Desde os primeiros dias do ano atual até os dias atuais, as instalações agrícolas no Território de Stavropol mais que dobraram (se compararmos os números do mesmo período do ano passado), para aumentar a taxa de produção de carne de carneiro.
Os próprios criadores de gado e açougues locais admitem que o potencial de exportação da Federação Russa serviu como um excelente incentivo para aumentar a produção: a venda de carne doméstica em mercados estrangeiros e a alta demanda entre consumidores estrangeiros incentivaram os agricultores de Stavropol a se tornarem mais ativos na produção de produtos à base de carne.
Sabe-se que em 2018 os pastores do Território de Stavropol enviaram mais de 3,4 mil toneladas de carne de carneiro a compradores estrangeiros. E hoje, em 2019, eles estão definindo planos mais ambiciosos para aumentar a produtividade, com a intenção de enviar de 30 a 40% mais carne de carneiro para exportação do que há um ano.
Para cumprir a tarefa, os agricultores regionais estão aumentando o número de ovelhas e agora estão participando da empresa criadora. No momento, os criadores de ovinos da região conseguiram aceitar cerca de 115 mil representantes da nova geração. Destes, a criação de cordeiros - um pouco mais de 56 mil.
No total, em 2019, os pastores de Stavropol planejam obter pelo menos 142 mil cordeiros, dos quais, segundo estimativas preliminares, haverá cerca de 75 mil reprodutores.