Os funcionários do Rosselkhoznadzor são responsáveis pela implementação de tarefas profissionais e se estabeleceram como um departamento escrupuloso. Outra prova disso é o fato de que, na alimentação animal que os fornecedores italianos e alemães enviaram ao mercado russo, foram descobertos componentes OGM potencialmente perigosos.
Assim, verificou-se que, nos produtos alimentares de empresas como Monge & C. S.p.A (Itália) e Interquell GmbH (Alemanha), especialistas do Rosselkhoznadzor revelaram componentes geneticamente modificados que não estavam registrados em nenhum registro, bem como componentes não declarados na composição.
Como resultado, é proibido importar para o território da Federação Russa a partir de 9 de março deste ano o fornecimento de mercadorias (alimentos para animais e aditivos para alimentos para animais) produzidos nas oficinas dessas duas empresas.
Os produtos enviados ao mercado russo antes da descoberta de componentes OGM seriam novamente testados exaustivamente. As mesmas medidas serão aplicadas ao produto alimentar, que chegará à Rússia até 9 de março.Observe-se que um regime semelhante de controle de qualidade aprimorado dos produtos e sua conformidade com as normas veterinárias e os padrões sanitários da Federação Russa também afetará os produtos do fornecedor cazaque de Iceberg-PV LLP: nos produtos semimanufaturados fabricados nesta empresa, os funcionários da Rosselkhoznadzor descobriram um excesso do número de microorganismos mesofílicos aeróbicos e facultativos anaeróbicos .