Obter grandes rendimentos de melancias é possível se você fornecer as condições certas para o desenvolvimento. Para fazer isso, você precisa de solo com nutrientes leves, sol e água. Sobre o que alimentar melancias, as regras e o horário da alimentação serão discutidos nesta revisão.
Por que preciso alimentar melancias?
O crescimento das plantas ocorre através do uso de energia solar e dos nutrientes encontrados na terra. Substâncias orgânicas, incluindo esterco, fezes de pássaros, farinha de ossos, algas, composto e outros, têm a capacidade de acumular nutrientes - nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e armazená-los até que sejam necessários pela planta. Portanto, em solos férteis e bem fertilizados, a produtividade aumenta de 30 a 40%.
No processo de desenvolvimento, a planta consome nutrientes do solo, enquanto o esvazia. As melancias são consumidores altamente ativos nesse sentido. Eles esgotam extremamente rapidamente o local em que crescem e, portanto, precisam de nutrição adicional, a partir do estágio de plantio.
Você pode usar fertilizantes orgânicos e inorgânicos:
- em grânulos para liberação gradual de nutrientes;
- em forma líquida para absorção rápida.
Essas substâncias são caracterizadas pelas seguintes qualidades:
- Nitrogênio ajuda a produzir proteínas necessárias para o crescimento de novos tecidos vegetais, isto é, para aumentar o tamanho da planta. Um excesso de nitrogênio se manifesta na abundância de folhagem e na ausência de ovários. A desvantagem se manifesta no fraco desenvolvimento da planta como um todo.
- Fósforo estimula o crescimento das raízes, ajuda a melancia a formar ovários. Para poder absorver fósforo, é necessário crescer no solo com acidez - de 6,5 a 6,8 pH. Com uma acidez diferente, o fósforo não será absorvido. A falta de fósforo se manifesta em pequenas folhas e uma sombra azulada da folhagem.
- Potássio envolvido na produção de carboidratos, que fornece resistência a doenças. Também é necessário para processos metabólicos celulares. Sua falta se manifesta no amarelecimento das extremidades das folhas e no seu desbaste.
Você sabe Em É geralmente aceito comer polpa de melancia. Mas a casca também é comestível e cheia de nutrientes. Na China, a casca é frita ou cozida e, no sul, os cozinheiros gostam de conservá-la.
Qualquer que seja o tipo de fertilizante escolhido, leia as instruções no rótulo e aplique-as de acordo com o estágio de desenvolvimento das melancias. Cada estágio tem suas próprias necessidades nutricionais.
Período de crescimento | Necessidades nutricionais em g / dia | ||
Nitrogênio | Fósforo | Potássio | |
Do plantio à floração | 1,2 | 0,2 | 1,2 |
Da floração à formação de frutos | 3,0 | 0,3 | 2,0 |
Da formação de frutas à fruticultura | 5,0 | 0,3 | 4,0 |
Do cultivo de uma fruta à colheita | 1,0 | – | 1,0 |
Métodos de alimentação
Os fertilizantes são introduzidos na zona raiz:
- na forma seca;
- junto com a água.
A alimentação é absorvida pelas raízes, afetando simultaneamente o desenvolvimento de toda a planta como um todo. Pode ser aplicado antes do plantio ou depois, espalhando matéria seca na superfície do solo ou junto com a rega. Sucos de nutrientes sobem na planta de baixo para cima. Portanto, o fertilizante será igualmente acessível às raízes e folhas, mas ao pulverizar as folhas, substâncias úteis não chegarão às raízes.O segundo método é a cobertura foliar. É realizado pulverizando as folhas. Destina-se a melhorar a qualidade dos ovários e da massa foliar. A pulverização é possível com um pulverizador manual ou latas de aerossol. O fertilizante solúvel em água é geralmente aplicado às folhas quando a falta de nutrientes se torna perceptível, bem como durante uma seca quando o solo está muito seco para absorver nutrientes.
Qualquer que seja o método de alimentação escolhido, a composição deve incluir:
- nitrogênio
- fósforo;
- potássio.
Molho de raiz
O tratamento radicular é aplicado diretamente ao solo na zona de desenvolvimento radicular. Sua dignidade é a facilidade de aplicação.
Você sabe A melancia mais pesada registrada pelo Guinness Book of Records pesava cerca de 180 kg. Foi cultivada no Tennessee em 2013.
Outras vantagens dessa cobertura são também observadas:
- você não pode exagerar, porque a planta absorverá os minerais gradualmente no ritmo desejado;
- não há necessidade de dispositivos adicionais para fabricação;
- Não há regras especiais de depósito obrigatório;
- fertilizantes podem ser orgânicos ou minerais, de sua escolha.
Molho foliar
A cobertura foliar é aplicada nas folhas usando pulverizadores especiais. É relevante se, por qualquer motivo, as raízes não puderem absorver fertilizantes.
Suas vantagens:
- indispensável para melhorar a floração e a formação de ovários, como Entrega a quantidade máxima de nutrientes diretamente para a área a ser afetada;
- é mais eficaz durante uma desaceleração do metabolismo - no calor, na seca ou em fortes chuvas;
- necessário durante o período de desenvolvimento intensivo de folhas e caules.
Mas há uma série de desvantagens. Assim, você pode exagerar facilmente com a dosagem e "queimar" as folhas da melancia. Além disso, você não pode fazer fertilizantes orgânicos dessa maneira. Portanto, a cobertura foliar é considerada auxiliar, mas não a principal maneira de produzir minerais.Bocal em uma garrafa para plantas de pulverização
Variedade de Alimentação
Existe uma diferença entre curativos orgânicos e sintéticos de melancia? Sim, porque eles entram em contato com a planta de maneiras diferentes e fornecem um conjunto diferente de substâncias. A peculiaridade dos fertilizantes orgânicos é que as substâncias que eles contêm não se dissolvem na água e também são liberadas lentamente. Pode levar vários meses ou anos para ser totalmente liberado. É por isso que os orgânicos são melhor utilizados no outono, sob as melancias que você planta na primavera.
Os orgânicos estimulam a atividade e o desenvolvimento da microflora benéfica do solo, melhorando assim a estrutura do solo. Os fertilizantes orgânicos sempre contêm não apenas os principais minerais, mas também os elementos secundários necessários às plantas: enxofre, magnésio, ferro, cálcio e outros. Os fertilizantes sintéticos dissolvem-se rapidamente na água e são absorvidos pela planta imediatamente. Mas o excesso pode "queimar" folhas ou raízes e danificar as plantas. Eles dão um impulso ao desenvolvimento, mas não melhoram a estrutura do solo e não aumentam sua fertilidade.
Você sabe As melancias são uma excelente fonte de licopeno, um antioxidante que reduz o risco de certos tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, pulmão e estômago.
A boa solubilidade na água também cria desvantagens: elas podem ser facilmente lavadas do solo durante a chuva ou a rega pesada. Mas os fertilizantes sintéticos têm benefícios para as primeiras culturas. Quando o solo não está suficientemente aquecido e os microrganismos do solo estão inativos, a matéria orgânica é pouco absorvida. E, para entregar alimentos, é necessário o uso de fertilizantes sintéticos. Para a saúde a longo prazo do solo, o esterco ou composto é obrigatório. Isso criará uma base rica não apenas em substâncias benéficas, mas também em microorganismos benéficos.
Fertilizantes minerais
Minerais são fertilizantes obtidos de compostos de origem inorgânica.
Eles são divididos em três macroelementos principais:
- fosfórico;
- potassa;
- nitrogênio.
Nitrogênio
O fertilizante nitrogenado é uma combinação de hidrogênio e nitrogênio sob condições de alta temperatura e pressão. Plantas fracas com folhagem pálida podem indicar falta de nitrogênio no solo. O representante mais comum desse grupo é a uréia. É usado para estimular o crescimento de melancias. Contém pelo menos 40% de nitrogênio.
Adequado para uso em qualquer tipo de solo. É altamente solúvel em água e pode ser fixado no solo. Isso significa que a melancia estará disponível, mesmo que chova por muito tempo e exista o risco de lixiviação de outros fertilizantes do solo. A taxa de aplicação da substância é de 5 a 10 g / m² durante a estação de crescimento. Os jardineiros também usam nitrato de amônio - este é outro fertilizante desse grupo.Fornece nitrogênio à melancia durante um período de crescimento intensivo, bem como:
- afeta o rápido desenvolvimento das raízes;
- melhora a absorção de nutrientes;
- previne o amarelecimento das folhas.
Você sabe No Japão, os agricultores cultivam cubos em forma de melancia. A idéia original era cultivar uma melancia, que seria melhor colocada na geladeira. A baga assume esse formato porque é colocada em um formato especial durante o crescimento.
O fertilizante nitrogenado com enxofre é destinado a plantas que precisam de uma proporção maior de enxofre. Além disso, graças ao enxofre, um ambiente melhor é formado nos solos ácidos para o desenvolvimento e formação de raízes, absorção de nutrientes e disseminação de microorganismos benéficos.
Fosfato
A deficiência de fósforo geralmente não é tão fácil de reconhecer quanto a deficiência de outros nutrientes. Tal planta será atrofiada, com uma haste fina. Sua folhagem é frequentemente escura, quase azulada, verde escura. No contexto de plantas completamente saudáveis, aquelas com deficiência de fósforo parecem bastante normais. Em casos graves, a deficiência de fósforo pode causar amarelecimento e envelhecimento das folhas.
A necessidade de fertilizantes com fósforo também se deve ao fato de seu nível no solo ser extremamente baixo. Além disso, os compostos disponíveis não podem ser assimilados na sua forma pura. Portanto, a introdução de fósforo é obrigatória. Os fosfatos solúveis são usados principalmente para fertilizar as plantas.
- Ammophos - Um fertilizante ativo e rapidamente digerível para plantas. Consiste em fosfato de monoamônio e diamônio. A taxa de aplicação é de 25 g / m². É aplicado no solo na primavera ou no outono. Os fosfatos são fertilizantes de longa duração e, quando usados nesta temporada, a melancia absorve apenas 15% do fósforo investido neles, e o restante estará pronto para a assimilação no próximo ano. Portanto, quanto mais regular a alimentação, maior a produção nas estações subsequentes.
- Superfosfato é um fertilizante com alto teor de fósforo (de 16 a 50%). Adequado para uso em qualquer solo na escavação da primavera ou no outono. O superfosfato simples é projetado para aumentar a fertilidade do solo ou do composto. Sua taxa de aplicação é de 45 g / m².
Potassa
Anteriormente, o potássio era lixiviado das cinzas da madeira e concentrado por evaporação do filtrado em grandes panelas de ferro. Portanto, a cinza é uma fonte natural de potássio para as melancias.
Você sabe 50 anos atrás, foram criadas melancias sem sementes. Eles têm sementes brancas imaturas que são absolutamente seguras para comer.
Se o seu estoque no solo é limitado, as culturas são características:
- baixa produtividade;
- baixa qualidade das melancias obtidas devido ao uso ineficiente da água pelas plantas;
- suscetibilidade a doenças.
- Cloreto de potássio - O fertilizante mais barato e mais fácil deste grupo. Muitas culturas respondem favoravelmente ao uso de cloretos com alta produtividade e qualidade.
- Sulfato de potássio - É um fertilizante com adição de enxofre, útil para a produção de proteínas e enzimas. O sulfato de potássio-magnésio melhora o metabolismo e está envolvido na formação de clorofila. A deficiência de magnésio é manifestada por folhas amarelas no fundo da planta. Nesta base, você pode determinar a necessidade desse curativo.
- Nitrato de potássio São fertilizantes de potássio com nitrogênio. Se você usar nitrogênio separadamente, não precisará fazer essa alimentação para não exceder a concentração de nitrogênio no solo. Ao decidir qual fertilizante usar, escolha um que atenda às necessidades do solo e do cultivo de plantas.
Molho de melancia orgânico
Para ser considerado fertilizante orgânico, as substâncias devem ocorrer naturalmente na natureza. Eles podem vir de fontes vegetais, animais ou minerais e podem ser usados, dependendo das necessidades da plantação.
Este grupo inclui:
- esterco;
- fertilizantes de turfa;
- algas marinhas;
- compostagem
- palha;
- fertilizantes verdes;
- e outros tipos de orgânicos.
Vegetal
Os fertilizantes à base de plantas são destruídos mais rapidamente do que outras substâncias orgânicas. Eles são ótimos para condicionamento do solo. As substâncias de origem vegetal incluem: farinha de alfafa, composto, culturas de cobertura do solo (fertilizantes verdes). O composto é obtido a partir dos restos de vegetais, folhagens, ervas e outros materiais.
Importante! É proibido adicionar produtos de carne, gordura e ossos aos resíduos de compostagem. Isso atrai parasitas, lesmas e pode se tornar uma fonte de infecção para suas plantas.
Este tipo de fertilizante tem muitas vantagens:
- melhora a estrutura do solo;
- aumenta o fluxo de ar para as raízes;
- ajuda a reter água;
- estabiliza o nível de pH;
- apoia a atividade vital das bactérias do solo.
Além disso, a serragem torna o solo mais solto, o que é útil para alumina pesada. Para acelerar o processo de decomposição da serragem, eles são tratados com pasta e compostados por 6 meses. Uma excelente fonte de orgânicos são as plantas siderat.
São culturas que são plantadas em canteiros após a colheita da colheita principal:
- Cereais;
- legumes;
- colza;
- e outras culturas.
Animais
Os fertilizantes de origem animal incluem substâncias obtidas a partir de resíduos da indústria de carnes e laticínios, além de fezes. A porcentagem de nutrientes contidos neles é aproximada e depende de muitos fatores.
- Farinha de penas libera nitrogênio por 140 dias. Adicionado ao adubo. A proporção de nitrogênio, fósforo e potássio (em%) é 13-0-0. É aplicado à camada superficial do solo na forma seca. Consumo: 5 kg / 100 m².
- Farinha de carne e ossos caracterizado por um alto teor de nitrogênio e fósforo. Também introduzido na escavação de primavera com composto. A proporção de nitrogênio, fósforo e potássio (em%) é 8-4-0. Consumo: 5 kg / 100 m². A farinha óssea é caracterizada pela presença de uma grande dose de fósforo, além de cálcio. Utilizado no início da estação de crescimento, durante o plantio de sementes ou o plantio de mudas. 50% do fertilizante aplicado é decomposto no primeiro ano e o restante após 4 anos. A proporção de nitrogênio, fósforo e potássio (em%) é 2-22-0. Consumo: 5 kg / 100 m².
- Emulsão de peixe pode ser usado para estimular um forte crescimento na primavera ou para corrigir deficiências durante a estação de crescimento. Utilizado na forma de uma solução aquosa para pulverização. A proporção de nitrogênio, fósforo e potássio (em%) é 5-1-1. A proporção de fósforo pode ser maior. Consumo: 10 ml / 1 litro de água.
- Estrume também uma substância de origem animal. O esterco obtido de vários animais é usado como fertilizante: vacas, ovelhas, pássaros, cavalos e outros. É conhecido como o fertilizante mais completo. Ao usar esterco, é importante saber que ele não pode ser usado fresco, para não queimar as raízes das plantas. Aplique um que esteja mentindo há pelo menos 6 meses desde o seu início.
Importante! Como a farinha de osso atrai animais e alguns insetos, os agricultores preferem substituí-la por fosfatos minerais. Eles contêm cerca de 27% de fósforo, mas apenas 7% deles serão digeridos este ano. Portanto, o fósforo sempre contribui mais do que o necessário.
Melancia vestir remédios populares
O conhecimento da composição química dos fertilizantes enriqueceu a agricultura relativamente recentemente. Antes disso, as pessoas simplesmente notavam o efeito benéfico de certas substâncias no crescimento e na produtividade das plantas. Entre esses fundos estão a cobertura de fermento e amônia. Eles também estimulam o crescimento e curam o solo.
Levedura
O fermento é minúsculo fungo unicelular que pode estar no ar ou no solo na forma de esporos invisíveis aos olhos. São conhecidas cerca de 1.500 espécies de leveduras. Eles encontraram sua aplicação não apenas na culinária, mas também no jardim.Propriedades úteis do fermento:
- Eles aceleram muito bem a preparação do composto. Apenas coloque uma pilha de composto.
- Eles induzem as plantas a melhorar a floração. Para fazer isso, prepare uma solução de 3 colheres de sopa. colheres de sopa de fermento dissolvido em 10 litros de água. Regue as plantas assim que as flores aparecerem.
- Pulverizar plantas com levedura contribui para a atração adicional de insetos polinizadores.
Você sabe Usar fermento também ajudará no controle de pragas. Uma joaninha atraída é capaz de comer até 5.000 pulgões durante sua vida.
Amoníaco
A amônia é uma fonte de compostos nitrogenados. O baixo custo desse fertilizante ainda o torna relevante quando aplicado em parcelas pessoais. Adicione 1 xícara de amônia a 1 litro de água. Adicione ingredientes adicionais à mistura como desejar. A composição é diluída em 100 1 de água e pulverizada sobre melancias. Este fertilizante é conveniente para regar a plantação a cada 3-4 semanas.Propriedades úteis da alimentação com amônia:
- promove o crescimento e melhora a frutificação;
- melhora a fotossíntese;
- torna o solo mais alcalino, o que é bom para solos argilosos pesados.
Importante! A amônia danificará as plantas se você não tiver certeza da necessidade de tal nutrição, incluindo Não sabe o nível de acidez do solo. Em grandes quantidades, o álcool pode queimar as raízes. Além disso, também é capaz de se transformar em nitratos, prejudiciais ao corpo humano.
Esquema de fertilizantes de melancia
Não há cronogramas estritos de fertilizantes para melancias. A necessidade de aplicação é determinada pelo tipo de solo e pelo estágio de crescimento da melancia. Um broto e uma planta com flores têm necessidades diferentes. O nitrogênio deve ser adicionado logo no início para garantir um bom crescimento e desenvolvimento. Assim que as melancias florescerem, elas precisarão de fertilizantes fosfato-potássio. Os mesmos componentes são necessários para obter frutos de maior qualidade e tamanho.
Ao plantar sementes
Se você não conhece o nível de acidez do solo e o conteúdo de substâncias minerais nele, ao plantar, é necessário fazer fertilizantes nos quais nitrogênio, fósforo e potássio estão na seguinte proporção percentual: 5-10-10. A taxa de aplicação é de 7 a 8 kg por 150 m². O fertilizante deve ser bem misturado com o solo superficial.
Você pode escolher fertilizantes orgânicos e inorgânicos. Mas é recomendável fazer composto ou estrume apodrecido. Eles são uma espécie de despensa, da qual a melancia escolhe os nutrientes à medida que cresce. A taxa de compostagem é de 0,5 baldes por 1 m². solo. Além disso, alguns agricultores simplesmente preferem fazer um monte de composto e plantar sementes nele.Solos argilosos e densos geralmente têm um nível aumentado de acidez. Para desoxidar esses solos, é necessária a introdução de farinha de dolomita ou cal. Este processo deve necessariamente ser pelo menos três semanas a partir da data da alimentação. Isso é necessário para que a cal não neutralize o nitrogênio nos fertilizantes que você aplica.
Importante! As sementes de melancia germinam com facilidade e rapidez. Eles precisam apenas de alguns dias. Eles realmente não gostam de transplantes. Portanto, economizando alguns dias para o amadurecimento da colheita, graças ao método das mudas, você obterá uma planta mais fraca e, portanto, não uma colheita alta.
Ao plantar mudas
Após o plantio, os fertilizantes continuam sendo aplicados no mesmo esquema 5-10-10 até o aparecimento das flores.
Existem vários esquemas pelos quais as melancias são alimentadas:
- alimentar melancias semanalmente; assim que as videiras se tornam longas o suficiente e começam a engatinhar, ao final do crescimento, as videiras produzem uma grande dose de fertilização com nitrogênio (33-0-0);
- alimente duas vezes - a primeira vez 2 semanas após o plantio no solo, e a segunda - 14 dias após a primeira.
- nitrogênio - 130-150 g;
- fósforo - 130-150 g;
- potássio - 260 g.
Durante a floração
Na fase de crescimento das videiras, as melancias são alimentadas com fertilizantes balanceados (20-20-20). Não esqueça que todos os fertilizantes são aplicados ao solo úmido após a rega. Ajuda a absorver nutrientes.
Você sabe É geralmente aceito que a melancia é uma fruta devido ao seu sabor doce, mas, de fato, a melancia — é um vegetal. Pertence à família das abóboras e é um parente próximo de abóboras e pepinos.
No início da frutificação
Quando as primeiras frutas começam a aparecer na videira, o molho com uma grande dose de nitrogênio é repetido (33-0-0). Se você perceber que as verduras são muito exuberantes e há poucos ovários, substitua esse curativo por um balanceado habitual ou exclua nitrogênio se não houver ovários. Em seguida, a fertilização com alto teor de potássio é realizada regularmente.
Recomendações adicionais
Deve-se observar que qualquer cobertura deve levar em consideração as condições reais da planta e do solo, e não o "padrão médio". Melancia - consome nutrientes muito ativamente. Portanto, sem se vestir, você obterá um rendimento muito baixo.
Para impedir que isso aconteça, você precisa:
- Certifique-se de aplicar fertilizantes orgânicos ao plantar sementes ou mudas no chão.
- Avalie visualmente regularmente o desenvolvimento das plantas, avalie a oportunidade do aparecimento de folhas ou flores.
- Se a planta estiver fraca com trepadeiras finas - alimente-a e verifique se não há doenças e pragas.
- Se a planta é muito exuberante, não é necessário alimentá-la, e é aconselhável lavar o "excesso" de fertilizantes que estão no solo nas camadas inferiores do solo.
- Observe o momento da aplicação do fertilizante: na fase de crescimento, floração e formação de frutos; A aplicação tardia do curativo pode levar a uma completa ausência de ovários.
- Não traga a mistura seca após o plantio - isso levará a um fluxo desigual de nutrientes para as videiras; os minerais não podem se movimentar pelo local e devem ser entregues com água.