Se você está procurando uma bela planta perene para uma horta, o incenso é a opção ideal para decorar um território próximo a uma casa ou residência de verão. Os arbustos parecem muito impressionantes e não podem passar despercebidos por seus convidados. Um artigo sobre esta planta será discutido em mais detalhes.
O uso de incenso no paisagismo
Badan tem um contorno original de arbustos, cores brilhantes, uma forma interessante de folhas e inflorescências, o que permite usá-lo em composições pitorescas. Na Rússia, raramente é encontrado em parcelas pessoais. Mas, dado o grande número de vantagens do incenso (perene, sempre-verde, resistente ao gelo), a demanda por ele só aumentará.
Importante! Para maximizar as características decorativas do arbusto, ele deve ser coberto durante o inverno. Para fazer isso, você precisa de folhas podres, agulhas e palha.
Truques de designer
Badan não é apenas uma planta bonita, mas também capaz de esconder os lugares desagradáveis do local. A planta cresce muito rapidamente, as hastes em um curto período preenchem densamente o território, não deixando assim nenhuma chance de propagação de ervas daninhas. Graças a isso, você pode ocultar alguns elementos feios (um buraco para um poço, rachaduras no meio-fio etc.).
A planta se manifesta melhor em grandes jardins de flores, onde muitas outras plantas ornamentais são plantadas. Badan cria um contraste com sua cor brilhante e rica. Ao lado, todos os estandes vizinhos terão um visual novo e interessante.
Com que plantas é combinado o canteiro
Uma das principais vantagens da canoa é que ela tem uma aparência decorativa por um longo período: do início da primavera ao final do outono. Muitas vezes, a cultura no estilo do jardim ocupa o lugar principal. Por exemplo, na primavera, entre íris, floxes, ásteres, daylilies, bluebells e muitas outras plantas com flores, esses arbustos se destacam por sua rica cor e inúmeras inflorescências. No outono, o incenso também aparece em destaque entre os demais participantes do paisagismo, pois as folhas adquirem vários tons característicos desse período.
Você sabe Badan tem um grande número de propriedades medicinais. É especialmente recomendado que seja tomado sob a forma de chá para doenças do trato intestinal.
A cultura organicamente olha para paisagens com imitação de condições naturais: em jardins rochosos, perto de riachos, reservatórios, em colinas alpinas. Tem uma ótima combinação tanto em composições de grupo quanto em desembarques únicos. Existem muitas opções para o uso do incenso, porque a planta não tem medo de condições parciais de sombra, o que permite que seja plantada sob árvores e próximo a grandes arbustos.
A cultura tem a característica única de se misturar organicamente com objetos arquitetônicos. No contexto de alvenaria, cercas de jardim e pedras naturais, os arbustos ficarão muito bonitos.
Tecnologia de pouso com cores diferentes
Badan é despretensioso no bairro, então você pode plantá-lo com quase todas as plantas do jardim. Os paisagistas não recomendam fazer a composição deste arbusto com junça, lírio do vale ou pervinca. Eles não combinam e não parecem harmoniosos um ao lado do outro. Por exemplo, em qualquer composição com outras flores, escolha o lado norte, nordeste ou noroeste para o incenso. Em áreas bem iluminadas, a planta pode ter uma aparência levemente deprimida e arbustos fracos. O local deve ser rochoso, com solo bem drenado.
Importante! Os jardineiros precisam considerar que essa cultura está crescendo rapidamente. Os assentos devem ser espaçosos.
O algoritmo de ações durante o pouso é o seguinte:
- Cavar um buraco 30 × 30 cm.É necessário criar condições naturais para a planta, adicionar uma mistura de solo com pedras.
- No fundo do poço, havia uma espessa camada de tijolos quebrados.
- Em seguida, mergulhe cuidadosamente o sistema radicular das mudas.
- Cubra a cova com uma mistura de terra de relva, pedrinhas e areia numa proporção de 1: 2: 2.
- Regue a planta abundantemente.
Vídeo: plantando uma canoa
Tipos e variedades de incenso
O Tibete e o Himalaia são o lar da planta. Na natureza, a cultura é encontrada na Coréia, China, Afeganistão, Mongólia, Rússia (Sibéria) e outros países asiáticos. Hoje, os cientistas conhecem cerca de 10 tipos de incenso.
Farto
Esta espécie não excede uma altura de 40 cm, o nome está associado à forma das folhas, elas se assemelham visualmente a um coração. Eles são pintados de verde escuro e têm uma estrutura densa. Em maio, durante 20 dias, você pode ver pequenas flores em inflorescências císticas. Eles vêm em tons de rosa e roxo.
Um incenso em forma de coração é uma planta não caprichosa, portanto, pode decorar quase qualquer canto do jardim. Pode ser adicionado a várias composições, ele irá organicamente olhar nelas e decorar com cores brilhantes.
De folhas grossas
O período de floração é de maio a junho. A altura de uma planta adulta atinge 50 cm e o caule é espesso e sem folhas. O sistema radicular está próximo da superfície do solo. As folhas são verde-escuras, grandes (até 35 cm de comprimento e até 30 cm de largura) de ampla forma oval. Eles têm uma superfície de couro e crescem em um arbusto por 2-3 anos. O caule é grosso rosa-vermelho. Não há folhas nele. Nas inflorescências, existem muitas flores pequenas de tons de rosa, lilás e creme. No projeto paisagístico, eles podem ser usados tanto em estandes simples quanto em composições. Parece espetacular em slides alpinos e perto de lagoas.
Ciliar
Nas parcelas domésticas, essa espécie pode ser vista muito raramente. Geralmente cresce na natureza. As folhas são de forma redonda e têm uma superfície "eriçada". As flores são pequenas, rosa suave ou branco. A altura dos arbustos é de até 30 cm, uma ótima opção para criar bordas, decorar canteiros de flores e bordas de jardins.
Delaway
Vista em miniatura de incenso. Atinge uma altura de 20 cm e as folhas são verde-escuras. As flores são pintadas em tons saturados de rosa. Como na vista anterior, ele pode ser usado como uma borda do jardim. Também é frequentemente cultivada em vasos.
Você sabe Existe uma alta concentração de taninos no incenso, o que permite que a planta seja amplamente utilizada na medicina popular.
Híbridos Inespecíficos
Existem também híbridos interespecíficos de incenso.
Os mais comuns incluem:
- Bressingham White. Vista em miniatura. As inflorescências são pintadas na cor branca pura.
- Bressingham Ruby. É caracterizada por alta resistência. Tende a crescer rapidamente no site. As flores são pintadas em tons de vermelho framboesa.
- Boneca A cor das folhas se destaca do resto dos híbridos. Ao longo das bordas eles têm uma borda de bronze. As flores são rosa lilás.
- Silberlicht. Possui grande resistência ao gelo e resistência. A floração tem uma cor branca, que fica rosa com o tempo.
Badan é uma planta bonita, uma planta perene que ainda não conseguiu ganhar totalmente popularidade entre os jardineiros. Mais frequentemente, pode ser visto na natureza. O cultivo não requer muito esforço e cuidado pesado. Tais arbustos no canteiro podem criar uma atmosfera especial, tornar o local luminoso e espetacular.