A Austrália lançou um programa piloto de gerenciamento da biodiversidade agrícola em 25 de março, que incentiva os produtores nacionais a absorver carbono. O custo do programa é de 30 milhões de dólares.
Os agricultores que contribuem para a conservação da biodiversidade também podem receber um bônus adicional por seus produtos, e outros 4 milhões de dólares devem ser alocados para criar uma certificação nacional e internacionalmente reconhecida da biodiversidade.
"Eu sempre pensei que os agricultores precisavam pagar pelo gerenciamento da biodiversidade em seus locais", disse o ministro federal da Agricultura, David Littleprod."Os agricultores devem ser recompensados por manter plantas e animais em sua fazenda, e não serem punidos por detê-los nesta terra sem qualquer compensação", uma mensagem foi feita depois que Littleprod foi na sexta-feira Ravensthorpe para encontrar agricultores que lutam com a seca.
O ministro destinou US $ 1 milhão para a expansão planejada da cerca da barreira do estado a 660 km do ponto final, perto de Ravensthorpe, a leste de Esperance, perto do Parque Nacional Cape Arid.