Um produto alimentar único foi inventado no laboratório da Universidade de Agricultura de Riga: pesquisadores letões fazem bolinhos, massas, patês, linguiças e linguiças do tesouro nacional do Báltico - peixe em espadilha.
Os desenvolvedores aromatizaram as matérias-primas com soja e amido, acrescentaram alguns temperos e especiarias, coloriram-nas com corante alimentar - e agora, um novo produto está pronto.
"Bolinhos de massa e lingüiça de espadilha parecem familiares para as pessoas comuns", dizem os inventores. "Mas o sabor e as propriedades nutricionais de nossos produtos inovadores certamente agradarão o consumidor!"
Vale ressaltar que, para a fabricação de matérias-primas, a espadilha é moída junto com a cabeça, os ossos e a cauda. Em outras palavras, a produção pode ser chamada com segurança de livre de resíduos. No total, pesquisadores da Universidade de Riga conseguiram produzir mais de vinte produtos alimentares a partir do estoque de peixes. Muitos deles já foram colocados à venda nos pontos de venda da Letônia. Os desenvolvedores observam que produtos similares são produzidos há muito tempo em outros países. Mas é sempre mais barato fazê-lo por conta própria do que gastar quantias maiores em mercadorias importadas.