Ontem, na região de Kirovograd, os únicos agricultores bloquearam a estrada "Uman - Kropyvnytsky". O motivo é o preço baixo dos produtos agrícolas.
“Os comerciantes de grãos estão nos colocando de joelhos. Os preços do diesel, fertilizantes e herbicidas, sementes aumentaram e caíram em nossos produtos.
Eles compram de nós por uma ninharia e exportam para o exterior a preços três ou até quatro vezes mais altos. O trigo, que compramos à taxa de 3 mil, é exportado entre 10 e 12 mil / tonelada ”, afirmou o participante da ação Vadim Burchenko. Segundo ele, os preços dos grãos neste ano e no passado são muito diferentes.
“No ano passado, o girassol foi vendido a 8.400-8.500 UAH / ton, a safra deste ano - a 5-4,8 mil UAH / ton. No ano passado, a soja foi vendida a US $ 320 por tonelada, e este ano a US $ 270-260 por tonelada. Em 2018, foram comprados 4,5 mil UAH / tonelada para milho, em 2019. - 2 mil UAH / tonelada ”, afirmou o agrário.
Os iniciadores observaram que a ação não foi dirigida contra o novo governo, mas para chamar sua atenção para os problemas na agricultura.
Entre os requisitos está a regulamentação no nível legislativo dos preços de compra de produtos agrícolas, para que os agricultores não trabalhem com prejuízo e os comerciantes de grãos não lucrem às suas custas.
Outro requisito dos manifestantes é um inventário de terras agrícolas. A sobreposição da rodovia foi suspensa e um memorando de paz em 4 de outubro foi assinado.