O Ministro da Agricultura da República Tcheca exortou a Comissão Europeia a realizar uma inspeção da qualidade da carne polonesa para exportação quanto à presença de bactérias Salmonella.
O funcionário tcheco pretende se reunir e discutir com o Comissário Europeu de Saúde e Segurança Alimentar os problemas de qualidade de toda a carne polonesa e a questão do controle veterinário pan-europeu.
Segundo os representantes do Ministério da Agricultura do país, as medidas extraordinárias adotadas pela República Tcheca em relação à carne polonesa não serão canceladas até que seja realizada uma verificação pan-europeia apropriada ou a Polônia mostre evidências convincentes de que o processo de abate de animais e processamento de carne esteja em conformidade com a lei aplicável e seja sob controle adequado.Recorde-se que o escândalo da “carne” surgiu depois de mostrar em um dos canais de TV poloneses um vídeo de como vacas doentes são puxadas para o matadouro em um matadouro em um matadouro na cidade de Ostrow - Mazowiecka, filmado por uma câmera escondida.
As autoridades polonesas reconheceram que a carne de animais doentes foi exportada para vários países europeus. Uma investigação adicional mostrou que uma certa quantidade de carne de animais doentes foi vendida até por meio de uma rede de varejo para os clientes.
Na República Tcheca, cerca de três centavos de carne com suspeita de salmonela entraram nas lojas de várias cidades e restaurantes.
Depois disso, a República Tcheca intensificou a inspeção de carne importada da Polônia e, de acordo com um comunicado das autoridades tchecas, novos lotes de carne polonesa afetada foram descobertos.