Na Ucrânia, começou a temporada de vegetais do "conjunto de beterraba" de cultivo em 2019. Hoje, nos mercados atacadistas ucranianos, existem todas as posições da nova safra, exceto as cenouras.
Enquanto os "velhos" vegetais continuam a crescer em preço, a produção de uma nova safra está constantemente se tornando mais barata. De acordo com analistas da Info-Shuvar, apenas na última semana de abril, as beterrabas na Ucrânia caíram 14%, as cebolas caíram 7%, as batatas precoces ficaram mais baratas em quase 40% e o repolho caiu mais de 2 vezes.
A oferta do “borsch” inicial é composta por produtos nacionais e importados. Enquanto o mercado local de repolho ocupava quase completamente o produtor local, o mercado de cebolas precoces pertence a produtos importados do Egito e do Uzbequistão.Na estrutura do mercado inicial de batatas, 20% pertence ao produtor ucraniano. As entregas de importação de vegetais vêm do Egito e do Azerbaijão. Quanto às beterrabas, existem cerca de 60% dos produtos dos produtores locais. As beterrabas restantes vêm para a Ucrânia principalmente do Uzbequistão.
Comparado com o ano passado, o preço do repolho precoce caiu quase duas vezes e as batatas ucranianas caíram 1,5 vezes. Os preços das beterrabas ainda estão no mesmo nível de um ano atrás.