Oito espécies de fungos causam podridão radicular de milho em Dakota do Sul (EUA).
De acordo com um estudo realizado por cientistas do Departamento de Agronomia, Horticultura e Cultivo de Plantas, as folhas murchas amareladas nessas plantas são um sinal de podridão radicular causada por uma das 8 espécies de Fusarium nos campos de milho de Dakota do Sul.
De acordo com especialistas em doenças de plantas da Universidade de Dakota do Sul, a colheita pode parecer boa acima do solo, mas até 8 espécies de fungos comuns no solo podem infectar raízes e reduzir o rendimento.
O pesquisador Paul Okello, do Departamento de Agronomia, Horticultura e Produção Vegetal, identificou 8 espécies de Fusarium que causam podridão radicular em campos de milho em Dakota do Sul como parte de sua pesquisa de doutorado. Além disso, 7 espécies de Fusarium isoladas do milho também causam doenças na soja.
Pesquisadores de Dakota do Sul descobriram pela primeira vez patógenos que causam podridão das raízes de milho no estado, de acordo com a patologista de campo Fevina Matthew, professora assistente de agronomia, horticultura e produção agrícola. "O número de espécies pode variar de região para região, mas oito espécies foram identificadas em Dakota do Sul", disse Okello.
A pesquisa da podridão das raízes do milho Fusarium ajudará os cientistas a trabalhar com criadores para criar variedades resistentes e com empresas químicas para testar a eficácia do tratamento de sementes direcionadas a esses patógenos específicos.
"Fusarium está sempre no solo, mas o ambiente desempenha um grande papel no desenvolvimento da doença", disse Okello. Condições frescas e úmidas do solo contribuem para o desenvolvimento da doença. "Este ano estamos vendo a doença porque muitos campos estão muito úmidos", acrescentou Matthew.
O laboratório de Matthew está atualmente testando tratamentos com sementes de fungicidas para determinar se os produtos químicos atuais podem ajudar a combater a podridão das raízes do Fusarium.