Quanto mais ativo e mais longo o calor estiver presente na estufa, mais ele corresponderá ao seu nome. Leia mais sobre como e como aquecer uma estufa no inverno.
Projeto de estufa de inverno
Para garantir que, no período de inverno, a estufa de policarbonato não seja apenas totalmente abastecida com calor, mas também capaz de preservar esse calor o máximo possível, alguns esforços devem ser feitos para orientá-la corretamente em relação à rosa dos ventos, aquecendo a fundação e o solo.
Você sabe O protótipo de um fogão moderno com a saída do cano fora de casa foi criado já duzentos anos antes de nossa era.
Isolamento de vento frio
Se na sua região a rosa dos ventos é caracterizada por alguma direção específica do vento frio, que é predominante, a estrutura da estufa é colocada ao longo do vetor de movimento dos ventos. Ao mesmo tempo, no final da estufa, que é direcionada para o lado de onde o vento vem principalmente, eles constroem uma parede principal ou equipam um vestíbulo.
Em todos os outros casos, a construção da estufa é orientada ao longo da linha norte-sul, equipando um vestíbulo de tijolos, pedras, blocos ou madeira no extremo norte. O extremo sul da estufa é fechado com uma parede sólida.
- O design do vestíbulo tem as seguintes vantagens:
- elimina o sopro de calor da estufa através das aberturas de portas e janelas;
- como uma cortina térmica impede que o ar frio entre nas plantas;
- possibilita a colocação de equipamentos para aquecimento;
- com aquecimento elétrico no vestíbulo, é possível colocar um painel elétrico;
- o vestíbulo é um bom equivalente a uma sala de armazenamento.
Isolamento de fundação
Normalmente, uma construção de estufa repousa sobre fundações de concreto, faixa ou bloco. Para aquecer a fundação, uma área cega é organizada em torno dela, que protege o solo da estufa do congelamento. Para esse fim, uma camada de grama é removida ao longo de todo o perímetro da fundação até uma largura de 0,5 m.Então faça cofragem de madeira. A superfície do solo formada após a remoção do gramado é nivelada com uma pequena camada de areia, sobre a qual é colocado o isolamento de poliestireno. Em seguida, a área cega é derramada com uma camada de concreto sobre a malha de reforço ou pedras de pavimentação são colocadas sobre a camada de areia.
Isolamento do solo
As medidas para aquecer o solo dentro da estufa permitem separar a camada fértil do solo das camadas frias da terra abaixo e, ao mesmo tempo, tornar o aquecimento da estufa mais eficiente.
Importante! Em regiões com climas particularmente frios, recomenda-se que a parte inferior da estufa seja isolada com espuma de concreto, madeira ou tijolo.
Para aquecer qualitativamente o solo em canteiros de estufa, é necessário:
- No local dos leitos propostos, cavar um poço com profundidade de pelo menos 0,6 m, no fundo do qual despeje uma camada de areia com 0,05 m de espessura.
- Coloque painéis isolantes de poliestireno em cima da camada de areia.
- Despeje uma camada de argila argila com até 0,1 m de espessura na parte superior, que executa funções de drenagem, enquanto protege os azulejos de poliestireno ao cavar no solo.
- Camada de argila expandida para preencher com solo fértil.
Tipos de sistemas de aquecimento para a estufa
Atualmente, foram desenvolvidos muitos sistemas de aquecimento com efeito de estufa que diferem entre si em eficiência, custo de instalação e operação, simplicidade ou complexidade na manutenção. Ou seja, a resposta para a questão de como produzir calor barato em uma estufa, como no verão no Kuban, pode ser variada e versátil.
Solar
As paredes transparentes da estufa tornam seu espaço interior acessível à luz solar. No período primavera-verão, isso é suficiente para o aquecimento completo das plantas. No período outono-inverno, uma redução significativa no dia ensolarado e a entrada de luz solar nas camas em um ângulo muito nítido minimiza a capacidade de aquecimento da energia solar.
Para aprimorar essas habilidades, são executadas as seguintes ações:
- Eles criam uma inclinação da construção da estufa ao sul, o que aumenta o ângulo de incidência da luz solar no solo e, consequentemente, permite que ele aqueça melhor.
- Embainhar parte das paredes, que estão do lado oposto aos pontos de entrada dos raios solares, com material refletivo da luz, o que permite iluminação e aquecimento adicionais das plantas.
- Barris pretos de água são colocados dentro da estufa, que, como acumuladores de calor, acumulam calor durante o dia e o transmitem ao ar circundante à noite.
- Os coletores solares são instalados no teto do vestíbulo na forma de um sistema de tubos com água, que são colocados em uma caixa com isolamento térmico revestida com material transparente, aquecida por energia solar e transferindo a água aquecida dentro deles para o circuito de aquecimento de água.
- Eles instalam painéis solares no tambor, que geram eletricidade, que é coletada durante o dia por baterias localizadas no interior do tambor e alimentadas por aquecedores elétricos à noite.
Você sabe O aquecimento central e o piso radiante foram desenvolvidos na Roma antiga.
Ao mesmo tempo, os coletores solares, que são usados como um tipo de aquecimento de efeito estufa separado, bem como os auxiliares, são bastante caros devido à necessidade de equipar um sistema de aquecimento de água, mas são muito econômicos durante a operação. Os painéis solares também são muito caros e também possuem uma pequena capacidade, o que praticamente não permite o aquecimento total do espaço da estufa.
Elétrico
O aquecimento da estufa usando energia elétrica é fácil de instalar e operar, utiliza dispositivos de aquecimento razoavelmente baratos, aquece rapidamente a água e o solo e é facilmente automatizado. As desvantagens incluem altas tarifas de eletricidade.
Com a ajuda da eletricidade, a estufa é aquecida por:
- cabo de aquecimento colocado no solo;
- convectores e aquecedores elétricos instalados ao lado das paredes principais;
- aquecedores infravermelhos que aquecem não o ar circundante, mas a área que cai nos raios infravermelhos;
- caldeiras elétricas conectadas a sistemas de aquecimento de água, o que aumenta significativamente o custo de sua instalação;
- aquecedores infravermelhos de filme colocados no solo ou através dos quais as plantas se abrigam sob frio extremo.
Aquecimento do forno
Na maioria das vezes, esse tipo de aquecimento com efeito de estufa é apresentado:
- fogão fogão;
- forno buleryan;
- forno de tijolos.
Como regra, o forno é instalado próximo à parede norte e a troca de calor com ele é realizada:
- por convecção natural;
- usando ventilação;
- através dos dutos.
Qualquer lenha, carvão e briquetes podem atuar como óleo de aquecimento.
- As vantagens do aquecimento do fogão incluem:
- início rápido de aquecimento;
- aquecimento operacional do espaço de efeito estufa;
- combustível barato;
- instalação simples e facilidade de operação;
- a possibilidade de criar um forno por conta própria.
A desvantagem é a incapacidade de automatizar o carregamento de combustível, por causa do qual você precisa se afastar do seu negócio para ir ao fogão e jogar lenha nele. Um fogão é uma câmara de combustão de metal equipada com uma porta através da qual o combustível é carregado.
No fundo da câmara, há um cinzeiro, que é separado do forno por uma grelha. Os produtos gasosos da combustão são descarregados para fora da estufa através de uma chaminé direta. Durante a combustão do combustível, as paredes do fogão aquecem intensamente e depois enviam calor para a atmosfera circundante.
- As vantagens de um fogão potbelly incluem:
- simplicidade de design;
- seu preço baixo;
- a possibilidade de sua fabricação independente;
- aquecimento rápido;
- disponibilidade de combustível.
- Entre suas deficiências são chamadas:
- alto consumo de combustível;
- baixa eficiência;
- aquecimento irregular do espaço da estufa;
- secagem de ar com efeito de estufa;
- baixa capacidade de calor, expressa em um resfriamento muito rápido do forno.
O forno buleryan é uma versão industrialmente aprimorada de um fogão de barriga. A principal diferença são os tubos montados no forno, nos quais o ar circula, entrando por baixo em estado frio e saindo por cima em estado aquecido.
- As vantagens da construção vêm daqui:
- eficiência bastante alta;
- baixo consumo de combustível;
- pequenas dimensões do forno;
- aquecer uniformemente o espaço em que é fácil para uma pessoa se aquecer.
As principais desvantagens do buleryan são a impossibilidade de fabricar em casa e a baixa capacidade de aquecimento, como a de um fogão.
O forno de tijolos é uma construção importante projetada para uso durante todo o ano. Suas dimensões são determinadas pela área de efeito estufa. Normalmente, um forno de tijolos está localizado próximo à parede principal ou no vestíbulo.
- Suas vantagens incluem:
- aumento da capacidade de aquecimento devido à qual o forno é capaz de emitir calor durante o resfriamento por meio dia ou até dias inteiros;
- baixo consumo de combustível;
- radiação infravermelha, semelhante em espectro ao calor solar;
- ampla seleção de modelos de fornos de tijolo.
- As desvantagens são:
- a complexidade da alvenaria, que requer um fogão master;
- a necessidade de estabelecer uma fundação sob o forno;
- preço suficientemente alto para a construção do forno.
Aéreo
Este sistema de aquecimento é usado com mais frequência em grandes construções de estufas e é uma unidade de aquecimento instalada no centro da estufa. Ele bombeia ar aquecido para as mangas de polietileno com orifícios localizados ao longo do perímetro da estufa. O movimento do ar aquecido, embora de intensidade muito menor, também é fornecido por convectores elétricos.
De acordo com o princípio do aquecimento com ar quente, os aquecedores de ventoinha e as pistolas de calor funcionam, soprando ar quente no espaço da estufa. O principal é organizá-los para que não danifiquem as plantas com ar quente. A principal desvantagem comum de todos esses aquecedores é o alto consumo de energia.
Aquecimento de água
Esse método de aquecimento do espaço da estufa é o mais confiável, mas ao mesmo tempo muito caro quando equipado, representando um complexo inteiro para aquecimento, constituído por:
- caldeira de aquecimento;
- circuito de aquecimento de tubos com radiadores e registros;
- tanque de expansão;
- bomba para circulação forçada de água.
Um sistema tão complexo costuma ser instalado em grandes estufas aquecidas e aquecidas. Quando a estufa fica ao lado de uma casa equipada com um sistema de aquecimento de água, ela é conectada ao sistema doméstico.
Caso contrário, é necessária uma caldeira separada, o que acontece:
- diesel;
- gás;
- combustível sólido;
- elétrica.
Como fazer um fogão com fogão e aquecer a estufa com ele
A simplicidade do princípio de operação do fogão estéril, que consiste no aquecimento rápido das paredes do forno e da chaminé, é reduzida à simplicidade da fabricação desse aquecedor.
Definição com construção, localização e fundação
O design do corpo do fogão varia de acordo com a seguinte:
- sem moldura, na qual a chapa de aço forma o corpo do forno, para o qual a chapa é dobrada, e suas bordas são conectadas por soldagem, dobragem ou rebitagem;
- estrutura, na fabricação da qual uma estrutura é usada, que serve como base para soldar uma chapa de aço nela.
Os fogões de barriga diferente diferem na forma do corpo, entre os quais existem:
- rodada;
- retangular;
- quadrado.
Importante! Para um acúmulo de calor mais eficiente, intensificação da troca de calor e segurança contra incêndio, todas as partes do forno que são aquecidas estão sujeitas ao revestimento obrigatório com argila do forno.
Além disso, fornos desse tipo podem ser organizados de diferentes maneiras, representando:
- uma estrutura simples que consiste em um tanque de aço equipado com um cano no topo e, por outro lado, com uma porta de combustível;
- Design aprimorado, que inclui uma caixa, um ventilador, uma fornalha com portas separadas e uma grade.
Os fogões tipo barrigudo são instalados nas pernas de perfil metálico ou nas valas de tijolos. A base para o fogão-fogão é projetada para evitar distorções do forno devido à ligação das pernas em solo macio.
O trabalho da fundação é realizado da seguinte forma:
Confira
- Eles cavam um buraco com profundidade de 0,5 me uma área um pouco maior que as pernas do forno.
- Em seguida, é preenchido com tijolos quebrados e uma mistura de pedra britada com areia.
- Em cima de uma cofragem de madeira.
- Solução de concreto é derramada nele.
- O concreto congelado é coberto com material de cobertura.
- 2 fileiras de tijolos queimados são colocadas em cima.
- Em seguida, são cortados os espaços em branco com uma área de 0,5 x 0,7 m de uma chapa de aço.
- A peça é pintada em ambos os lados com tinta a óleo e seca.
- Corte uma placa de feltro da mesma área e uma espessura de 0,02 m.
- O feltro é impregnado com uma solução de argila na forma de creme de leite e colocado em uma chapa de aço.
- Após a secagem do feltro, a folha é colocada na fundação com feltro para baixo e fixado.
- Em seguida, as pernas do fogão ou de suas trincheiras são colocadas nesta folha.
Para a fabricação do fogão, é necessário:
- Medida para otimizar a integração do fogão na estufa e calcular o comprimento da chaminé. Deve ser lembrado sobre o futuro revestimento de tijolos do forno.
- Faça um desenho do desenho desejado.
- Em chapas de ferro, faça marcações, segundo as quais o moedor corta o fundo e as paredes.
- Solde o fundo e as 3 paredes retangulares laterais do futuro forno. No interior, cantos de metal de solda que prendem a grade.
- A treliça em si é feita de hastes de metal soldadas na forma de uma treliça.
- Na folha de metal superior, faça um furo para fixar a chaminé.
- Em seguida, solde esta folha às outras já soldadas.
- Na parte frontal do forno, coloque as portas da fornalha e da ventoinha, solde laços de metal e alças sobre elas.
- Soldar um pedaço de cano no buraco na parte superior do forno, que servirá como o início da chaminé.
- Em seguida, solde os cantos de metal no fundo ou nas extremidades do forno, como pernas de um fogão de barril.
Vídeo: faça-você-mesmo fogão de estufar para a estufa
Chaminé e saída da chaminé
A chaminé pode não ser necessariamente feita de um tubo inteiro, pode ser composta de segmentos de tubo de mesmo diâmetro, mas de materiais diferentes. Todos eles estão conectados entre si e com um porco soldado com braçadeiras na parte superior do forno. As juntas são cobertas com argila do forno.
A chaminé é colocada sob uma ligeira inclinação para cima, que é de 1,5 cm por metro de comprimento. Para a estabilidade do porco, ele é apoiado em vários lugares com adereços. No vestíbulo, onde o porco sai da estufa, termina com uma chaminé, que passa verticalmente pelo telhado e sai.
No topo, o tubo é coberto por um pára-faíscas, que pode ser feito a partir de uma lata de comida enlatada com muitas aberturas, e um cone que evita que a precipitação atmosférica entre no tubo. Para ajustar o calado e limpar a chaminé, é feito um buraco com uma porta chamada vista. Nos locais onde a chaminé, passando pelo telhado, entra em contato com ela, é coberta com camadas de isolamento térmico.
Tanque de água
É a parte mais simples, mas muito importante do fogão. Na maioria das vezes, um tanque de água está localizado em cima do forno, mas às vezes próximo a uma parede de aquecimento. Com a ajuda da água aquecida no tanque, a umidade necessária é mantida na estufa.Além disso, sempre há um suprimento de água morna necessário para regar as plantas.
Dicas úteis
Proprietários experientes de estufas de policarbonato aconselham:
- Durante a combustão de um fogão, o fogão deve ser cuidadosamente monitorado quanto à umidade da madeira, pois pode levar à formação de fuligem e condensação na chaminé, o que reduz significativamente sua transferência de calor e, consequentemente, aumenta o consumo de combustível.
- Ao comprar um fogão acabado, é necessário proceder do fato de que seu passaporte indica o volume da sala para a qual o fogão foi projetado, localizado em um prédio bem isolado, e não em uma estufa com revestimento de policarbonato; portanto, é necessário comprar um aquecedor para aquecer a estufa.
- É útil cobrir a chaminé com giz ou limão, pois a cor branca reflete bem e não absorve os raios do sol no inverno. Além disso, vestígios de vazamento de produtos de combustão da chaminé serão imediatamente visíveis na cal.