A pimenta é uma cultura vegetal caprichosa que requer várias condições especiais para o cultivo. Além disso, tanto o pimentão amargo quanto o doce (ou, como costumam chamar mais frequentemente o búlgaro) precisam das mesmas condições de detenção. Oferecemos-nos para lidar com a rega correta desta planta - um dos procedimentos mais importantes para cuidar da lavoura.
A importância de regar a pimenta adequadamente
A pimenta não tolera a seca. Seu sistema radicular, na maioria das vezes, fica próximo à superfície do solo, por isso é muito importante monitorar a umidade do solo. Se já houver flores ou ovários no mato, mesmo um pequeno atraso na rega pode fazer com que caiam.E a falta de umidade durante o amadurecimento das frutas afetará as qualidades externas e gustativas. Ao mesmo tempo, a rega excessiva também pode afetar negativamente o desenvolvimento da cultura: atraso no crescimento, aparecimento de doenças.
Que água é melhor para molhar?
Você não pode molhar pimenta com água fria - ela irá parar de crescer. A temperatura ideal é +22 ... + 25 ° C. Se você planeja regar um poço ou um poço, é melhor encher grandes tanques com água com antecedência, para que ele se aqueça. Se a água da torneira for usada, ela deve ser defendida não apenas para aquecimento, mas também para reduzir o cloro. Em água dura para amolecer, você pode adicionar cinza de madeira.
Importante! No período frio, as plantas podem ser regadas mesmo com água quente +40 ... + 50 ° C, mas despeje-a para não molhar o caule.
Métodos de rega
Existem vários métodos de rega:
- manual;
- mecânica;
- automático.
Cada um deles tem seus prós e contras. Isso torna possível escolher o jardineiro mais adequado às condições e oportunidades existentes.
Manual
Familiar e acessível, mas também a maneira mais demorada. Mais frequentemente usado em estufas onde sistemas especiais de irrigação não estão instalados, ou em pequenas áreas de jardins. É necessário regar em campo aberto pela manhã, antes do nascer do sol, mas também é possível à noite após o pôr do sol. Caso contrário, o sol pode queimar as mudas.
Você pode regar de vários recipientes: regadores, baldes. Você pode usar a mangueira, transferindo-a de um arbusto para outro. As pimentas não podem ser regadas de cima com um grande riacho, mas apenas sob um arbusto ou com irrigação por aspersão.
Mecânico
Um método mecânico de irrigação é conveniente, mas também requer intervenção humana. O jardineiro terá que ligar e desligar o sistema, além de controlar a rega. Devido à falta de automação, o custo desses equipamentos também é baixo.
Automático
A opção mais cara. Este é um sistema especial, equipado com sensores e um painel de controle, que realiza a rega automaticamente. Para a implementação, você precisa de uma fonte constante de eletricidade e fornecimento de água.
Também precisa de colocação de tubos. É melhor usar canos que não sejam macios, para suportar qualquer pressão da água. Para instalar esse sistema, você precisa considerar cuidadosamente o projeto, pois ele é instalado por um longo tempo.Você sabe Os comerciantes ricos eram anteriormente chamados de "sacos de pimenta". Este foi considerado um título honorário.
Os sistemas de irrigação são:
- Subsolo. Consiste em colocar tubos no subsolo. Ao mesmo tempo, é bastante difícil ajustar a distribuição uniforme de umidade no local. O método é adequado para variedades higófilas de pimenta, por isso é raramente usado.
- Aspersão. Imitação de chuva. Consome muita água. Mas após o método, não há necessidade de afrouxar o solo. Durante o período de floração, a pimenta não pode ser aplicada, pois lava o pólen. Não molhe sob o sol para evitar queimaduras. Na estufa cria umidade excessiva.
- Gotejamento. Para organizar a irrigação por gotejamento, tubos são colocados na superfície perto de fileiras com arbustos com pequenos orifícios onde a água vazará. Para solos diferentes, a distância recomendada entre os furos pode ser diferente. Assim, para solos mais leves, são feitos buracos de 15 a 25 cm, para solos argilosos pesados - 50 a 60 cm.
Para a pimenta, a irrigação por gotejamento é melhor. Consumo econômico de água. O método de gotejamento pode não apenas ser regado, mas também ser alimentado (esse processo é chamado de fertirrigação). Você pode usar qualquer fertilizante completamente solúvel. A fertirrigação economiza tempo na alimentação. Além disso, a irrigação por gotejamento fornecerá fertilizantes diretamente sob a raiz, o que aumentará sua eficácia e excluirá a entrada de recursos nas folhas e no caule das plantas.
Quantas vezes e com que frequência molhar pimenta?
Para o desenvolvimento e frutificação da cultura, você precisa seguir estas regras de irrigação:
- a pimenta deve crescer no buraco para que a água não se espalhe, mas chegue às raízes;
- despeje água morna e pequenas porções para não corroer o solo das raízes;
- o solo deve ser ensopado com água entre 50 e 70 cm;
- regue a bucha de um lado e solte o outro, alternando os lados.
Importante! É melhor regar e soltar o solo com menos frequência do que derramar constantemente.
Uma boa medida para evitar a secagem do solo é a cobertura morta, recomendada em julho e agosto durante o período de calor elevado. A camada superior é polvilhada com serragem, feno, turfa ou grama cortada.
Isso permitirá afrouxar e regar a terra com menos frequência, o que é importante, porque a pimenta tem um sistema radicular frágil que não vai fundo no solo. Além disso, a cobertura morta impede a propagação e o crescimento de ervas daninhas.
É importante que a camada de cobertura morta não contenha sementes de outras plantas. Algumas funções mais úteis da cobertura morta são a proteção contra diferenças de temperatura no solo e a saturação com substâncias úteis. As mudas de pimenta precisam ser regadas a cada 2 dias. Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecerem, será necessário regar todos os dias.
Em geral, você precisa monitorar a condição do solo. Se estiver pegajoso, rola em uma bola apertada e a rega deve ser interrompida por vários dias. Em áreas abertas após a chuva, você também deve verificar o solo. Às vezes, a chuva apenas molha a superfície superficialmente; portanto, é necessário irrigar, embora em volumes menores.
Bolo de barro não pode ser formado perto de arbustos de plantas. Primeiro, fecha o ar até as raízes e, depois, quando seca, racha, o que expõe as raízes e pode até feri-las. Este bolo deve ser cuidadosamente afrouxado.
Nas estufas, a rega deve ser regular. Se à noite não estiver muito frio, você poderá regar à noite. Então a evaporação será mínima. E de manhã você pode soltar o solo. É importante monitorar o nível de umidade e não esquecer a ventilação. Caso contrário, o excesso de umidade levará ao apodrecimento das raízes, bem como ao aparecimento de fungos e doenças. Camas muito molhadas atraem lesmas.
Durante o calor
Em clima quente, é necessário regar diariamente, às vezes pode ser necessária uma irrigação dupla pela manhã e à noite. O volume de água gasta é de 1-3 litros por arbusto.
Durante o pouso
Se o pouso ocorrer em campo aberto, é melhor executá-lo quando o tempo estiver nublado ou à noite, quando os raios do sol não estiverem mais ativos. Antes do plantio, o solo deve estar bem inundado. Quando a água estiver completamente absorvida, plante a planta. A rega após o plantio pela primeira vez é necessária após 5-7 dias.
Antes da floração, a pimenta pode ser regada uma vez por semana. Se estiver muito quente e o solo secar rapidamente, a rega deve ser aumentada até 3 vezes por semana.
Durante e após a floração
Quando as flores aparecem, a rega só pode ser feita sob a raiz; a irrigação por cima deve ser interrompida para não lavar o pólen e não derrubar as flores. Água 2-3 vezes por semana. A pimenta floresce em fases, portanto a descoberta de novas flores deve ser acompanhada de rega.
Quando os ovários aparecem, a frequência da rega é reduzida para uma vez a cada 3-4 dias, mas, ao mesmo tempo, o volume do arbusto é aumentado para 5 litros. Durante a frutificação, regava 1 vez por semana. Os frutos começam a se desenvolver em comprimento, depois em largura e, no final, ganham densidade de parede. Se não houver umidade suficiente, os vegetais serão pequenos e não suculentos.
Você sabe Nos tempos antigos, os conquistadores prestavam homenagem aos povos conquistados na forma de pimenta. Por exemplo, a Roma antiga pagou ao governador dos Huns Attila e ao líder visigodo Alaric I mais de uma tonelada de pimenta do reino. Para isso, os ataques a Roma foram interrompidos.
Características da irrigação combinada com fertilizantes
É importante regar a pimenta após cada alimentação. Isso melhora a adoção de fertilizantes pela planta. A cobertura é administrada apenas na forma líquida e geralmente a cada 2 semanas. Além da adubação orgânica e mineral, você pode regar a cultura com infusão de urtiga, que contém muitas substâncias necessárias para a pimenta: cálcio, potássio, magnésio.
Quando parar de regar a pimenta?
Os pimentões deixam de regar durante o amadurecimento. Isso ocorre 10 a 15 dias antes da colheita. Uma diminuição na umidade leva ao amadurecimento mais rápido da fruta. As atividades de irrigação são retomadas quando as flores começam a aparecer novamente.
Sinais de rega inadequada
Você pode detectar erros no procedimento de umidificação pelos seguintes sinais:
- A rega excessiva reduz a aeração do solo e leva à inibição no desenvolvimento das plantas. A cultura está crescendo lentamente, pode ser lenta.
- Possível queda de flores e ovários.
- Existem doenças. É necessário monitorar a condição de partes da planta. Se aparecerem manchas, isso pode ser um sinal de desenvolvimento de uma doença fúngica ou outra associada ao aumento da umidade do solo.
Cultive uma colheita generosa de pimenta sob o poder de cada produtor. Mas você precisa garantir o cuidado adequado ao vegetal, que precisa de luz, calor e umidade. Para facilitar, você pode instalar um sistema de irrigação mecânico ou automático. Não se esqueça de adubar juntamente com a rega, pois a planta agradecerá generosamente a bons frutos.