Um aumento adicional no custo de maçãs nos mercados ucranianos será limitado pelas entregas de produtos da Polônia, onde essas frutas custam metade do mesmo, disse Oleg Pendzin, diretor executivo do Ukrainian Discussion Club.
Hoje, as maçãs custam metade nos mercados atacadistas de Varsóvia e na Ucrânia. Essa relação de preços é um cenário favorável para grandes importações. Segundo o economista, a Ucrânia pode não esperar um aumento sério nos preços da maçã, já que tudo isso será bloqueado pelas importações da vizinha Polônia.
Segundo Oleg Pendzin, uma situação semelhante é observada no mercado de vegetais da Ucrânia. Nesta primavera, os vegetais subiram de preço várias vezes, especialmente no que diz respeito ao "conjunto de beterraba".Como prevê o especialista, os preços desses produtos já pararam de subir e, em junho, devem parar completamente seu movimento ascendente. Em abril deste ano, os vegetais nos mercados ucranianos apresentaram um aumento de preços de 12%.
A maior taxa de crescimento de preços foi observada no repolho branco, que ficou 44% mais caro. Especialistas especializados explicam a situação atual com preços extremamente altos para repolho e cebola, deixando de colher esses vegetais em 2018.Uma colheita modesta de cebola e repolho foi colhida não apenas na Ucrânia, mas também nos países europeus.