Estimativas recentes do Conselho de Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura do Reino Unido (AHDB) mostram que, após a dura estação de crescimento de 2018, o nível de estoques de batatas britânicas diminuiu em média 13% nos últimos cinco anos.
No entanto, esses níveis são comparáveis a outras épocas do déficit, por exemplo, são apenas ligeiramente inferiores aos do mesmo período de 2013-14 e 2015-16, mas mais altos que em 2012-13.
As estimativas do Conselho para o Desenvolvimento da Agricultura e Horticultura mostram que, no final de março, o produtor possuía estoques de 980.000 toneladas, valor 26% inferior ao do ano anterior.Ao mesmo tempo, a Escócia ainda responde por uma parcela significativa do total de reservas de batata e cerca de um terço (34% ou 334.000 toneladas) pertence a produtores escoceses.
Segundo estimativas, os estoques no mercado de embalagens novas e de embalagens caíram 14%, em média, em três anos (153.000 toneladas). O analista da AHDB Aidan Wright Aidan Wright disse: “À medida que avançamos para a nova temporada, toda a atenção estará focada em colheita antecipada. Devido à manutenção do clima moderado, os desembarques estão se desenvolvendo normalmente e as condições em todo o país parecem boas. Embora a falta geral de precipitação seja um problema constante para algumas regiões. ”