Se você deseja cultivar em sua horta não apenas uma fonte de frutas saborosas e saudáveis, mas também uma decoração real de qualquer jardim, você deve prestar atenção aos mirtilos. É difícil domesticar esse arbusto de crescimento silvestre, mas se todos os requisitos para as condições de seu crescimento forem atendidos, essa tarefa será bastante solucionável.
Descrição botânica
Lingonberry é um arbusto sempre-verde de baixa estatura (10–20 cm). Pode atingir esses tamanhos se cultivada em um jardim, mas em uma floresta, quando é necessário superar obstáculos na forma de galhos secos, ervas daninhas, essa planta pode ser muito maior. Lingonberry em latim significa "videira do Monte Ida". Há uma montanha na ilha de Creta chamada Ida, aparentemente, está de alguma forma conectada com essa baga.Esta planta pertence ao gênero Vaccinium da família Heather. As folhas da planta são obovadas ou elípticas em pecíolos curtos com bordas curvas. Acima eles são verde escuro, abaixo - verde claro, brilhante, coriácea. As folhas têm cerca de 3 cm de comprimento e 1,5 cm de largura.
Você sabe As flores de mirtilo duram apenas duas semanas.
O rizoma é horizontal, rastejando. A partir dela, os ramos crescem até 20 a 25 cm de altura. Lingonberry floresce no final da primavera - início do verão, suas flores são incrivelmente bonitas, branco-rosa, em forma de sino, localizadas no topo dos galhos com borlas raras. Os frutos são vermelhos brilhantes, em forma de bola, brilhantes, agridoces, com sementes pequenas. O diâmetro das bagas é de cerca de 8 mm. Eles amadurecem de agosto a setembro.
Características, características da cultura
Cranberries são frequentemente confundidos com cranberries, mas essas bagas têm diferenças significativas. Eles crescem de maneiras diferentes, porque os cranberries se espalham no chão e os mirtilos parecem um arbusto que cresce muito lentamente. Além disso, os cranberries têm bagas maiores, com um pouco de amargura, e as folhas são mais finas, parecem agulhas. O solo de mirtilo prefere ácidos, secos, argilosos, mas os cranberries, ao contrário, amam lugares úmidos e soltos para o cultivo.A principal característica dos mirtilos é que suas bagas podem ser colhidas duas vezes por temporada. O tempo de colheita depende das condições climáticas. A baga pode estar pronta para uso em agosto ou já em outubro, quando é totalmente nutrida pelo sol, e se torna muito saborosa e perfumada com lados vermelhos brilhantes. As folhas de mirtilo também têm uma característica: elas podem reter a umidade devido aos furos na parte inferior das folhas.
A água do lado superior rola para baixo, onde é absorvida por essas covinhas. E você não deve esquecer que os mirtilos acumulam radiação em grandes quantidades; portanto, é necessário coletá-la em locais limpos e seguros e comprar apenas em mercados confiáveis as pessoas em quem você confia. E é melhor cultivá-lo em casa e assim você pode ter certeza da qualidade dos frutos.
Você sabeO mirtilo não é inferior nem ao carvalho em termos de vida, porque pode viver por cerca de 300 anos.
Área de cultivo
Lingonberry é uma planta de crescimento selvagem que adora solos ácidos pobres; portanto, cresce em turfeiras secas, nas montanhas da Sibéria, no Cáucaso e no Extremo Oriente. Estes belos arbustos em estado selvagem são encontrados na Tundra, eles adoram a floresta, tanto de coníferas quanto mistas.Recentemente, os mirtilos estão aparecendo cada vez mais em parcelas pessoais. Embora seja difícil criar condições de cultivo adequadas para ela, ela gostava muito de jardineiros por causa de sua beleza e utilidade.
Propriedades decorativas e úteis
Devido ao fato de o mirtilo ser um arbusto sempre verde, parece muito apropriado na paisagem de parcelas pessoais. Pode ser cultivada como cobertura de solo para criar slides e jardins ornamentais alpinos. No paisagismo dos locais, as folhas de mirtilo, que não ficam amarelas e não caem com o advento do outono, e flores incrivelmente bonitas, e contas vermelhas de bagas também são muito apreciadas.
E também esta planta é muito útil, devido à sua composição, portanto é amplamente utilizada na medicina popular. As folhas contêm arbutin - um anti-séptico natural. Eles fazem chá tônico, que alivia rapidamente a fadiga e ajuda a restaurar a força. Bagas de mirtilo são muito úteis para comer com hipovitaminose, porque são uma fonte natural de vitaminas C, A, E, caroteno.
Graças a eles, você pode manter a imunidade, combater a anemia, o que é especialmente importante para crianças e mulheres grávidas. Decocções de frutas ajudam a combater a febre e saciam perfeitamente sua sede. O suco de mirtilo reduz a pressão arterial, acalma, melhora a motilidade intestinal. Com resfriados, o chá de tília com geléia de mirtilo ajuda. E esse engarrafamento é muito útil para mulheres em trabalho de parto.No tratamento de doenças de natureza bacteriana, as bagas de mirtilo são simplesmente insubstituíveis, porque aumentam a ação de antibióticos e sulfonamidas. E até brotos de flores são muito úteis, pois ajudam nas doenças dos órgãos genitais femininos e contribuem para a preservação da gravidez. E a partir de bagas de mirtilo preparar pratos muito saborosos e preservação. Eles fazem molhos, sucos, bebidas de frutas e compotas.
Variedades e variedades
Para determinar que tipo de mirtilo você deseja ver no local do jardim, você precisa saber como elas diferem uma da outra. Hoje existem cerca de duas dúzias deles.
Vale a pena considerar o mais popular deles:
- Coral - uma variedade de seleção holandesa. Seus arbustos têm até 30 cm de altura e largura. Essa variedade adora solos úmidos e pantanosos, portanto, é necessário garantir que o solo embaixo não seque. Se você estiver bem cuidado, poderá coletar de cem partes a 60 kg de frutas. A cor da fruta é vermelha brilhante.
- Sanna - Essa variedade vem da Suíça. É popular no paisagismo. A altura do mato é de 15 a 30 cm. Em agosto, ele fornece 300 g de bagas. Sua cor é vermelho coral.
- Pérola vermelha - Uma variedade holandesa antiga. Arbustos com até 30 cm de altura, folhas bastante ramificadas e volumosas, são grandes, verde escuro. Bagas são bordô, amadurecem duas vezes por temporada.
- Ruby - variedade com arbustos de cerca de 30 cm, folhas elípticas, verde-escuras, frutos vermelhos brilhantes. A variedade gosta muito da luz solar.
- Ammerland - uma planta com arbustos baixos e folhas verde esmeralda. As bagas são vermelho claro. Os frutos amadurecem duas vezes por estação. Ele gosta de lugares bem iluminados, sem árvores altas por perto.
- Mazovia - Variedade polonesa com pequenas bagas cor de vinho. Frutas no meio do outono.
- Linnaeus - em homenagem ao criador sueco. Arbustos de até 25 cm com uma haste principal bem definida. Os frutos são escarlates, amadurecem no meio do outono.
- Kostromichka- esta variedade produz frutos uma vez por estação; em agosto, os frutos são de sabor adocicado, vermelho escuro, com 7-8 mm de diâmetro.
Regras de desembarque
Dado o fato de que os mirtilos gostam de crescer na floresta em solos ácidos, você precisa trabalhar duro para que ela se sinta bem em casa no seu jardim. Mas isso é bem possível se você preencher várias condições necessárias para o cultivo adequado dessa planta.
O momento
Os arbustos de lingonberry podem ser plantados na primavera e no outono, uma vez que é um arbusto perene, as datas de plantio não afetam muito sua sobrevivência em um novo local. É melhor plantar de manhã cedo ou à noite.
Seleção do local, preparação do solo e poços
Os arbustos de amora silvestre amam o solo, o mais próximo possível daquele a que estão acostumados em condições naturais. Portanto, para o seu cultivo, é necessário preparar o solo. O local que você precisa escolher é bem iluminado, com solo seco e ácido (PH 3,5-5,5). A superfície deve ser plana o suficiente para não ser inundada pelas chuvas e a água não estagnar. Também uma característica muito importante é a friabilidade do solo, pois, com a falta de oxigênio, o rizoma pode morrer, o que levará à morte do mato.
Se a terra do seu site não possuir as características necessárias para o crescimento e desenvolvimento confortável de mirtilos, ela poderá ser acidificada artificialmente. Para fazer isso, adicione serragem, turfa, areia e agulhas em proporções iguais e desenterre tudo. Lingonberry não tolera a proximidade das águas subterrâneas com suas raízes, portanto a água deve ter pelo menos 50 cm de profundidade. Mas se a água subterrânea for muito profunda, o solo pode secar muito, o que também não é muito bom para as plantas.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o plantio, é melhor usar mudas de 2 a 3 anos de idade. Eles devem ser fortes, saudáveis e com um sistema radicular bem desenvolvido. Eles não podem ter danos e sinais de doença. É melhor escolher mudas das variedades que você mais gosta, porque elas praticamente não diferem nas propriedades.
Importante! Você pode molhar a cama com água acidificada para obter um efeito ainda melhor. Para fazer isso, dilua 100 g de ácido cítrico em 3 l de água.
Tecnologia de aterrissagem passo a passo
Se você já escolheu um local para plantar e preparou o solo, execute as seguintes etapas:
- Marque o território destinado ao plantio de arbustos, de modo que as plantas fiquem alinhadas a menos de 30 cm de distância e a distância entre as fileiras também deve ser de aproximadamente 30 cm.
- Cavar buracos com 6-8 cm de profundidade.
- Insira a planta no buraco para que a raiz fique livre, endireite o rizoma e polvilhe com o solo.
- Despeje a planta com água limpa ou água limpa de um poço, se não contiver cloro.
- Cobrir o solo ao redor do arbusto com agulhas, serragem, areia e casca ralada.
- Nos primeiros dez dias após o plantio, os cranberries precisam ser regados para melhor enraizar e depois olhar de acordo com as circunstâncias.
Combinações com outras culturas
Os mirtilos agora são usados ativamente no design da paisagem, porque seus arbustos sempre verdes, quase rastejando no chão, parecem muito impressionantes nos slides alpinos. Especialmente quando florescem com sinos brancos ou rosa pálidos, ou estão cobertos com contas vermelhas brilhantes de bagas. Zimbros escuros e outras coníferas ficam ótimos ao lado de mirtilos brilhantes.
Além disso, os mirtilos se dão muito bem com eles, tanto na natureza quanto no jardim. Mas perto de árvores altas, com rizomas e galhos grandes, não é recomendável cultivar cranberries, porque não tolera áreas sombreadas e, além deste bairro, sofre com a falta de umidade.
Como crescer de sementes para mudas em casa
Criadores russos criaram três variedades de mirtilos, que podem ser cultivadas a partir de sementes em nossas condições. Porém, se ao cultivar mudas, você já pode obter a colheita no segundo ano, a partir das sementes, as plantas que produzem a colheita serão somente depois de 4 anos.
O cultivo de arbustos de mirtilo a partir de sementes consiste nas seguintes etapas:
- Estratificação de sementes a 4 ° C.
- A semente é semeada no solo a partir de três partes de turfa e duas partes de areia.
- A temperatura do ar deve ser de pelo menos 20 ° C, acidez do solo - 3-4,5 PH.
- Dentro de um mês, haverá brotos.
- Quando as mudas têm 4-5 folhas, elas podem ser transplantadas para a estufa, onde permanecerão por cerca de um ano.
- Para o inverno, as mudas devem ser cobertas com um palmo e coberto com palha.
- Na primavera, brotos jovens são plantados em um local especialmente designado para eles, a uma distância de 25 cm um do outro.
- As mudas são plantadas em um local permanente aos dois anos de idade.
- As plantas jovens são alimentadas com fertilizantes minerais: sulfato de amônio e potássio, além de superfosfato.
Regras de cuidados
Arbustos de Lingonberry não são muito exigentes em cuidados. Se eles prepararam o terreno certo para criar raízes, as medidas mais importantes já foram tomadas.
Importante!Em nenhum caso você deve alimentar mirtilos com fertilizantes contendo cloro, eles são fatais para ele.
Mas, para que a planta se sinta confortável, desenvolva-se bem e ofereça uma colheita estável, você precisa cuidar adequadamente dela:
- Molhe os arbustos com irrigação por gotejamento ou irrigue não mais que duas vezes por semana. Lingonberry não gosta de alta umidade, mas também não tolera a seca, por isso é necessário regá-la a tempo e com moderação.
- Acidifique o solo uma vez por mês, pois a água pode lixiviar o ácido ao longo do tempo.
- Ervas daninhas para que elas não interfiram no desenvolvimento da planta.
- Cobrir o solo ao redor dos arbustos com turfa, areia ou agulhas.
- No início da primavera, antes do início do fluxo de seiva ou no outono após a colheita, no sétimo ano de crescimento, é necessário iniciar a poda antienvelhecimento. Para fazer isso, deve ser reduzido pela metade ou um terço.
- Os fertilizantes minerais de lingonberry são praticamente desnecessários, porque seu rizoma é trançado com micélio do fungo micorriza, através do qual recebe todos os minerais no solo. Às vezes, você pode alimentar levemente as plantas, mas raramente e a tempo. Por exemplo, nos primeiros dois anos de crescimento, fertilizantes nitrogenados podem ser adicionados e, no quinto ano, uma mistura complexa.
Floração e frutificação
Dependendo da variedade, o mirtilo floresce em abril-maio e começa a dar frutos de julho a setembro-outubro. A beleza das flores desta planta está além da descrição. Eles são brancos, ou ligeiramente rosados, semelhantes aos sinos. Os frutos de todos os tons de vermelho, de escarlate brilhante a bordô, tamanho médio e arredondado.
Colheita e armazenamento
Dependendo da variedade, os mirtilos amadurecem em julho-agosto e, em seguida, podem ser colhidos. Ao escolher bagas, é muito conveniente usar uma colher especial que não esmaga as bagas e as colhe com muito cuidado. Só você precisa fazer isso com cuidado para não danificar os brotos delicados. Os mirtilos podem ser armazenados frescos por tempo suficiente sem perder suas qualidades. Tudo isso graças ao ácido benzóico, que faz parte dele.
A maneira mais útil de armazenar mirtilos é mergulhando as frutas na água. Para fazer isso, as bagas são cuidadosamente separadas do lixo, lavadas e vertidas com água fervente. Graças ao ácido benzóico, eles podem ser armazenados dessa maneira por muito tempo e não é necessário adicionar conservantes. Além disso, essa baga produz excelentes doces, molhos, bebidas de frutas e você pode apenas ralá-la com açúcar e guardá-la na geladeira.As folhas de mirtilo não são menos valiosas que as frutas. Eles precisam ser colhidos na primavera ou no outono, pois as folhas coletadas no verão ficam pretas e se deterioram. Seque as matérias-primas em um local escuro e seco. Se as folhas forem coletadas a tempo e adequadamente secas, elas ficarão verdes com pontos marrons na parte inferior. Guarde as folhas em potes de vidro ou em sacolas de lona por 3-4 anos.
Preparações de inverno
Lingonberry, em princípio, tolera bem o inverno. Para protegê-lo de geadas muito severas, recomenda-se cobrir os arbustos com um palmo para o inverno. E também esta planta tem medo de geada no início da primavera; portanto, pela primeira vez, embora o clima não seja estável, é aconselhável cobri-la durante a noite. De manhã, é necessário abri-lo para que a planta receba luz solar suficiente.
Métodos de criação
O lingonberry se propaga de três maneiras: replantando arbustos, mudas e sementes. As estacas podem ser colhidas durante a poda antienvelhecimento dos arbustos. Eles não devem ter mais de 5 cm. As estacas ficam no chão por duas semanas e são cobertas com um filme ou em uma estufa. Após 2 semanas, eles são transferidos para um local para mudas e crescem lá, ganhando força.Em um ano ou dois, quando as mudas ficarem mais fortes, poderão ser transplantadas para um local permanente. Cuidar deles é o mesmo que dos arbustos. Você pode propagar cranberries e sementes, mas neste caso, a colheita será somente após 4 anos. E você precisa lembrar que o mirtilo brota apenas à luz.
Doenças e pragas: controle e prevenção
O mirtilo é bastante resistente a doenças, mas às vezes ainda é afetado por exobazidiose, esclerotinia e moniliose. A esclerotinia leva à mumificação das bagas, devido aos brotos da exobazidiose, que crescem e embranquecem fortemente, e o monolioz seca completamente as plantas, pelas quais elas morrem.Todas essas são doenças fúngicas, e a melhor maneira de combatê-las é tratar as plantas com o líquido de Bordeaux.As principais pragas do mirtilo são as minhocas, você precisa pulverizar a solução com arbustos três vezes em intervalos de 2-3 semanas. Para prevenir tais doenças, é necessário prestar a devida atenção aos arbustos das ervas daninhas dos matagais e não permitir a inundação do local. Eles roem folhas jovens, flores e ovários, mas raramente causam danos significativos à safra, devido ao fato de aparecerem apenas em casos isolados, e dificilmente podem ser considerados um problema sério.
Crescimento Industrial
O mirtilo é cultivado em escala industrial há muito tempo na Suécia e na Finlândia; também existem plantações separadas na Alemanha e nos EUA, mas ainda temos uma produção industrial muito pobre dessa baga útil.
Para cultivo industrial, as seguintes variedades são mais adequadas:
- holandês - Coral e Pérola Vermelha;
- Alemão - Ammerland, Erntekrene, Erntezegen;
- polonês - Mazovia, velo Belyaevskoe;
- sueco e finlandês - Linnaeus, Ida, Sanna;
- Kostromichka, Kostroma Pink, Ruby.
Lingonberry na tundra
A tundra é um dos locais nativos de crescimento de mirtilos. Ao contrário das espécies florestais, na Tundra, os arbustos crescem não mais que 7 cm.As bagas vermelhas brilhantes de mirtilos, que geralmente amadurecem duas vezes por temporada, apreciam os animais e pássaros que vivem nesta área. Eles atraem os habitantes da floresta com suas cores.
Lingonberry nos subúrbios: cultivo e cuidados
Os mirtilos cultivados na região de Moscou caracterizam-se pelo fato de dar frutos de agosto a setembro, o que é muito importante, porque nessa época todas as outras frutas já deixam de dar à luz, portanto, essa fonte de vitaminas é muito importante. Variedades especialmente desenvolvidas para a Rússia e suas condições climáticas severas são ideais para a região de Moscou.
Este é Ruby e Kostromichka. A variedade de coral também cresce e dá frutos nessa área. Devido às suas características únicas, os mirtilos estão se tornando cada vez mais populares em nosso tempo. Suas folhas verdes, que não ficam amarelas e não secam durante o ano, decoram qualquer jardim.
E não apenas folhas, mas também flores muito bonitas e suculentas bagas brilhantes. E a quantidade de propriedades úteis desta planta não se presta a nenhuma descrição. Se você deseja cultivar esta fruta incrivelmente saudável e saborosa em seu jardim, basta criar condições adequadas para ela, e certamente agradará você com uma colheita estável.