Ao cultivar pimentos doces em uma estufa, os agricultores geralmente encontram ataques de pragas que podem reduzir significativamente o rendimento das culturas. Para salvar a colheita, é necessário observar o aparecimento de insetos em tempo hábil e iniciar uma luta imediata contra eles. No artigo, consideramos uma descrição das principais pragas de pimenta em casa de vegetação, sinais de sua aparência e métodos de controle, bem como as medidas preventivas necessárias.
As regras básicas do cultivo de pimenta em uma estufa
Na estufa, você pode definir o nível de temperatura e umidade dos arbustos de pimentão nos quais o rendimento da planta será máximo.
Ao cultivar pimenta em uma estufa, você precisa seguir algumas regras:Você sabe Apenas 40 g de pimentão contém a necessidade humana diária de vitamina C.
- Antes de plantar pimentas, a camada de solo antiga é removida e substituída por solo fresco e fértil. Pode ser tomada no local do local onde no ano passado foram cultivadas abobrinha, cebola, repolho ou cenoura.
- Enriqueça o solo na estufa com nutrientes aplicando fertilizantes contendo nitrogênio, potássio, fósforo e orgânicos.
- As mudas de pimenta são transplantadas para a estufa depois que as mudas crescem até 25 cm e 6-7 pares de folhas se formam sobre elas.
- No momento do transplante, a temperatura do solo na estufa deve ser de pelo menos + 15 ° C.
- As datas dos transplantes dependem da região de cultivo e geralmente caem na segunda quinzena de maio. Para uma estufa aquecida, é permitido plantar mudas no final de março ou início de abril.
- O transplante de mudas é realizado à noite. Os arbustos de pimenta são colocados de acordo com o esquema de plantio recomendado, deixando uma distância de 15 a 35 cm entre eles (dependendo da variedade).
- Após o transplante dos brotos, a terra ao seu redor é levemente compactada e coberta de húmus.
- Para o crescimento, você precisa fornecer às plantas um bom acesso à luz solar. Se as paredes da estufa forem feitas de um filme transparente, recomenda-se que as mudas sejam protegidas da luz solar direta.
- A temperatura do ar na sala deve ser mantida em pelo menos + 23 ° C, mas não mais que + 30 ° C, para evitar mudanças bruscas de temperatura.
- Os arbustos de pimenta são regados regularmente com água morna sob a raiz, à medida que o solo seca. A frequência de rega é de 1-2 vezes por semana.
- Para melhorar a permeabilidade ao ar do solo, gaste seu afrouxamento.
- O nível de umidade na estufa deve ser de 70 a 75%. É necessário realizar uma ventilação regular da estufa para evitar a estagnação do ar, mas para evitar o aparecimento de um calado.
- Para proteger as ervas daninhas, os canteiros com pimenta são cobertos com uma camada de serragem ou composto.
- Os fertilizantes orgânicos são aplicados durante o período de floração das plantas e durante o amadurecimento dos frutos com um intervalo de 2 semanas. Os arbustos precisam ser alimentados com um fertilizante mineral complexo contendo potássio e superfosfato uma vez por mês.
- Se a variedade de pimenta é média-alta ou alta, eles formam arbustos beliscando os brotos laterais, removendo enteados e folhas de poda.
- Se as plantas forem altas, você precisará instalar uma treliça ou qualquer suporte vertical. Um arbusto é amarrado a ele para que não caia de lado sob o peso da fruta e mantenha seu equilíbrio.
- A colheita pode começar em meados de julho e continuar até setembro. Ao mesmo tempo, os frutos maduros devem ser cuidadosamente cortados com tesouras de podar junto com o pedúnculo. Este procedimento é realizado toda semana.
Pragas de pimenta em uma estufa
Às vezes, os arbustos de pimenta na estufa começam a murchar e parar de crescer. Isso pode levar à perda de culturas, portanto, você precisa determinar corretamente a causa do problema e tomar medidas para eliminá-lo. A razão para a deterioração da aparência das plantas pode ser não apenas um cuidado inadequado, mas também o aparecimento de pragas que comem folhas e frutas.
A seguir, consideramos as características e os sinais do aparecimento de várias pragas de pimenta na estufa.Importante! Para iniciar o tratamento de arbustos de pimenta, você precisa determinar qual inseto ou lagarta em particular atacou a planta e escolher os métodos corretos de controle de pragas.
Lesmas nuas
Essas pragas podem não parecer muito perigosas para os pimentões, pois têm mandíbulas fracas e se movem lentamente. Porém, devido à sua gula, as lesmas podem causar sérios danos à colheita.
Considere sua descrição com mais detalhes:
- As lesmas têm um tronco alongado e macio de até 6 cm de comprimento e sua cor pode ser marrom clara ou escura.
- As pragas deixam para trás um muco viscoso transparente que forma uma fina camada nas folhas de pimenta e provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas.
- Lesmas comem folhas e frutos de arbustos de pimenta. Aparecem nas plantas principalmente à noite e durante o dia dormem nas camadas superiores do solo.
Os seguintes sinais indicam o aparecimento de lesmas na estufa:
- revestimento escorregadio transparente nas folhas e caule;
- orifícios redondos na parte central da folha e nos frutos;
- apodrecimento de pimenta;
- a presença de lesmas no solo rachaduras perto de plantas.
Escudo
O inseto é uma praga perigosa da planta e pode prejudicar não apenas a massa verde do mato, mas também os frutos.
Considere suas características em mais detalhes:
- A bainha é muito pequena, o diâmetro do seu corpo redondo é de cerca de 2 mm. No topo do corpo do inseto é coberto com um escudo protetor de cor marrom com uma pequena camada de revestimento de cera.
- As larvas espalham-se rapidamente sobre as folhas e cobrem a superfície da planta com placas redondas escuras.
- A sarna não apenas aspira os sucos das folhas, mas também os cobre com um revestimento pegajoso (almofada), que serve como um ambiente favorável para a propagação de esporos de fungos.
- o aparecimento de pequenos crescimentos amarelos ou marrons nas folhas e frutos;
- parar o crescimento e desenvolvimento do mato;
- revestimento pegajoso na superfície da chapa;
- amarelecimento, torção e queda de folhas.
Você sabe Os insetos da escala feminina são os únicos que se deslocam gradualmente para um estilo de vida fixo e se alimentam continuamente.
Mosca branca
A borboleta tem uma aparência brilhante, mas se esconde bem no interior da folha. Para perceber a praga a tempo, você precisa conhecer a descrição de sua aparência.
Vamos considerar com mais detalhes:
- A mosca branca tem um corpo amarelo claro com cerca de 5 mm de comprimento e asas cobertas com placa branca - visualmente se assemelha a farinha fina.
- As larvas de insetos são pintadas em uma cor transparente e se assemelham a pequenos crescimentos localizados na superfície inferior das folhas.
- Como resultado da atividade vital da lagarta, uma substância pegajosa (almofada) especial contendo esporos de fungos é secretada. Eles são os agentes causadores de várias doenças fúngicas das plantas (oídio, podridão cinzenta, etc.).
Os sinais do aparecimento de moscas-brancas nas plantas são os seguintes:
- ao sacudir os galhos de um arbusto, um enxame de pequenos insetos brancos decola das folhas;
- revestimento pegajoso na superfície inferior da folha;
- amarelecimento da massa verde da planta, acompanhada de sua murcha;
- as folhas ficam pretas e caem.
Pulgões
Essas pragas não apenas comem folhas verdes e brotos de pimenta na estufa, mas também atraem formigas para as camas. A colônia de afídeos é capaz de destruir rapidamente todas as plantas, além de provocar sua infecção por várias infecções fúngicas.
As principais características da praga são apresentadas abaixo:
- O comprimento do corpo dos pulgões não excede 0,7 mm. Os insetos são pintados na cor verde claro e sugam sucos das folhas usando uma tromba alongada.
- Como resultado de sua vida, os insetos deixam um revestimento pegajoso nas folhas, que pode servir como fonte de fungos patogênicos.
- A praga morde todas as folhas do arbusto, deixando um "esqueleto" nu delas. Após esse dano, a planta não se recupera.
O aparecimento de pulgões nos arbustos de pimenta é evidenciado por esses sinais:
- pequenos grupos de pequenos insetos verdes na superfície da folha;
- revestimento pegajoso transparente nas folhas;
- a presença de formigas no caule ou ao redor dele;
- bordas roídas da chapa;
- amarelecimento e torção de folhas;
- retardando o crescimento do arbusto, torcendo o topo;
- secagem de inflorescências e deformação do fruto.
Importante! As formigas também podem prejudicar os arbustos de pimenta, mas deixam o local por conta própria depois que todos os pulgões da planta morrem.
Ácaro aranha
Esta praga se alimenta de sucos de plantas e pode destruir rapidamente a parte verde dos arbustos. Como resultado disso, os frutos formados não poderão amadurecer e a colheita de pimentão será perdida.
Considere a descrição do ácaro:
- O inseto é pequeno aracnídeo, o comprimento do seu corpo não excede 0,5 mm. A princípio, o corpo da praga é translúcido, mas depois fica vermelho ou laranja.
- O ácaro prende-se à superfície interna das folhas e suga o suco delas. Ele passa de uma planta infectada para uma saudável através da água, solo e ferramentas de jardim.
- O inseto é uma teia fina que cobre todas as partes da planta.
Os sinais do aparecimento de um ácaro em arbustos de pimenta em uma estufa são:
- teia de aranha no interior da folha;
- pequenos buracos nas folhas;
- queda de inflorescências e ovários;
- amarelecimento e murcha de massa verde.
Wireworm
Esta praga é especialmente perigosa, pois atua exclusivamente no subsolo e pode destruir rapidamente uma planta. Se a minhoca danificar fortemente a parte subterrânea do mato, não será possível salvar a colheita.
Considere as características da praga em mais detalhes:
- A minhoca é a larva de um quebra-nozes, que deposita ovos no solo na primeira metade do verão. O corpo da lagarta é pintado de marrom escuro e tem uma superfície dura. O comprimento de um verme adulto é de até 5 cm.
- A larva vive exclusivamente no solo e se alimenta das raízes dos arbustos e de brotos jovens de pimenta. Pode sobreviver ao inverno frio e permanecer viável por 5 anos.
- A lagarta danifica inflorescências e frutos jovens, fazendo com que caiam ou apodreçam.
Os seguintes sintomas indicam o aparecimento de um verme em uma estufa:
- a presença de larvas marrons na superfície inferior do caule e nas camadas superiores do solo;
- amarelecimento e murcha de folhas;
- crescimento lento do mato;
- queda de inflorescências, deterioração de frutas.
Scoop
Esta praga se distingue por uma aparência discreta e o pico de sua atividade cai à noite. Lagartas de colheres podem causar danos irreparáveis aos arbustos de pimenta e reduzir a produtividade.
Considere as principais características da praga:Você sabe Um dos maiores insetos é a colher de agrippin. A envergadura pode atingir 31 cm.
- As borboletas são pequenas, têm uma cor marrom escura. Sua envergadura é de cerca de 5 mm. Em cada asa, você pode ver uma linha ondulada de cor cinza claro e pequenos pontos redondos com uma borda branca.
- A lagarta da colher é verde. Uma linha verde se estende por todo o corpo e linhas transversais são visíveis nas costas.
- Lagartas eclodem no verão e começam a comer folhas de arbustos e frutos de pimenta. As pragas agem à noite e, durante o dia, se escondem nas camadas superiores do solo.
Os sinais do aparecimento de conchas nos arbustos das plantas incluem:
- bordas roídas das folhas, danos menores aos frutos;
- amarelecimento e murcha da massa verde do mato;
- retardando o crescimento das plantas.
Tripes
Visualmente, os tripes são um pouco como pequenos gafanhotos, por isso pode ser difícil notar sua aparência em arbustos de pimenta em uma estufa.
Considere a descrição dessas pragas em mais detalhes:
- O corpo dos tripes é translúcido ou marrom escuro, tem uma forma oblonga e pode atingir um comprimento de 1,5 mm. O abdômen dos insetos é listrado e a cabeça tem uma forma cilíndrica levemente inclinada. Nas bordas das asas existem pequenos pêlos que lembram uma franja.
- Os tripes passam de uma planta para outra, espalhando-se rapidamente por todo o local.
- Larvas e adultos sugam o suco das folhas da planta, o que provoca o murchamento da massa verde e a morte de toda a safra. As pragas também são portadoras de várias doenças.
Sinais de tripes em arbustos de pimenta são:
- a aparência na superfície das folhas de pequenas manchas ou listras amareladas;
- ao agitar os galhos do mato, os insetos se exibem sob a forma de pequenas partículas de poeira oblongas;
- as folhas de pimenta ficam amarelas e morrem.
Besouro de batata do Colorado
Uma característica da praga é que ela desenvolve rapidamente imunidade a venenos, por isso é muito difícil destruí-la completamente.
As principais características do besouro da batata do Colorado estão listadas abaixo:
- Os insetos têm um tronco com cerca de 1,2 cm de comprimento, coberto por uma carapaça listrada em preto e branco no topo. O cefalotórax é amarelo, coberto de pontos pretos.
- Os ovos do inseto têm uma cor amarela brilhante, dispostos em pilhas. As larvas atingem um comprimento de 1,5 cm, pintado de marrom ou rosado.
- Os insetos toleram bem o inverno e não são um alimento atraente para pássaros. As folhas de pimenta são comidas pelas larvas e pelos besouros.
Os seguintes sinais indicam o aparecimento de uma praga nos arbustos de pimenta:
- a presença de insetos no caule e folhas, bem como no chão ao redor da planta;
- o aparecimento de garras de ovos amarelas na superfície inferior da folha;
- folhas e brotos de um arbusto mordiscavam as bordas;
- a presença na planta de larvas cor de rosa comendo folhas.
Importante! Apenas um besouro fêmea da batata do Colorado por estação pode colocar até 1000 ovos pequenos.
Medvedka
Esta praga é relativamente grande e parece intimidadora. Além da pimenta, o urso pode comer outros vegetais e até minhocas.
Considere a descrição da praga:
- O torso do urso tem cerca de 8 cm de comprimento e o cefalotórax é coberto por uma forte carapaça escura. As asas têm uma forma oblonga e na frente estão cavando membros. A cauda é bifurcada.
- O inseto vive no subsolo, rompendo longas passagens estreitas.
- Medvedka sabe voar, move-se rapidamente no subsolo e nada bem. Ele pode se mover rapidamente pelo local, causando partes dificilmente subterrâneas dos arbustos de pimenta.
Apesar de seu tamanho grande, é difícil notar o aparecimento de um urso perto de arbustos de pimenta, pois danifica apenas sua parte subterrânea. As pragas só podem ser detectadas pelas passagens estreitas características no solo que levam de uma planta para outra.
Grub
Essas pragas vivem na camada superior do solo por 3-4 anos e toleram com sucesso até invernos frios.
Considere as principais características das larvas da cartilagem:
- As larvas têm um corpo branco espesso torcido em um anel com listras transversais. Existem 3 pares de pernas marrons escuras.
- A longevidade das lagartas é de 3-4 anos; elas invernam no solo a uma profundidade de 1-2 m. A gula de pragas aumenta com a idade.
- Na estação quente, as lagartas vivem entre 10 e 20 cm de profundidade e comem raízes de plantas. Eles adoram especialmente mudas jovens, mas geralmente comem arbustos adultos de pimentão.
Sinais de danos nos arbustos de pimenta com as larvas do besouro de maio são:
- a presença de lagartas brancas nas camadas superiores do solo;
- amarelecimento e murcha da massa verde do mato;
- parar o crescimento e desenvolvimento da planta;
- enfraquecimento do sistema radicular - o arbusto é facilmente retirado do solo.
Você sabe De acordo com as leis da aerodinâmica, o inseto de maio não deve voar, pois sua massa corporal é muito grande em comparação com as asas.
O que fazer e como processar a pimenta?
Dependendo da praga estabelecida no arbusto de pimenta, escolha o tratamento apropriado. Se o número de insetos for pequeno, tente lidar com eles usando remédios populares. No caso de muitas pragas ou a área de infecção ser grande, é recomendável o uso de produtos químicos.
Para se livrar das moscas brancas em uma estufa, você pode executar as seguintes ações:
- lave as pragas das folhas de pimenta com água, limpe as folhas com uma solução com sabão;
- tratar a sala com fumaça de correntes de enxofre;
- polvilhe pimenta com infusão de alho diluído em água.Para prepará-lo, você precisa insistir em 0,5 litros de água com uma cabeça de alho picada por uma semana, diluir o produto com água antes do uso (serão necessários 5 g de infusão por 1 litro de água);
- se necessário, use produtos químicos (Confidor, Mospilan).
Para lidar com sucesso com o besouro da batata do Colorado, é recomendável usar os seguintes métodos:
- com um pequeno número de pragas, colete-as manualmente e destrua-as;
- para tratar os arbustos com uma solução aquosa de absinto e cinzas. Para prepará-lo, você precisa derramar 10 litros de água fervente, 200 g de folhas de absinto e um copo de cinza. O remédio deve ser insistido por 2-3 horas;
- realize o tratamento químico da pimenta com a ajuda de preparações especiais ("Bitoxibacilina", "Regent 800").
Você pode se livrar de um urso em uma estufa usando as seguintes ações:
- coloque perto das armadilhas de pimenta, consistindo de uma pequena lâmpada e um recipiente com querosene - o urso voará para a luz e depois de bater a lâmpada cairá em querosene;
- no período entre o final de maio e o início de junho, inspecione o solo ao redor da pimenta. Se forem encontrados ovos ou larvas do urso, colete-os manualmente e destrua-os;
- processar as passagens subterrâneas da praga com uma solução de sabão (para 10 litros de água serão necessários 200 g de sabão). Nesse caso, o solo é impregnado a uma profundidade de cerca de 8 a 10 cm;
- o uso de preparações especiais para o cultivo do solo em torno de pimentas (Grizzlies, Phenaxin Plus).
Contra um ácaro realizam tais ações:Importante! Ao usar produtos químicos contra pragas, você deve seguir rigorosamente as instruções indicadas na embalagem.
- isolar todos os arbustos de pimenta doentes;
- despeje as plantas com uma solução aquosa quente de querosene e sabão em pó (10 g de água serão necessários 2 g de querosene e 40 g de sabão);
- use uma solução aquosa de tabaco e sabão em pó para o tratamento das folhas. Para prepará-lo, despeje 400 g de tabaco com 10 l de água e deixe fermentar por um dia. Em seguida, ferva a infusão resultante por 2 horas, esfrie a mistura e adicione 50 g de sabão e outros 10 l de água;
- pulverize os arbustos com preparações especiais contra pragas (Fitoverm, Inta-Vir).
Para combater lesmas nuas, esses métodos são usados:
- embrulhe arbustos de pimenta com um filme para que as lesmas subam por baixo dela à noite e durante o dia morram devido ao calor extremo;
- inspecione o solo ao redor dos arbustos e, se forem detectadas pragas, colete-as manualmente;
- regar os recessos do solo com lesmas com água quente (cerca de + 50 ° C);
- despeje uma camada de limão na terra úmida entre as plantas - caindo sobre o corpo da lesma, a cal queima e a praga morre;
- aplique produtos químicos especiais (Trovoada, Meta, Ferramol).
Para salvar a colheita de pimenta da invasão de colheres, eles realizam as seguintes ações:
- coletar lagartas manualmente no escuro;
- eles usam armadilhas caseiras de borboleta - para criar, você precisa cortar uma garrafa de plástico, encher com geléia fermentada até um terço da altura e pendurá-la a uma distância de 1 m acima do solo;
- aplique produtos químicos ("Decis", "Arrivo").
Para combater os pulgões, esses meios são usados:
- atrair joaninhas e rabos duplos (perucas) para dentro da estufa, comer pulgões - para isso, coentro, sementes de cominho ou endro podem ser plantados perto dos arbustos;
- processar arbustos com uma solução aquosa de cinzas, tabaco e sabão. Para preparar o produto, você precisa misturar 10 litros de água quente com um copo de tabaco e a mesma quantidade de cinza. Após a infusão da mistura por um dia, adicione 25 g de sabão líquido e filtre a solução final;
- pulverizar plantas com uma solução à base de alho e sabão. Para cozinhá-lo, você precisa derramar 250 g de alho picado 2 litros de água fervente e deixar a mistura em infusão por 24 horas. Adicione 20 g de sabão em pó, coe o produto e misture com 8 l de água. Antes do uso, a infusão resultante é misturada com água na proporção de 1: 5;
- aplicar agentes de controle químico (Fitoverm, Karbofos).
Para salvar os arbustos de pimenta na estufa da invasão de tripes, execute essas ações:Você sabe A pimenta contém o hormônio da alegria, que ajuda a combater a depressão e melhora o bem-estar.
- se forem encontrados insetos ou larvas, lave-os da superfície da planta com um fluxo de água de uma mangueira;
- pulverize arbustos de pimenta com infusão de água de malmequeres. Para prepará-lo, misture as plantas secas com água morna na proporção de 1: 1 e deixe fermentar por 48 horas;
- tratamento de plantas com infusão de cebola ou alho - tome cerca de 10 g de produto triturado por 1 copo de água e infundir a mistura por um dia;
- uso de produtos químicos especiais (Vertimek, Actellik, Confidor).
Para destruir o wireworm, use os seguintes métodos:
- adicione giz triturado, cascas de ovos trituradas ou cinzas de madeira ao solo para reduzir a acidez do solo;
- prepare uma isca de lagarta na forma de um palito com frutas doces amarradas, enterradas longe das camas com pimenta. Depois de alguns dias, o bastão é escavado e todas as pragas nele contidas são destruídas;
- tratamento químico de arbustos de pimenta (Provotox, Calypso).
Para se livrar da crosta de pimenta, execute as seguintes ações:
- com um pequeno número de pragas, remova-as manualmente com uma escova macia e depois limpe as folhas com uma solução alcoólica;
- trate as folhas do mato com uma solução aquosa de sabão e amônia (para 2 litros de água, é necessário tomar 20 g de sabão líquido e amônia);
- enxágüe as folhas com infusão de cebola. Para prepará-lo, você precisa picar uma cebola pequena e despeje com um copo de água por várias horas;
- aplique produtos químicos ("Aktara", "Fury").
Quando as larvas do besouro de maio aparecem na estufa, realizam essas medidas:Importante! Ao usar produtos químicos contra pragas, eles não devem pegar a fruta - eles podem acumular substâncias tóxicas.
- realizar coleta manual de pragas, escavando-as na camada superior do solo;
- regar as plantas com infusão de casca de cebola (despeje a casca com água na proporção de 1: 2 e insista por 5 dias);
- com um número significativo de lagartas usam produtos químicos ("Vallar", "Antichrush").
Prevenção de pragas
É muito mais fácil prevenir a ocorrência de uma praga do que combatê-la e eliminar as conseqüências de sua vida. Portanto, para aumentar o rendimento de pimenta em uma estufa, um conjunto de medidas preventivas deve ser adotado em tempo hábil.
Estes incluem:
- inspeção regular de arbustos de pimenta para insetos ou larvas;
- plantar alho e calêndula em torno da pimenta - seu odor pungente repele pragas;
- alto abate de plantas no meio do verão;
- capina regular de ervas daninhas;
- afrouxamento periódico do solo superficial;
- pulverizar folhas de pimenta com água para aumentar o nível de umidade na estufa;
- remoção de resíduos da colheita do ano passado;
- conformidade com o esquema de plantio das plantas em estufa;
- escavação do solo no outono a uma profundidade de pelo menos 8 a 10 cm para destruir as larvas de pragas que passam no inverno;
- plantar próximo às plantas aromáticas de pimenta (endro, erva-doce, coentro) - seu cheiro atrai uma joaninha que come pulgões;
- ventilação regular da estufa para melhorar a circulação de ar;
- cumprimento das recomendações para regar e adubar.
No processo de cultivo de pimentão em estufa, os arbustos podem ser atacados por uma grande variedade de pragas. Usando as recomendações deste artigo, você sempre pode identificar os sintomas de danos às plantas e escolher o tratamento apropriado.