Até o momento, o número total de terras aráveis extraídas na região de Donetsk chega a 30 mil hectares.
Segundo dados operacionais, cerca de 30 mil foram extraídas e contêm objetos explosivos ou estão na zona de guerra, disse Sergey Shupik, vice-diretor do Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial da RSA.
Os esforços conjuntos de representantes da administração regional do estado, agricultores, agentes da lei e equipes de resgate do Serviço Estadual de Emergência aprovaram um plano para identificar, neutralizar e destruir objetos explosivos que impedem o trabalho oportuno no campo de primavera na região de Donetsk.
Para informação, as bombas de fragmentação são frequentemente encontradas nos campos da região de Donetsk. Atualmente, o grau exato de contaminação com resíduos de munição de fragmentação na Ucrânia é desconhecido.
Os beligerantes usaram munições de fragmentação em 2014 e 2015, que incluíram os sistemas de foguetes de lançamento múltiplo Smerch (Tornado) e Hurricane com elementos de fragmentação.
A Ucrânia não é capaz de avaliar corretamente o grau de contaminação dos campos com bombas de fragmentação até que uma pesquisa completa seja concluída. Como os combates ainda estão em andamento, as bombas de fragmentação continuam sendo usadas.