Durante o monitoramento realizado pela agência de notícias Infoindustry, foi revelado que um grande número de agricultores ucranianos se queixam dos danos das lavouras de soja por um ácaro.
Muitos produtores agrícolas do país compartilharam suas observações sobre os efeitos nocivos dos ácaros nas culturas.
Os entrevistados observam que nas condições climáticas atuais, que são caracterizadas por alta temperatura do ar e baixa umidade do ar, essa praga causa os maiores danos e não possui barreiras para propagação adicional.
Segundo os agricultores, se as colheitas não forem processadas em tempo hábil, o rendimento da colheita devido ao carrapato diminuirá para 15-20%. Atualmente, os produtores agrícolas estão combatendo os ácaros usando inseticidas e inseto-acaricidas.
Para informação, o ácaro é a principal praga da soja, o que pode reduzir significativamente o rendimento. É mais prejudicial em clima quente e seco, quando adultos e jovens se alimentam de suco de folhas.
O limiar econômico para a nocividade desse carrapato na soja já ocorre em 10 a 12 insetos por cem folhas. O carrapato é muito fértil e durante a estação de crescimento dá até 12 gerações.