A sinusite é uma inflamação dos seios maxilares que se desenvolve como resultado de complicações após a gripe, coriza e algumas outras doenças. O tratamento da doença na forma aguda ocorre com o uso obrigatório de antibióticos e uma lavagem bastante dolorosa dos seios da face (cuco) ou mesmo por intervenção cirúrgica (punção dos seios da face). No entanto, se você notar a doença a tempo, poderá seguir com métodos suaves de tratamento usando remédios naturais, como o óleo de espinheiro marítimo.
A composição do óleo de espinheiro marítimo
O mais útil e de alta qualidade é considerado o óleo prensado a frio, feito de bagas e sementes de espinheiro. O teor de óleo de espinheiro nas sementes chega a 10%.
Você sabe 100 g de frutos de espinheiro marítimo contêm 200 mg de ácido ascórbico, que é quase o mesmo que a groselha preta e mais do que quaisquer outros vegetais e frutas, exceto pimenta vermelha e rosa mosqueta. A casca da árvore contém 1.000 vezes mais serotonina em sua composição do que em bananas e chocolate.
A composição do produto é a seguinte:
- ácido ascórbico;
- vitaminas A, grupos B, D, E, K;
- carotenóides;
- aminoácidos, fosfolípidos, fitoesteróis;
- ácidos gordos (Omega 6 oleico, Omega 9 linoleico, palmítico, esteárico);
- minerais (Mg, Ca, Fe, Si, Mn, Ni, etc.);
- ácidos orgânicos (oxálico, málico, tartárico, salicílico).
A rica composição vitamínica e as maravilhosas propriedades curativas não conseguiram sua aplicação na medicina popular e alternativa. O óleo é usado para tratar muitas doenças, bem como para melhorar o estado geral do corpo.
Como aplicar óleo para sinusite
Óleo de espinheiro marítimo também é usado para tratar sinusite. Esta doença é muito insidiosa, antes de tudo, porque muitas pessoas tomam sua fase inicial como coriza sazonal. E uma doença prolongada que não foi tratada adequadamente, evolui para uma forma aguda e mais tarde para uma crônica, e você não pode ficar sem a intervenção cirúrgica.
Se você identificar os sintomas a tempo e tomar medidas, poderá ficar sem medicação e métodos completamente suaves, por exemplo, usando óleo de espinheiro. Independentemente do método de tratamento usado, você precisa limpar o nariz e remover todas as secreções. Para fazer isso, assoe o nariz primeiro e depois enxágue com solução salina.
Prepará-lo é bastante simples: tome um copo de água fervida quente (0,25 L). Despeje 1/4 de colher de chá de sal nele, de preferência sal marinho, mas utensílios de mesa regulares também são adequados. Além disso, você pode adicionar 4-5 gotas de solução de iodo (5%) ao produto.
O produto resultante é aspirado para uma seringa (5 ou 10 ml) e espremido alternadamente em cada narina. A agulha não é usada, a ponta da seringa é inserida em uma narina e a solução é espremida, e o mesmo é feito do outro lado. Repita o procedimento 4-5 vezes ao dia até a recuperação completa.Importante! A concentração recomendada de solução salina é de 1 a 1,4%. Um produto de maior concentração secará bastante a mucosa nasofaríngea.
Inalação de vapor
As inalações com óleo de espinheiro marítimo são uma maneira muito eficaz de tratar a sinusite. Isso é explicado pelas especificidades do método: dessa maneira, todos os elementos curativos da droga penetram profundamente nos seios maxilares e no trato respiratório.
Para executar o procedimento, você pode usar um inalador e, se não estiver lá - não importa, existem ferramentas disponíveis suficientes. Primeiro de tudo, você deve preparar um banho de vapor.Faça assim:
- Despeje 1 litro de água fervida na panela e coloque-a no fogão. É necessário aquecer a água a cerca de +75 ... + 80 ° C e depois removê-la do fogo.
- Adicione 50 ml de óleo de espinheiro à água e deixe esfriar um pouco por 1-1,5 minutos.
- Deite-se sobre uma panela de água (a uma distância de 30 a 35 cm), cubra a cabeça, os ombros e parte das costas com uma toalha ou cobertor grosso. Sua tarefa é criar uma casa de banho, um espaço isolado com acesso aéreo mínimo a partir do exterior.
- Inspire profundamente por 15–20 minutos. A princípio, como já mencionado, a uma distância de cerca de 30 cm, reduza gradualmente a distância inclinando-se e aproximando a cabeça da panela. Tal medida é necessária para não queimar a membrana mucosa com vapor quente.
Este procedimento médico é eficaz apenas se você não sair das paredes da casa em um futuro próximo. Caso contrário, é melhor não realizar a inalação, não só será inútil, como também pode agravar a condição do paciente. A saída ao ar não deve ocorrer antes de 3 horas após o procedimento; é ainda melhor executá-lo à noite, antes de dormir.
Gotas nasais
Antes do procedimento, você deve limpar o nariz com solução salina, conforme descrito acima. Imediatamente após a lavagem, o óleo pode ser instilado em cada narina. Para fazer isso, incline a cabeça para trás e para o lado. Nessa narina, que será mais alta, goteje 2-3 gotas de óleo. Ou seja, o óleo deve ser pingado na narina, do lado oposto, no qual a cabeça está inclinada.
Puxe o óleo com o nariz e pressione a asa no lado apropriado para que o conteúdo não vaze. Nesta posição (a cabeça é jogada para trás e para o lado, o lado enterrado do nariz é apertado com o dedo), sente-se por 10 minutos e faça o mesmo com a outra narina.Você sabe O espinheiro marítimo e a raiz do cinquefoil branco são os primeiros meios pelos quais começaram a tratar as vítimas do acidente de Chernobyl em 1986.
Chá de espinheiro mar
Sinusite muitas vezes se torna uma conseqüência de um sistema imunológico enfraquecido. As funções protetoras do corpo caem e a doença afeta certos órgãos, neste caso, penetra nos seios maxilares.
Como você sabe, apenas um tratamento abrangente de qualquer doença pode trazer um resultado positivo. E para uma recuperação completa, não basta remover os sintomas da doença, é necessário identificar e eliminar sua causa. Ou seja, junto com o tratamento direto da sinusite, você deve cuidar do estado do sistema imunológico. E então o próprio corpo pode resistir às ameaças externas.
O espinheiro marítimo é uma fruta que melhora perfeitamente a imunidade. Para isso, deve ser tomado regularmente por via oral, duas vezes ao dia, com uma colher de sobremesa 20 minutos antes das refeições. Algumas pessoas realmente não gostam do sabor de uma baga; nesse caso, você pode usar o óleo no interior como parte de uma bebida vitamínica quente.
Preparar essa ferramenta não é difícil:
- Tome 2 colheres de sopa. eu roseira picada, despeje-os em uma garrafa térmica lavada com água quente. Despeje água fervente sobre as bagas e deixe insistir durante a noite.
- De manhã, despeje um copo de uma garrafa térmica, resfrie a uma temperatura de +45 ... + 50 ° C, adicione uma fatia de limão, 1 colher de chá de óleo de espinheiro e mel a gosto. Essa bebida deve ser bebida de manhã e à noite meia hora antes de dormir.
Chá com óleo de espinheiro, gengibre e mel, não apenas fortalece o sistema imunológico, mas também fornece força e vitalidade, terá um efeito tônico. Além disso, a bebida não tem esse efeito devido à cafeína ou à cafeína, mas devido ao efeito estimulante do gengibre e de uma rica composição vitamínica.
Para preparar uma poção de cura, você precisará de:
- frutos de espinheiro: 3 colheres de sopa. l.;
- óleo de espinheiro: 1/2 colher de chá;
- gengibre (raiz): 1 cm;
- limão ou limão: a gosto;
- mel: a gosto.
A preparação direta de chá medicinal é um processo bastante simples e não requer muito esforço:
- Ferva 300 ml de água filtrada engarrafada ou depositada. Assim que a chaleira começar a ferver (aparecem muitas pequenas bolhas), desligue-a e deixe a água esfriar a +90 ... + 93 ° C. Bem, despeje água fervente sobre o recipiente para preparar o chá, depois esfregue a raiz de gengibre nele e coloque o espinheiro.
- Esmague as frutas com uma colher para que elas deixem o suco bem. Despeje o gengibre e o espinheiro com água levemente resfriada, feche a tampa e cubra com uma toalha de cozinha por 10 a 15 minutos. Quando a bebida estiver em infusão, adicione limão e mel. A essa altura, o chá já teria esfriado a uma temperatura aceitável, pois o mel a uma temperatura acima de +50 ... + 55 ° C perde suas qualidades úteis.
Em vez de espinheiro fresco, você pode usar seus frutos, ralados com açúcar. Esse produto mantém todas as suas propriedades curativas e pode ser armazenado na geladeira por algum tempo.
Flushing
Ao lavar o nariz com soro fisiológico, você pode adicionar algumas gotas de óleo de espinheiro marítimo. Como já mencionado, uma solução salina com uma concentração acima de 1,4% seca a mucosa. Mas líquidos menos saturados podem causar sensações semelhantes. A adição de uma pequena quantidade de óleo pode amolecer o produto, sem reduzir suas propriedades curativas.
Turunds de algodão
As turundas são chamadas de cotonetes embebidos em uma droga. Este método é eficaz para sinusite bilateral.
Importante! Apesar do óleo de espinheiro marítimo ser um produto natural, antes de tentar tratar a sinusite, consulte um médico. Não se automedique, especialmente uma doença perigosa como sinusite.
Execute o procedimento desta maneira:
- Sopre bem o nariz e lave-o com soro fisiológico.
- Pegue dois pequenos pedaços de algodão e estenda tampões de tamanho que normalmente entrem nas narinas e não caiam, sente-se bem o suficiente, mas não muito.
- Mergulhe uma turunda no óleo e injete-o em qualquer narina. Deite-se do lado em que inseriu o cotonete no nariz. Fique nessa posição por meia hora e repita o procedimento para o outro lado.
- Execute este tratamento até a recuperação completa ou até que haja uma melhora notável na condição. O maior efeito é alcançado por tratamento complexo com todos esses métodos ao mesmo tempo.
Óleo de espinheiro marítimo para sinusite em crianças
Antes de tudo, deve-se dizer que um bebê com menos de dois anos de idade não deve receber óleo. Se você quiser tentar como esse produto age em uma criança com idade superior à idade especificada, consulte um médico antes.
Se um especialista considerar que seu bebê não tem contra-indicações, tente o óleo de espinheiro marítimo para tratar seu filho nos seguintes casos:
- enterrar no nariz. Primeiro, você deve usar o aspirador para limpar as passagens nasais da criança de todas as secreções. Em seguida, uma gota de óleo três vezes ao dia é injetada em cada narina por vez. O procedimento é realizado para doenças agudas e crônicas, de uma forma ou de outra ligadas aos seios paranasais;
- gargarejo. Com doenças como amigdalite, estomatite, laringite, faringite, etc;
- Turundas com óleo de espinheiro marítimo usado para tratar várias opções de sinusite crônica;
- como meio de inalação e aromaterapia para crianças de 5 anos ou mais. Inalações devem ser feitas para resfriados, doenças do trato respiratório superior. Execute o procedimento por 1-1,5 semanas por 15 minutos diariamente. De acordo com inúmeras revisões dos pais, as inalações, realizadas regularmente dessa maneira, são muito eficazes para a bronquite.
Meios baseados em óleo de espinheiro marítimo são usados para restaurar o estado geral da criança, a fim de aumentar sua imunidade após doenças e várias operações.
Contra-indicações
- Apesar do óleo de espinheiro marítimo ser um produto natural e muito útil, ele tem várias contra-indicações:
- gravidez e amamentação;
- alergia e intolerância individual;
- hepatite;
- doenças do trato gastrointestinal, incluindo colecistite;
- crianças menores de 10 anos;
- durante o período de uso de drogas que diluem o sangue, impedindo sua coagulação.
Você sabe Quase 9/10 de todo o espinheiro marítimo do planeta Terra cresce na China. Nesse estado, mais de 35.000 anos desde 1950, mais de 2.000 km de plantações foram plantadas para evitar a erosão do solo, a retenção de água e a lenha.
O óleo de espinheiro marítimo pode ser usado para tratar a sinusite apenas no estágio inicial da doença e, em vez disso, como um complemento aos medicamentos. Não esqueça que qualquer forma de sinusite é uma doença inflamatória perigosa, localizada diretamente perto do cérebro. E qualquer atraso ou tratamento incorreto pode ser fatal, portanto, primeiro você deve consultar um médico.