Os produtos naturais podem trazer benefícios especiais aos consumidores, melhorar sua saúde e manter a imunidade na estação fria. Às vezes, eles podem ser combinados em várias proporções, aumentando assim o efeito de cura. O artigo fornece informações sobre os benefícios do mel com pinhões, detalhes sobre as propriedades medicinais e métodos de preparação de misturas medicinais.
Composição e propriedades benéficas de pinhões com mel
O mel fortalece o coração, acalma os nervos, nutre o cérebro e cura feridas. Tem um efeito antibacteriano - em alguns casos, ele lida melhor que os antibióticos. Tem um ótimo sabor, possui muitas propriedades úteis e é um excelente produto cosmético.
Os benefícios que ele traz são muito versáteis. Surpreendentemente, o mel, diluído em água e servido frio, trata a diarréia, enquanto mais concentrado e levemente aquecido, combate a constipação e melhora a digestão.
Enzimas muito importantes estão presentes neste produto. Basicamente, eles consistem em secreções das glândulas salivares de insetos. O mel também contém uma substância com efeito bacteriostático, conhecida como peróxido de hidrogênio. A atividade antibiótica do mel diluído é muitas vezes maior do que no produto não diluído.
Importante! «Os núcleos ”devem incluir o mel em sua dieta, pois a acetilcolina contida nele tem um efeito benéfico no estado do miocárdio. O potássio também fortalece significativamente o músculo cardíaco.
Os antibióticos naturais produzidos pelas abelhas incluem lisozima, inibina e apidicina. Eles agem em cocos gram-positivos, como estafilococos e estreptococos, bem como em bacilos gram-negativos. Além disso, com a ajuda dessas substâncias, é possível combater o antraz, a tuberculose, as tricomonias vaginais e a levedura de Candida.
O mel contém um grande número de oligoelementos: potássio, cloro, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, molibdênio, manganês e cobalto, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, C, ácidos fólico e pantotênico, biotina.
Pinhões, como o mel, têm muitas propriedades únicas e valor nutricional. Na medicina popular, essas sementes são usadas para tratar tonturas, tosse seca, reumatismo e constipação.
Eles contêm vitamina K, responsável pelo processo de coagulação, que reduz o sangramento menstrual excessivo, inibe o desenvolvimento de tumores e satura os ossos com cálcio, o que impede o desenvolvimento da osteoporose.
As nozes contêm niacina (4,387 mg / 100 g), que tem um efeito positivo não apenas no sistema nervoso, mas também no estado da pele. A deficiência desse elemento no corpo aumenta o risco de desenvolver doenças de pele e perda de cabelo. Também existe potássio que diminui a pressão arterial (597 mg / 100 g) e zinco que melhora a fertilidade (6,45 mg / 100 g), o que os torna afrodisíacos.
Você sabe Uma abelha trabalha coletando néctar de cerca de 500.000 flores abertas para trazer cerca de 50 gramas de mel para a colméia.
O zinco nas nozes é especialmente importante na dieta dos homens, porque desempenha um papel importante na produção de testosterona, na formação de espermatozóides e prolonga sua vida útil. Foi provado que a adição de 66 mg de sulfato de zinco (cerca de 27 mg de zinco) aos homens resultou em um aumento significativo na contagem de espermatozóides.
Valor nutricional dos pinhões (por 100 g):
- valor energético - 673 kcal;
- proteína - 13,69 g;
- gordura - 68,39 g
- carboidratos - 13,08 g (incluindo açúcares simples - 3,59);
- fibra - 3,7 g.
Vitaminas: | Minerais e ácidos graxos: |
C - 0,8 mg | cálcio - 16 mg |
A - 29 UI | ferro - 5,53 mg |
E - 0,90 mg | magnésio - 251 mg |
K - 34,1 mcg | fósforo - 575 mg |
tiamina - 0,364 mg | potássio - 597 mg |
riboflavina - 0,227 mg | sódio - 2 mg |
niacina - 4,387 mg | zinco - 6,45 mg |
B6 - 0,094 mg | saturado - 4.899 g |
ácido fólico - 34 mcg | monoinsaturado - 18,764 g |
— | poliinsaturado - 34.071 g |
Como cozinhar
Para tornar a composição útil e saborosa, você precisa escolher os ingredientes certos. O mel deve ser natural, sem adição de açúcar ou outras substâncias estranhas, portanto, é aconselhável comprá-lo em apicultores familiares ou em lojas de alimentos orgânicos com boa reputação.
Confira
Você também precisa lembrar que para esses fins, é necessário apenas mel líquidoÉ melhor usar um que foi extraído recentemente de favos de mel de abelha.
Mas vale lembrar que após alguns meses o produto natural necessariamente ficará espesso, de modo que o cristalizado possa ser levemente aquecido em banho-maria em água levemente morna (não mais que + 30 ° C) por 15 a 20 minutos.
Ele se tornará novamente fluido e pode ser usado para despejar nozes.
Não é recomendável comprar grãos descascados, pois podem ter um sabor rançoso ou estar infectados com mofo. É a carcaça rígida que os protege de deterioração por muito tempo e deve ser removida imediatamente antes do uso.
Uma mistura de mel e nozes
O prato é rápido e fácil de cozinhar. É muito gratificante e saudável.
Processo passo a passo:
- As porcas são removidas da casca e depois retiradas da película externa. Além disso, é desejável triturá-los. Isso pode ser feito usando qualquer aparelho de cozinha (moedor de carne, liquidificador ou processador de alimentos). Se não houver tais agregados na fazenda, os grãos serão espalhados sobre uma tábua de madeira, cobertos com uma folha de papel limpo e "desenrolados" com um rolo de massa.
- Normalmente, essa proporção de produtos é usada: cerca de 600 g de sementes de cedro sem casca (pouco mais da metade do volume de uma jarra de litro) e 300 ml de mel líquido fresco (recarga).
- O frasco é bem fechado e sacudido bem, para que todos os ingredientes sejam misturados e, em seguida, colocado na geladeira por 14 dias para insistir.
Você sabe Segundo uma lenda grega antiga, a progenitora da medicina moderna, Hipócrates viveu 111 anos precisamente graças ao uso constante de mel.
Mel creme
Com o tempo, o mel natural das abelhas perde sua consistência líquida e endurece. Após a cristalização, é difícil remover do recipiente onde está armazenado. Recentemente, uma nova receita foi inventada, graças à qual o produto adquire uma consistência cremosa, após o que é fácil remover do pote ou espalhar no pão.
A técnica de preparação para esta receita consiste na constante agitação mecânica do mel fresco, até o início da cristalização. Devido a isso, um endurecimento forte não ocorre. Deve-se acrescentar que durante o processo nada é adicionado ao produto principal, ele também não perde nenhuma de suas qualidades medicinais.
Adquire densidade cremosa e persiste por vários meses (até um ano).
As propriedades do creme de mel são as mesmas de um produto comum, mas a estrutura é mais delicada e a aparência é muito mais atraente. Não perde qualidades valiosas e mantém seu aroma característico por um longo tempo. É usado como uma propagação para produtos de panificação - um sanduíche tão doce é popular como uma adição ao chá no café da manhã. Este é um ótimo substituto para pastas de chocolate.
Você sabe As nozes são um alimento rico em proteínas, saciedade bastante capaz de substituir a carne, pois são rapidamente absorvidas pelo organismo. Menos de meio quilo de tal refeição é suficiente para um adulto viver um dia sem sentir fome.
Devido à sua consistência, o creme de mel não gruda nas mãos e não deixa manchas nas roupas; além disso, não esfolia, portanto, não há risco de fermentação. A temperatura ideal de armazenamento do produto é de +20 ... + 22 ° C.
Vídeo: pinhões com mel
Aplicação
Os médicos recomendam a inclusão de uma mistura de nozes e mel na dieta para prevenir e fortalecer o corpo pela manhã, antes do café da manhã, com o estômago vazio. Após cerca de 30 minutos você pode comer. Ou apenas misture uma colher de chá de doces em um mingau de manhã quente ou queijo cottage.
Os adultos não devem comer mais do que 6-8 g da composição durante o dia (5-6 colheres de chá). Para a construção muscular diariamente, durante um mês, tome cerca de 3-4 colheres de sopa. eu misturas , o que aumenta significativamente o nível de testosterona no organismo. Além de aumentar a massa muscular, o hormônio ajuda a restaurar a função erétil.
Para crianças pré-escolares mais velhas, não é recomendável exceder uma porção de 0,5 a 1 horas por dia. Para fins terapêuticos, tome meia hora antes das refeições: com uma baixa acidez do estômago 10 minutos antes de comer e com uma alta, o produto é sempre diluído em água e bebido 90 minutos antes da refeição.
Não adicione doçura de abelha ao chá quente nem use-o para assar bolos.
Já a temperaturas acima de + 35 ° C, muitas substâncias valiosas desaparecem e a + 40 ° C todas as propriedades curativas desaparecem completamente. A uma temperatura de cerca de + 80 ° C, todos os componentes nocivos presentes estão concentrados no produto, o que, segundo alguns relatos, pode ter um efeito cancerígeno no estômago.
Contra-indicações
As sementes de cedro são as mais hipoalergênicas de todas as variedades de nozes. Mas, ainda assim, não descarte a possível reação negativa do corpo a esse tipo de alimento. É necessário levar em consideração a possível intolerância individual, por isso é aconselhável começar a tomar uma pequena quantidade para poder identificá-la a tempo.
Importante! Mesmo pessoas saudáveis devem comer mel moderadamente. A dose diária máxima permitida depende do peso corporal, mas se você comer mais de 150 g de doces por dia, pode causar tonturas e perda de consciência em um adulto.
Os pinhões têm a capacidade de aumentar o volume de bile. Se o paciente tiver obstrução dos ductos biliares, vale a pena consultar um médico antes de tomar o produto. Eles também não são recomendados para pessoas com diagnóstico de obesidade. Como se trata de um alimento muito calórico, se você estiver acima do peso, limite-se a uma pequena quantidade ou abandone-o completamente.
Caso contrário, um ganho de massa decente ocorrerá gradualmente.
- Quem é indesejável usar mel:
- Bebês e crianças pequenas, porque além de reações irritantes perigosas para a saúde e a vida, causa inflamação do intestino. Além disso, o produto geralmente contém esporos bacterianos, que o sistema digestivo do bebê não pode neutralizar.
- Pessoas propensas a alergias, causada principalmente por pólen de plantas, proteínas de abelhas, veneno de insetos e partes do corpo, mofo e leveduras. O mel consiste em componentes biologicamente ativos misturados com enzimas das glândulas de abelha, grãos de pólen e antibióticos administrados às abelhas. Por causa deles, a reação a essas substâncias pode se manifestar de várias formas - desde erupções cutâneas alérgicas a choques anafiláticos com risco de vida.
- Doentecuja condição é acompanhada de febre.
- Para diabéticos, uma vez que um alto teor de carboidratos simples afeta o pâncreas e muitas vezes se torna um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença. Pessoas que precisam limitar a quantidade de carboidratos em sua dieta devem consultar um endocrinologista ao usá-lo. Nos estágios iniciais ou com uma forma leve da doença em pequenas doses, você pode comer mel de acácia (não mais do que uma colher de chá de cada vez).
- Se uma pessoa está acima do peso, então, como no caso dos pinhões, ele não deve comer mel com outros alimentos, porque isso aumenta o conteúdo calórico dos pratos, cria obstáculos à digestão normal e as substâncias valiosas contidas nele são perdidas. O valor nutricional dos doces é alto, em 100 g do produto varia de 304 kcal (em branco) a 415 kcal (taiga escura, flor ou mel de trigo sarraceno).
Como a doçura natural tem uma textura pegajosa e contém muitos açúcares, seu uso regular pode enfraquecer o esmalte dos dentes e causar cáries. Para evitar isso enxágüe o gênero com água depois de comer ou beber chá sem açúcar com alimentos. De qualquer forma, é necessário levar em consideração o estado geral de saúde e monitorar constantemente a saúde ao introduzir um novo produto na dieta.
Importante! Deve-se lembrar que o mel dissolvido em água morna reduz o nível de acidez do suco gástrico e, inversamente, em combinação com a água fria, aumenta.
As sementes naturais de mel e cedro são altamente nutritivas, com toda uma gama de vitaminas e minerais saudáveis. Esses produtos são capazes de apoiar uma pessoa que se enfraqueceu após uma doença, fortalecer a imunidade e saciar. Cada um deles tem propriedades medicinais, mas a mistura de nozes e mel, que até um chef inexperiente pode fazer com as próprias mãos, é considerada a combinação mais bem-sucedida.