O início do inverno deste ano foi marcado pelo consumidor ucraniano pelo aumento dos preços das beterrabas. No começo de dezembro, o custo de um quilo de beterraba era um terço menor do que os números de hoje.
"De fato, este é um tipo de recorde para dezembro", dizem os analistas ucranianos, pois nos últimos anos as beterrabas nesse período do ano mantiveram uma tendência de queda. "Nunca antes essa colheita de raízes nos pontos de venda no país custou tanto em dezembro quanto hoje - em média, cerca de 10 hryvnias".
Confira
"Houve uma onda de aumento de preços registrada em janeiro de 2018", observam os pesquisadores. "Essa tendência continuou até abril e terminou quando a Ucrânia recebeu grandes entregas de exportação de raízes da Polônia".
Segundo analistas, se os preços das beterrabas ucranianas continuarem subindo, os fornecedores da Polônia e da Bielorrússia responderão à "ajuda" dos ucranianos. De acordo com previsões preliminares, os preços de seus produtos serão significativamente mais baixos do que os atualmente em vigor na Ucrânia.