Esverdear a produção de frutas e legumes é uma das áreas prioritárias no trabalho do projeto UHBDP. A equipe do PA “Terra de Tavria” sempre apóia tecnologias ecológicas e as promove em seus eventos.
Em uma das oficinas de cooperação, o filme biodegradável foi apresentado: suas vantagens como material ambiental, escopo de uso.
Irina Evtukh, participante do Projeto de Desenvolvimento de Negócios de Horticultura da Ucrânia (UHBDP), interessou-se pelo novo produto, mas verificou-se que o custo de um filme mulching é bastante alto. Os agrônomos do Grupo IMMER concordaram com um experimento e forneceram um filme ecológico para testes em 1200.
Irina, pela primeira vez entre os produtores da região de Kherson, tentou esse filme para a produção de melancias. Portanto, o experimento começou em abril. Segundo Irina, as mudas de melancia estão indo bem e, embora a princípio diminuam a velocidade, comparadas às usuais, mais tarde elas se desenvolvem rapidamente.
Portanto, esperamos que o filme biodegradável tenha suas vantagens especiais, para que nossos agricultores avaliem e comecem a usá-lo com mais frequência e recusem polietileno. Lembre-se de que, de maneira natural, o plástico se decompõe por um período de 100 a 500 anos; portanto, se sua produção não for reduzida, em breve todo o planeta estará cheio de sacos usados.
Hoje, o plástico está presente em cada milha quadrada do oceano, 100 mil animais morrem todos os anos devido a essa poluição. E a reciclagem de resíduos é pouco desenvolvida (apenas 1% do polietileno no planeta passa por ela).