As autoridades filipinas confirmaram que os porcos mortos encontrados em várias fazendas ao redor de Manila estavam realmente infectados com a peste suína africana.
Manila anunciou oficialmente que a extraordinariamente alta mortalidade de porcos em partes de Hinterhof em torno de Manila é realmente causada pela peste suína africana. O ministro da Agricultura das Filipinas, William Dar, confirmou isso.
Amostras de sangue de porcos mortos que foram enviadas ao Reino Unido para PCR confirmaram suspeitas. De acordo com os dados publicados, 20 das 14 amostras de sangue testadas deram uma reação positiva ao ASF.
A maioria das amostras de sangue veio das províncias de Rizal e Bulakan. Nas áreas afetadas, mais de 1.400 porcos foram abatidos em um raio de 1 km. em torno de assentamentos. Ainda não está claro como o vírus ASF apareceu nas Filipinas.
As autoridades suspeitam que o vírus seja causado por resíduos ou desperdícios líquidos de hotéis e restaurantes alimentados com porcos ou produtos importados.
Depois da parte asiática da Rússia, China, Coréia do Norte, Mongólia, Vietnã, Camboja, Laos e Mianmar, as Filipinas são atualmente o nono país asiático afetado pela peste suína africana. Em 2017, as Filipinas mantiveram 12,4 milhões de porcos.
Apenas 4,7 milhões deles estão em fazendas comerciais de suínos. A maioria deles, cerca de 8 milhões de porcos, são mantidos em pequenos domicílios pessoais de cidadãos.