A nova temporada pode fornecer à Ucrânia grandes reservas de transporte de milho na quantidade de 2-2,5 milhões de toneladas, o que é um motivo sério para as entregas recordes de milho ucraniano.
Svetlana Malysh, especialista líder no mercado de grãos, falou sobre as perspectivas de exportação de milho na Conferência Internacional de Grãos Ucrânia 2019. Segundo o especialista, mais uma razão para um aumento significativo nos volumes de exportação de milho é o alto rendimento esperado da safra.
Svetlana Malysh é da opinião de que, na nova temporada, as exportações de milho poderão chegar a 27 milhões de toneladas.O especialista nomeou os países europeus, assim como a Turquia e o Egito, como os principais importadores de milho da Ucrânia. O analista não tem pressa em falar sobre o preço dos produtos.
Svetlana Malysh disse que estava esperando o preço cair, mas os eventos que ocorreram uma semana antes haviam mudado radicalmente a situação. O nível de preços pode ser afetado por guerras comerciais e uma campanha de semeadura nos EUA. Hoje, já existe um aumento nos preços em US $ 2-3.
Foi relatado anteriormente que a Ucrânia aumentou significativamente as exportações de milho. Na campanha de 2018/2019, em 27 de fevereiro deste ano, o país vendeu 15,8 milhões de toneladas de milho para outros estados. No mesmo período de 2018, as exportações totalizaram 6,2 milhões de toneladas de grãos de milho.
Devido ao baixo preço e à falta de organismos geneticamente modificados, os produtos dos produtores ucranianos são mais atraentes para os consumidores do que os americanos.