Um dos fatores que impedem o cultivo de gergelim na Ucrânia é a falta de mecanismos adequados para a colheita dessa safra.
Isso foi relatado por Vera Konovalova, diretora adjunta de trabalho científico da Estação Experimental Agrícola do Estado de Askaniy, que se dedica ao cultivo de gergelim na região de Kherson.
Segundo ela, as caixas da maioria das variedades de gergelim quebram quando totalmente maduras, o que pode causar perdas significativas nas colheitas.
"Para fazendas que possuem pequenas áreas, isso não será um problema, porque as sementes podem ser colhidas mesmo manualmente ou mudando para uma corrente", disse Vera Konovalova.
Ao mesmo tempo, as grandes fazendas terão que buscar a maturação completa das sementes de gergelim e tolerar algumas perdas de sementes, ou usar dessecantes.
"Isso não é muito útil para um produto alimentar, no entanto, quando importamos sementes de outros países, elas são definitivamente gravadas de mariposas e outras pragas", enfatizou Vera Konovalova.
Anteriormente, foi relatado que, além da estação experimental Askaniya, ninguém cultiva sementes de gergelim na Ucrânia. Este ano, os funcionários da estação plantaram uma colheita de 2,5 ha. No próximo ano, eles planejam aumentar a área cultivada com culturas e, eventualmente, alcançar o processamento de matérias-primas.