A variedade de berinjela O quebra-nozes é uma colheita relativamente despretensiosa. Ela se enraíza perfeitamente em diferentes zonas climáticas - tanto nas regiões centrais quanto no sul, e nas regiões mais setentrionais, por exemplo, nos Urais e na Sibéria. Sobre as principais vantagens e desvantagens, bem como as regras para o cultivo dessas berinjelas, leia abaixo.
Descrição e características da variedade quebra-nozes
A variedade pertence às primeiras culturas. Desde o momento do transplante de mudas para o solo até o início da frutificação, passam uma média de 45 a 50 dias. Com o método de propagação de sementes, desde a semeadura até o início do amadurecimento, ocorre uma média de 100 dias. Os arbustos são de propagação média, no campo aberto sua altura atinge 1 m, e no fechado - 1,5 m e acima.
Devido ao seu tamanho grande, esse vegetal precisa de uma área de alimentação bastante extensa - 1–1,2 m². Para aumentar a produtividade, você precisa beliscar berinjela a uma altura de 90 cm em estufas e 40 cm em campo aberto. Folhagem de média densidade, quase redonda, verde, cheia de pequenas vilosidades densas.
As flores são grandes, bissexuais, solitárias ou coletadas em inflorescências de 2-3 peças. À medida que a colheita é colhida, novos botões de flores e frutos são formados. O período de frutificação pode durar até geadas. No total, durante toda a estação de cultivo, um arbusto pode produzir de 10 a 20 kg de frutas.Você sabe Na Europa, a berinjela começou a ser consumida somente após a descoberta da América e a comunicação com os índios que cultivavam essa planta e comiam seus frutos. Até o momento, a planta era utilizada apenas no paisagismo.
Os frutos de forma esférica e em forma de pêra atingem um comprimento de 14 a 15 cm e são pintados de roxo escuro. Cada fruta pesa em média 240 a 250 g. Com uma diminuição da carga no mato, removendo o ovário, as frutas podem atingir tamanhos maiores e pesam entre 750 e 800 g. A polpa do vegetal é cremosa com um tom esverdeado, a estrutura da polpa é macia.
Uma das vantagens indubitáveis das variedades híbridas é a falta de amargura característica da berinjela. Os frutos da variedade Nutcracker são excelentes para a preparação de segundos pratos, preservação e lanches.
Vantagens e desvantagens da variedade
Uma avaliação real dos pontos fortes e fracos da planta permite calcular a rentabilidade de seu cultivo, além de ajustar a qualidade do solo e das condições para obter uma boa colheita como resultado.
- As principais vantagens da variedade de berinjela Nutcracker:
- alta produtividade e qualidade comercial de frutas;
- a possibilidade de crescer em campo aberto, mesmo em áreas adversas;
- relativa despretensão em partir;
- longa formação regular de ovários, o que permite obter uma colheita por vários meses.
A cultura praticamente não apresenta desvantagens, com exceção da falta de capacidade de usar as sementes coletadas de forma independente para cultivo no próximo ano, uma vez que esta planta pertence a híbridos e não é capaz de reproduzir as qualidades positivas de amostras maternas na segunda geração.
Métodos de cultivo
Uma variedade de Nutcracker de berinjela pode ser semeada imediatamente em um local permanente ou usar o método tradicional de mudas. O primeiro método é mais adequado para cultivo em condições de estufa e nas regiões sul e o segundo é adequado para cultivo nas regiões norte e na zona central.
Imprudente
As sementes podem ser semeadas no final de abril - meados de maio, quando cultivadas em ambientes fechados e no início - em meados de junho, quando cultivadas ao ar livre. O método sem sementes permite obter plantas mais resistentes às flutuações de temperatura.A berinjela plantada dessa maneira entra no estágio de frutificação mais tarde do que com o método das mudas, mas dura mais tempo. Para a semeadura, você precisa selecionar um local de luz média, com solo fértil leve. Ideal - barro e arenito. Se houver solo pesado no local, a situação pode ser corrigida adicionando 10 kg de areia e turfa a cada metro quadrado.
A preparação do solo deve ser realizada no outono após a colheita. O solo deve ser cuidadosamente misturado a uma profundidade de 20 cm e tratado com uma solução a 3% de cobre ou sulfato de ferro. Depois de uma semana, adicione 10 kg / m² de esterco e 50 g de superfosfato e depois afrouxe-o na mesma profundidade novamente.
Na primavera, 2 semanas antes do plantio, faça o mesmo. Na fase de preparação do solo de primavera, é possível substituir o sulfato de cobre pela preparação de Fitosporina. Consumo de sementes por 1 ha - 3 kg, profundidade de semeadura - 3-5 cm, dependendo do tipo de solo (em solos leves, a profundidade de semeadura deve ser maior que em solos pesados). A distância entre as sementes é de 10 cm.
Ao plantar, juntamente com as sementes para cada metro quadrado, devem ser adicionados 40 g de superfosfato. Para semear, você precisa formar sulcos longos. Na fase de aparecimento de 2 folhas reais, faça o primeiro desbaste, eliminando brotos fracos. O arranjo final é realizado na fase de aparência da 5-6a folha. Se uma lacuna muito grande for formada entre as plantas, ela deverá ser fechada plantando uma amostra de um local mais espessado.Importante! Sementes com um método de cultivo sem mudas não requerem processamento adicional. Eles precisam ser semeados no solo seco.
Mudas
Para calcular a data da semeadura, deve-se ter em mente que as mudas não podem ser plantadas em um local permanente antes de meados de junho para terrenos abertos e antes de meados de maio para terrenos fechados. A germinação de brotos viáveis leva em média 80 dias. Assim, a semeadura das sementes deve ocorrer no final de fevereiro - início de março.
As sementes por 4 horas devem ser embebidas em água, depois as sementes emergentes devem ser descartadas. Envolva o material de plantio, que caiu no fundo, em gaze embebida em uma solução a 0,01% de humato de potássio, antes de brotar.
Outra opção de preparação envolve o uso de flutuações nas temperaturas diurnas e noturnas, o que também permite iniciar rapidamente os processos vitais da semente. Para fazer isso, o material de plantio precisa ser mantido à luz do dia em um peitoril da janela bem iluminado e colocado durante a noite na porta da geladeira, previamente embrulhada em gaze.
Importante! O sistema radicular da berinjela é muito frágil e não tolera a colheita.
Para semear, misture o solo do jardim com os seguintes aditivos:
- turfa;
- areia;
- compostagem
Todos os componentes devem estar em proporções iguais. Para desinfetar o solo, você precisa derramar a solução de cinzas: adicione 10 g de cinzas a 10 litros de água e deixe ferver por 30 minutos. Despeje a solução fervente imediatamente no solo. Essa técnica permite não apenas desinfetar o solo, mas também nutri-lo com oligoelementos úteis, além de fornecer a estrutura necessária.
Para a germinação de sementes, é melhor usar xícaras de turfa ou pastilhas de coco. As sementes nelas devem ser colocadas 1-2 peças. a uma profundidade de 1,5 cm Após a semeadura, os óculos devem ser cobertos com película aderente e deixados em um quarto escuro, onde a temperatura do ar é mantida em +25 ... + 27 ° C, até que apareçam os primeiros rebentos.
A germinação das sementes leva cerca de 1-2 semanas. Durante esse período, o plantio deve ser ventilado diariamente por 15 minutos e, se necessário, umedecer o solo do spray com água morna (+ 25 ° C).
Cuidados de semeadura e plântulas
Com o advento dos primeiros brotos, as mudas precisam ser transferidas para uma sala iluminada e o filme completamente removido. A temperatura na sala deve ser gradualmente reduzida em 2–5 ° C, e também para as mudas fornecerem uma diferença de temperatura diurna e noturna de 3 ° C (noite - menor que o dia).
Se as plantas foram semeadas em uma caixa comum, elas são transplantadas na fase de aparecimento da 1ª folha verdadeira. As mudas devem ser enterradas em um recipiente separado para as folhas do cotilédone. É aconselhável realizar a transferência de plantas com parte de um coma de terra. Quando cultivadas em recipientes separados, as plantas colocadas em 2 peças devem ser afinadas. Se as duas mudas estiverem completas - transplante uma delas em um copo separado.Você sabe O suco de berinjela tem sido muito utilizado como anti-séptico na cicatrização de feridas infectadas.
Na fase de aparecimento da 2ª folha verdadeira, é realizado o primeiro curativo. Para fazer isso, você pode usar uma solução de excremento de verbasco ou de pássaro. O estrume para fertilizar as mudas deve ser diluído com água na proporção de 1: 3 para não queimar as raízes. Consumo por planta - 200 ml. Se não houver produtos orgânicos, você pode usar a solução "Solução" de acordo com as instruções.
O horário de verão das mudas deve durar de 12 a 14 horas. Se necessário, é necessário organizar iluminação adicional com phytolamps ou LEDs. É necessário umedecer, se necessário, após a secagem da camada superior do solo em 1 cm - em média 1 vez por semana. Cada planta leva 200-300 ml de água. O solo deve ser afrouxado periodicamente. As mudas estão prontas para o plantio quando atingem uma altura de 15 cm e têm 6 folhas verdadeiras.
Com o advento da 5ª folha, as mudas começam a endurecer. Para isso, a temperatura do ar na sala é gradualmente reduzida para uma temperatura externa semelhante. Quando essa etapa estiver concluída, coloque as mudas na varanda (no jardim) durante o dia e leve-as para casa durante a noite. É necessário aumentar constantemente o intervalo de permanência ao ar livre, capturando a noite. No momento do transplante, as mudas devem estar livres para passar 24 horas na rua.
As etapas de preparação do solo para o plantio e seleção de um local para mudas e métodos de mudas para o cultivo de berinjela são idênticos. As plantas com o método de cultivo de mudas devem ser colocadas a uma distância de 1 m uma da outra e entre as fileiras para deixar 80 a 90 cm.A profundidade de plantio dependerá do tamanho do rizoma. Quando cultivadas em vasos de turfa, as mudas devem ser colocadas no solo diretamente nelas. É necessário enterrar brotos no solo para folhas de cotilédones.
Cuidados com as plantas
Imediatamente após o transplante, você precisa regar as plantas e instalar suportes próximos. Cada buraco leva cerca de 1 litro de água. Imediatamente após absorver a umidade, o solo deve ser afrouxado e coberto com adubo. A altura da camada de cobertura é de 8 cm.
Essa abordagem garantirá a preservação da umidade no solo e protegerá a planta da propagação de pragas. No futuro, cuidar de plantas não é difícil e envolve a implementação de várias principais atividades agrícolas:
- umidade moderada regular do solo com afrouxamento e cobertura morta;
- adubação de acordo com as etapas da estação de crescimento e as necessidades da planta neste momento;
- a formação de arbustos e a organização do apoio;
- trabalhar na prevenção de doenças e pragas.
Rega
A primeira rega após o transplante deve ser feita uma semana depois, não antes. Se houver boa cobertura morta no futuro, ela deve ser regada 1 vez por semana e, se estiver quente lá fora, 2 vezes por semana. Além disso, a intensidade da irrigação deve ser aumentada na fase de derramamento de frutas. O consumo de água por arbusto é de 2-3 litros, dependendo da qualidade do solo e das condições climáticas.
A temperatura da água deve corresponder à temperatura ambiente. A melhor opção é organizar um sistema de irrigação por gotejamento. Isso ajudará a evitar a umidade das folhas e a reduzir o consumo de energia em todos os estágios da vegetação da planta.
Importante! Uma variedade de Nutcracker de berinjela não tolera o alagamento do solo. Com um excesso de água, a planta é afetada pela podridão das raízes, que é difícil de tratar.
Aplicação de fertilizantes
O molho superior da berinjela precisa ser combinado com a rega. A primeira vez após o transplante, as plantas são fertilizadas após 2 semanas. Nesta fase, eles precisam de nitrogênio. Você pode irrigar com uma solução de uréia (40 g por 10 litros de água) ou usar uma solução de verbasco. Solução de uréia para fazer 2 l para cada planta, verbasco - 0,8–1 l.
Além disso, o intervalo entre a alimentação é de 3-4 semanas. A partir da segunda alimentação, as plantas precisam ser alimentadas com fertilizantes sem nitrogênio, contendo principalmente fósforo e potássio. Você pode usar esta composição: adicione 10 g de superfosfato e 5 g de sal de potássio a 10 litros de água.
Para cada planta, adicione 2 l de líquido. Substituir este fertilizante pode ser uma solução de cinzas, cozida, como na desinfecção do solo. Após o resfriamento, ele deve ser filtrado e preenchido com 3 litros em cada poço. A solução de cinzas pode ser alternada com uma solução de levedura.
Para prepará-lo em 5 l de água (temperatura + 30 ° C), adicione:
- 12 g de fermento;
- 1 colher de sopa. eu açucar
- Urtigas de 300 g.
Insista na solução por 3 dias, coe e adicione água para obter um volume total de 10 litros. Tal solução para fazer 2 litros por arbusto.
Formação de Bush
Arbustos altos precisam de suporte e formação de qualidade. Sem esses procedimentos, a produtividade cairá acentuadamente. Os arbustos devem ser fixados ao suporte em 3 pontos a uma distância de 10 cm e a uma altura de 40 cm, eles precisam beliscar e deixar apenas os brotos mais poderosos. No mesmo estágio, todas as folhas abaixo do primeiro nó devem ser removidas.
Nas estufas, o crescimento do mato é interrompido a uma altura de 90 cm e o transforma em 1 talo. Isso ajuda a economizar espaço na sala e a reduzir o risco de contrair doenças devido ao espessamento das plantações.
Os trabalhos sobre a formação do mato são realizados com uma ferramenta afiada. Após cada instalação, é necessário desinfetar ainda mais o instrumento. Fatias de plantas devem ser polvilhadas com uma mistura de cinzas e Fundazol (na proporção de 1: 1).
Doenças e pragas típicas da cultura
A variedade Nutcracker tem uma boa resistência a doenças, mas se você violar as regras da tecnologia agrícola, poderá ser afetado:
- Praga tardia - se desenvolve em um ambiente úmido e quente. Pode ser eliminado removendo as partes afetadas das plantas e duplo tratamento com uma solução a 3% de líquido Bordeaux com um intervalo de 20 dias.
- Podridão da raiz - desenvolve com rega pesada muito frequente. As partes afetadas das plantas devem ser removidas. Pó todas as plantas na trama com uma mistura de cinzas e Fundazole. Substitua os 5 cm superiores por uma mistura de turfa e areia. Após 2 semanas, tratamento do solo com uma solução a 3% de líquido Bordeaux. Plantas não viáveis devem ser completamente removidas do local.
- Mosaico de tabaco - Uma doença viral que destrói a clorofila no corpo de uma planta. A doença não é tratada, é transmitida através de inóculo, com o suco de plantas doentes saudável, através de solo contaminado. A única coisa que pode ser feita é cortar as partes afetadas das plantas com uma faca alcoolizada e tratar as plantações com Fitosporina de acordo com as instruções. No entanto, isso não garante que as células livres de vírus não permaneçam em tecidos de aparência saudável.
Entre as pragas do quebra-nozes, os seguintes são perigosos:
- pulgões - eliminado com a ajuda de uma solução a 0,03% do medicamento "Aktara";
- mosca branca - o medicamento acima mencionado também será eficaz contra ele.
Você sabe Os pulgões podem trazer não apenas danos, mas também benefícios. Este inseto se alimenta da seiva da planta, que contém altos níveis de sacarose, o que inibe a fotossíntese. A folhagem com secreções pegajosas de pulgões, que produz no processo da vida, depois de cair, começa a apodrecer e libera compostos nitrogenados no solo.
Colheita
A colheita começa quando os frutos atingem a maturidade técnica. Você não deve atrasar a colheita, caso contrário, o tempo de frutificação será reduzido. Retire as frutas dos arbustos com uma ferramenta afiada, desinfetada em álcool. As frutas devem ser cortadas juntamente com os caules o mais próximo possível do caule, e as fatias devem ser tratadas com cinza de madeira.
A variedade de berinjela O Nutcracker é atraente por sua alta produtividade em várias condições climáticas. Além disso, essa cultura, em comparação com as análogas, é notável por seus baixos requisitos em termos de atendimento.