Um enxame de gafanhotos, descrito como uma invasão "bíblica", destrói as colheitas e destrói o gado na Sardenha.
Coldiretti, uma associação agrícola italiana, diz que milhões de gafanhotos causam "danos significativos" à ilha, criando o risco de "danos graves a parte da colheita".
Particularmente afetado pela invasão de gafanhotos, que os especialistas classificaram como a pior invasão de 60 anos, áreas agrícolas perto da cidade de Nuoro.
O jornal local La Nuova Sardegna relata que algumas parcelas de 2.000 hectares de terra se transformaram em "tapetes de gafanhotos", que são proporções "quase bíblicas".
Leonardo Salis, presidente da divisão Coldiretti Nuoro, disse que o gafanhoto "come tudo o que encontra" e, em alguns casos, "deixa animais sem pasto". E acrescentou: "Recorremos a instituições de todos os níveis - municipal, provincial e regional - para resolver este problema".
O especialista em gafanhotos Alexander Lachininsky, funcionário da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em Roma, disse que as razões para o grande número de gafanhotos não são claras.
No entanto, Coldiretti afirma que as altas temperaturas repentinas após o frio de maio são as culpadas.
A Associação Agrícola Italiana diz que os ovos depositados por gafanhotos no outono podem ter amadurecido como resultado do calor repentino, levando novos insetos a procurar comida.