Os mercados estrangeiros mostram grande interesse em mirtilos orgânicos ucranianos. Até o momento, o país registrou 14 produtores de frutas orgânicas. Isso foi relatado pelo serviço de imprensa do Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia.
Agora, na Ucrânia, a produção orgânica está crescendo. Cerca de 45,4% da terra orgânica ocupada pelo cultivo de grãos.
Quase todos os produtos orgânicos cultivados da Ucrânia são exportados, disse a agência Ministra de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Olga Trofimtseva, como parte de uma visita de trabalho à fazenda BIG BLUE, onde são cultivados mirtilos orgânicos.
Olga Trofimtseva também acrescentou que a empresa utiliza apoio estatal, o que ajuda no seu desenvolvimento. Atualmente, cerca de 70% das bagas da fazenda são exportadas, 30% vão para o mercado ucraniano.
Segundo ela, os mercados ucranianos estão cada vez mais interessados em mirtilos orgânicos ucranianos, como resultado do qual sua exportação está crescendo. Assim, em 2016, totalizou 1,96 mil toneladas, em 2017 - 2,89 mil toneladas, em 2018 - 3,29 mil toneladas.
Na maioria das vezes, os mirtilos ucranianos iam para esses países: Irlanda, Polônia, Itália, República Tcheca, Lituânia, Alemanha, Sérvia, Áustria, Holanda, Bélgica, França.
De acordo com os dados de 2018, a área destinada à produção orgânica de bagas na Ucrânia (orgânica e de transição) foi igual a 840,79 ha, dos quais 106,75 ha foram cultivados com mirtilos (orgânicos e de transição).