A pesca é um processo responsável e emocionante. Os pescadores experientes sabem: para pescar, você precisa ter o equipamento certo. Cada detalhe da vara de pescar desempenha um papel importante no processo de pesca. Um aceno de cabeça é um dos detalhes mais importantes. Ele fornece trabalho ativo da isca e relata uma mordida. Sobre o que acontece e como fazer essa pressão, será discutido no artigo.
Por que você precisa de um aceno de cabeça
A principal tarefa de um aceno de cabeça é relatar uma mordida. Prenda-o na ponta de uma vara de pescar no inverno. No inverno, o peixe é passivo e não se move muito, por isso não morde muito bruscamente em comparação com o verão. Diante disso, o aceno deve ser o mais sensível possível e relatar o menor e mais leve toque na isca. Guindastes ou larvas são usados como isca. Se a pesca é rebobinada, ou seja, sem isca, nesse caso o aceno deve ser elástico e resistente, para que a isca se comporte de maneira mais natural na água.
Tipos de acenos para a pesca de inverno
Pescar no inverno é fundamentalmente diferente da temporada de verão. A pesca é complicada pelas condições climáticas, pelo congelamento da água, além disso, o modo de vida da presa também varia de acordo com a estação do ano e, se você não conhece todos esses recursos, pode pescar de mãos vazias. Hoje, uma enorme quantidade de equipamento foi inventada. No inverno, acenos de cabeça serão especialmente úteis. Eles diferem no material de fabricação, dependendo do tipo de isca, tanto na isca viva quanto na bobinadeira.
Você sabe O alemão Walter Kimmerow estabeleceu um recorde mundial ao jogar tackle de 30 gramas a 176 m.
Por material
Todos os anos, especialistas inventam equipamentos novos e mais funcionais, experimentam e criam dispositivos ideais que simplificam o processo de caça na água. Eles também trabalharam com a cabeça.
Os nós são feitos de uma variedade de materiais, os mais utilizados na pesca de inverno são:
- lavsan;
- metal
- silicone;
- borracha
- cerdas de javali;
- fibra de carbono;
- combinado.
Dependendo da isca
Cada isca individual é adaptada a um aceno específico, o mais adequado. A isca se distingue por seu peso, tamanho e natureza do comportamento no reservatório. Nesse sentido, os acenos foram divididos em vários tipos, de acordo com a finalidade pretendida.
Existem guardas para:
- Rewindless.
- Spinners.
- Balanceamento.
Vídeo: Nods para pesca de inverno
Para garras
Para a pesca de inverno, você pode usar a vara com ou sem aceno de cabeça. Sem uma guarita, o apanhador terá que se mover muito e responder com a velocidade da luz a uma mordida, porque, caso contrário, o peixe se soltará. Aqui, frações de segundo desempenham um papel importante. Se você se envolver em “caça silenciosa” com uma guarita, isso ajudará o apanhador a manter a força e aumentar a porcentagem de capturas várias vezes.
Para enfeites
Acenos de plástico ou silicone são ideais para cintilar. Eles se distinguem pela durabilidade e ductilidade. No entanto, pescadores experientes garantem que não são necessários porteiros para piscar, basta usar um chicote para não complicar o design. Mas se o chicote for muito duro, um aceno será útil. Nesse caso, seu comprimento não deve exceder 3-5 cm.
Para balanceador
Dispositivos Lavsan criados para o balanceador. Use também peças de silicone ou uma mola macia da linha de pesca, que é pré-fervida. Mas eles, diferentemente do lavsan, têm muito menos - no frio são ineficazes.
Importante! Para a pesca em alto mar com o curso, é melhor usar mormyshki pesado com portarias que não são tão sensíveis às cargas.
Como fazer uma cabana para uma vara de pescar no inverno
Hoje, muitos tipos de peças para barras de inverno já foram inventados. Existem gatekeepers clássicos e incomuns, que, à primeira vista, não são claros sobre como aplicar. Criar manualmente um aceno é fácil, principalmente porque a disponibilidade de materiais permite que você faça isso.
Lavsan assentiu
Lavsan em sensibilidade é um dos primeiros lugares entre os materiais para porteiros. Hoje é muito popular entre os pescadores. Muitos substituíram de bom grado o javali por cerdas de lavsan, pois é difícil de obter.
De metal
Acenos de metal são tão comuns quanto o dacron. Os fabricantes preferem usar aço inoxidável. Esse tipo de portaria responde bem à mordida. As vantagens incluem o fato de não responder a mudanças de temperatura e ser resistente aos ventos. A desvantagem é que é facilmente deformado.
Com suas próprias mãos, um aceno de metal pode ser feito a partir de uma fita métrica:
De uma garrafa de plástico
Fazer uma guarita com uma garrafa de plástico é fácil. Vai ficar fácil. É usado em caso de pesca em mormyshki médio ou grande. Primeiro você precisa cortar o gargalo da garrafa e processá-lo com uma lixa. Com uma tesoura e um pano de esmeril, forneça a um pedaço de plástico a largura, comprimento e espessura necessários. No local mais estreito, você precisa fazer um pequeno orifício para a linha de pesca. No final, prenda o elemento na vara de pescar.
Primavera fora do relógio
Um aceno de mola pode ser feito a partir de uma mola de relógio. Há também um aceno de uma mola helicoidal. Cada um se aplica a um peixe específico e a uma técnica de pesca separada. A portaria da mola do relógio será uma grande ajuda para caçar poleiros ou baratas. Para montar esse dispositivo, você precisa alinhar a mola e cortar 15 cm.
Você sabe A Associação Internacional de Pesca Esportiva registrou a maior captura de água doce. O americano Joey Pallot pegou um esturjão de 210 kg.
Usando uma tesoura e uma lixa, reduza a largura da mola para 2 mm. Um pequeno laço é melhor fabricado com arame e depois soldado na parte mais estreita da mola. Em seguida, coloque o produto em uma vara de pescar, solde e vá com a lixa.
De filme de raio-x
Pessoas inventivas conseguiram dar um aceno no filme de raio-x. Este tipo é adequado exclusivamente para garras leves que serão usadas em águas rasas. Para fazer esse detalhe, você precisa cortar uma tira do comprimento e largura necessários do filme. Mais de um tipo de portaria pode ser construído a partir de um filme de raios-X. Por exemplo, costelas de reforço também podem ser adicionadas à versão usual do assentimento.
Para dobrar os lugares certos, basta empurrá-los com uma caneta esferográfica. Depois que todas as nervuras são cortadas, elas são dobradas para dentro e a própria peça de trabalho é alinhada de qualquer maneira conveniente, seja uma régua, uma vara ou um prego. Além disso, as nervuras podem ser convertidas em molas. Essas guaritas praticamente não diferem no trabalho.
Vídeo: Fazendo um aceno de cabeça com um filme de raio-x
Técnica e tática de pesca com aceno
No verão, para pesca, os mais adequados são as longas canas de pesca com formação rígida e um aceno lateral. O equipamento deve ser o mais leve possível, porque você precisa caminhar bastante tempo sem soltar as mãos. Na preparação para a pesca, a vara precisa ser estendida, a linha de pesca enrolada em branco e passada através de um pequeno anel em um aceno de cabeça, e um gabarito preso ao final da linha de pesca.
Importante! Se você caçar peixes predadores, no final da linha você deve anexar um balanceador ou girador, de preferência um vertical.
Usando a guarita lateral, você pode pescar de várias maneiras ao mesmo tempo:
- Queda e ascensão - a isca cai no fundo, após o que, em pequenos empurrões de 10 a 15 cm, sobe para a sua posição original para cima. O processo é repetido até a captura.
- Jogo de fundo - o mormyshka cai no fundo do reservatório, depois é elevado 10 cm para cima e cria pequenas vibrações, o mais natural possível. Esse jogo dura cerca de 2 minutos, após o qual a isca afunda novamente no fundo e o processo se repete.
- Jogo do dedo - neste caso, tudo acontece da mesma forma que no jogo na parte inferior. A diferença é que o mormyshka recebe vibrações ao bater na haste com os dedos.
- Tensão - a técnica é usada em reservatórios com o fluxo. A isca é abaixada para o fundo e, em seguida, lentamente elevada à superfície.
- Jerk - a isca é baixada na água por alguns metros e depois sobe 40 cm em um puxão.
- Desenhando - Mormyshka afunda no fundo, onde deve permanecer o tempo todo. Graças à portaria, o mormyshka avançará e naturalmente, o que atrairá presas.
- Caça silenciosa - a isca é jogada na coluna de água e espera silenciosamente até que a mordida comece.
Ao pescar, não se pode ter 100% de certeza do resultado. Como o peixe é imprevisível, é quase impossível prever qual é a isca ou a técnica de pesca. Você deve estar preparado para diferentes cenários e usar o maior número possível de técnicas e táticas em uma corrida. Na pesca de inverno, os especialistas recomendam jogar mormyshka à deriva. Portanto, haverá mais chances de capturar peixes, porque qualquer inseto, depois de entrar na água, se move estritamente ao longo do percurso.
A pesca não é apenas caça e esportes, mas também uma maneira de relaxar e descansar. Cada pescador prefere seu método de pesca. Algumas pessoas estão mais interessadas em caminhar ao longo da costa, percorrendo quilômetros, outras gostam de jogar a isca mil vezes, algumas gostam de sentar-se em silêncio e esperar a vítima, enquanto outras brincam ativamente com sua pequena mormyshka e capturam o peixe dos sonhos em uma fração de segundo. Mas em qualquer um desses casos, a abordagem e todos os detalhes desempenham um grande papel. Escolhendo quem exatamente será a caçada, o pescador deve escolher a vara e acenar com a cabeça corretamente, das quais existem hoje um grande número de variedades.