A plataforma, destinada a aumentar o bom funcionamento de várias partes interessadas em toda a cadeia de valor da apicultura, reuniu vários participantes, incluindo apicultores, cientistas, processadores e profissionais de marketing.
As partes interessadas destacaram questões-chave que afetam o setor, como a falta de preços padronizados, a concorrência de países vizinhos, doenças de abelhas e outras.
Eles também observaram a necessidade de aumentar a produção de mel para apoiar a demanda crescente.O diretor de pecuária Julius Kiptarus reiterou que o governo nacional está comprometido em apoiar fóruns que promovam a apicultura como uma maneira alternativa de ganhar dinheiro, pois as mudanças climáticas trazem condições climáticas mais severas.
O mel foi extraído há mais de 15 mil anos atrás, na Idade da Pedra.
“Precisamos criar capacidade para todas as partes interessadas e incentivar a apicultura como uma maneira de aumentar a segurança alimentar e as oportunidades econômicas, especialmente nas áreas rurais.
Isso deve ser combinado com o plantio de árvores e árvores nas áreas de apicultura, evitando o desmatamento e introduzindo métodos agrícolas para evitar o uso de pesticidas durante o período de floração ", disse Kiptarus. O governo nacional já doou 40 colméias, 10 máquinas de colheita e 2 separadores de mel para grupos de apicultura. nos distritos de Nyoro e Naivasha.
Immakulat Maina, membro do comitê executivo do condado de agricultura e pecuária, disse que a plataforma de múltiplas partes interessadas forneceria um único setor de mel. Acrescentou que isso aumentará a qualidade e a quantidade de mel e seus produtos no país.
- Uma das razões para a pestilência generalizada de abelhas no território da Federação Russa este ano pode ser uma campanha ativa para combater a insidiosa erva daninha - Sosnowski hogweed.
- No território de quatro estados brasileiros de uma só vez, foi registrada uma pestilência total de abelhas, apenas no território do Rio Grande do Sul, mais de quatrocentos milhões de indivíduos morreram.
- Uma carga viva única - as abelhas rainhas que habitavam anteriormente o território de Chuvashia - foi recentemente entregue à região de Chelyabinsk. Sabe-se que o transporte de insetos foi realizado pela empresa russa de correios.