Plantas conscientes agora são estritamente proibidas na Rússia.
Um projeto de lei para suspender a proibição do cultivo de plantas contendo drogas já foi submetido ao Gabinete de Ministros da Rússia. As autoridades dizem que ele terá suas próprias matérias-primas para a produção de medicamentos. Agora, a Rússia importa 100% dessas matérias-primas do exterior, de países onde o cultivo de papoula é permitido.
Os autores do documento determinaram o procedimento para o cultivo de plantas, bem como uma lista de variedades. Eles acreditam que o monopólio do cultivo deve pertencer ao estado. E também o fato de que o monopólio deveria se estender não apenas ao cultivo de tais plantas para fins científicos, mas também à medicina e medicina veterinária, isto é, à produção de estupefacientes e substâncias psicotrópicas.
O ministério que inicia o projeto espera que já em 2019 a Rússia tenha suas próprias matérias-primas para anestésicos contendo ópio. O chefe do ministério, Denis Manturov, diz que 200 hectares de terra no sul da Rússia são necessários para a colheita. Isso é suficiente para fornecer à Rússia 80% dessas matérias-primas. No momento, na Rússia, apenas uma planta pode sintetizar medicamentos baseados em substâncias do ópio - o endócrino de Moscou.