Desde a formação do mapa geocadastral, agora sua plenitude é de apenas 60%. Isso foi anunciado pelo representante do Partido Agrário, especialista em questões de reforma administrativo-territorial, Denis Marchuk no canal de TV ZIK sobre o programa de regras da vida.
Ele observou que, ao longo dos anos de independência, ninguém propôs um projeto de lei sobre a circulação de terras agrícolas - nem o Gabinete de Ministros, que assume anualmente obrigações até 1º de março do próximo ano para propor tal projeto desde 2016, nem o comitê agrário relevante.
“O problema é que não temos um perfil de ministro da política agrária, estamos atuando há três anos. Não temos o presidente da comissão relevante. Atuamos há três anos. Ou seja, as pessoas trabalham, mas não temos ninguém para responsabilizar pelos processos políticos no setor agrícola ”, afirmou Denis Marchuk.
Ele observou que deveria haver regras claras nas relações fundiárias, no entanto, ninguém as propôs hoje. Ele também acrescentou que, desde a formação do mapa geocadastral, agora sua plenitude é de apenas 60%, 40% são manchas brancas no mapa.
Segundo o especialista, essa terra deve pertencer a áreas rurais, conselhos de aldeias ou comunidades territoriais unidas.