Como parte do Programa Mundial de Alimentos, a Federação Russa estende uma mão de ajuda humanitária ao povo da Coréia do Norte.
Com base no fato de que os coreanos tentam há muitos meses superar as consequências da seca severa de 2018 e da escassez aguda de provisões, os agricultores russos enviaram pouco menos de duas mil e novecentas toneladas de trigo ao estado de sofrimento na semana passada.
Vale ressaltar que, alguns dias antes do envio da remessa, a Coréia do Norte recebeu outros mil e cem toneladas de grãos de trigo da Rússia.
É importante acrescentar que antes a Federação Russa já enviava "saudações de trigo" aos coreanos famintos - grandes quantidades de grãos foram enviadas em fevereiro de 2019, bem como em março e abril. Ao mesmo tempo, quanto de todo o trigo que a Federação Russa enviou à Coréia do Norte não é relatado.
Note-se que as condições climáticas áridas e a perda da maior parte da colheita nos campos da Coreia do Norte em 2018 reduziram o volume de produção de alimentos ao nível de uma década atrás.
E hoje, pelo menos dez milhões de habitantes do país (cerca de 40% da população total da RPDC) vivem em condições de escassez anormalmente aguda de alimentos.
Diante de todos esses fatores, a Rússia envia trigo para a Coréia do Norte, principalmente para a fabricação de produtos alimentares para mulheres que esperam adições na família e crianças pequenas.