Na semana passada, um lote de aveia foi para a República Popular da China a partir da estação Achinsk-1 (pertencente à ferrovia Krasnoyarsk na passagem principal da ferrovia Transiberiana).
Esta aveia foi cultivada por forças de agricultores do Território de Krasnodar, com base nos territórios da empresa de capital fechado Avangard. O peso total do lote de aveia excede 260 toneladas. Antes de comprar um lote de teste de grãos, o lado chinês estabeleceu uma série de condições e requisitos para a qualidade do produto.
A responsabilidade pelo cumprimento dos requisitos dos compradores chineses foi assumida por especialistas da Rosselkhoznadzor. Eles conduziram uma série de testes de triagem para examinar a aveia quanto à adequação para exportação para a China. Esse processo envolve indicadores que atendem aos requisitos fitossanitários do Reino do Meio.Em condições de laboratório, os funcionários do Rosselkhoznadzor fizeram um exame dos grãos de aveia. Como resultado, todo o lote foi certificado e equipado com todos os documentos necessários que confirmam a alta qualidade e a segurança fitossanitária das mercadorias.
Deve-se notar que, entre os consumidores chineses, o chamado leite de aveia está em alta demanda - um componente importante de uma dieta nutritiva e saudável. Esta bebida à base de plantas é uma excelente alternativa sem lactose ao leite de vaca e cabra. O “leite” de aveia é perfeitamente absorvido pelo organismo, fornecendo proteínas, fibras, silício, fósforo e vitaminas do complexo B. Esta bebida é especialmente popular entre os atletas da China e do mundo que pretendem construir músculos.