custo de preços exorbitantes, somos obrigados a tomar essas medidas", disse ele em "Lok Sabha".
A cada ano, o governo define o preço do algodão da BT, levando em consideração o valor do atributo, o custo das sementes, as margens comerciais e outros fatores. Em 2019, o preço das sementes de algodão Bollgard-II (BG-II) foi fixado em 9,77 dólares por saco de 450 g, incluindo US $ 0,27 por etiqueta de qualidade.
As sementes de algodão são usadas na preparação de manteiga e farinha.
A Associação Nacional de Sementes da Índia (NSAI) e a Federação de Sementes da Índia (FSII) anunciaram que estão aguardando uma notificação oficial do governo sobre o cancelamento da taxa de identificação e novos preços para a safra de algodão 2020-2021.
“A Monsanto reivindica direitos de patente para sementes de algodão Bt. Após a expiração da patente, o governo é obrigado a não levar em consideração nenhum recurso. Em nosso escritório do governo, pedimos para aumentar o preço da semeadura de US $ 9,5 para US $ 10,44 por pacote de 450 gramas ”, disse o presidente da NSAI, M. Prabhakar Rao.
Enquanto isso, Ram Kaundinha, CEO da FSII, disse que os preços das sementes devem incluir o custo da característica, e o custo das sementes deve aumentar em 10%, para US $ 10,74 por pacote de 450 g, para compensar o custo da semeadura.
- Escrevemos anteriormente que, nos EUA, as sementes de algodão eram reconhecidas como um produto alimentar GM.
- A Adidas avançou no ranking e se tornou líder mundial no fornecimento de algodão verde. Ocupando o sexto lugar no ranking do ano passado, a empresa de roupas atualmente recebe 100% de seu algodão de fontes sustentáveis e lidera a classificação de algodão de 2020, que mostra as marcas mais famosas que usam algodão sustentável. Ikea e H&M Group ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
- Na quinta-feira, 20 de junho, os membros da Shetakari Sanghtana, uma organização agrícola, plantaram uma variedade de algodão resistente ao herbicida (NT) proibida na Índia como um ato de desobediência civil em Maharashtra.