Entre a variedade de cogumelos, os champignons sempre tiveram o status de "favorito" para a maioria das pessoas. Eles são fáceis de encontrar na natureza e podem ser cultivados em casa, e o sabor está sempre no topo. Se as declarações se referem a variedades de campo ou se não devem ser usadas como alimento, será discutido mais adiante.
Descrição da aparência
A seleção de champignon de campo (Agaricus arvensis) em um grupo separado data de 1762, e mesmo assim uma descrição detalhada desse tipo de cogumelo foi formada:
- Um chapéu Ocre branco, creme, cinza ou claro (principalmente em cogumelos velhos), com diâmetro de 7 a 22 cm, assemelha-se a um ovo ou forma de sino, mas eventualmente se torna quase plano, com um tubérculo perceptível na parte central. Nas plantas jovens, as bordas da tampa são viradas para dentro, enquanto as amostras mais antigas apresentam uma leve ondulação. No tempo seco, a superfície dos chapéus está muito rachada, o que faz com que pareça desleixada e rasgada. O chapéu é quase sempre suave ao toque e, em casos raros, pequenos crescimentos escamosos se tornam visíveis.
- Perna. Cilíndrico, longo (até 12 cm de altura) e se desprende facilmente da tampa. Sua cor geralmente corresponde à cor da parte superior do fungo, mas quando pressionada torna-se amarelada. A parte inferior da perna é geralmente mais larga e afunila para cima. A perna dos velhos cogumelos dentro está vazia, embora em tenra idade fosse sólida.
- Registros o interior da tampa pode ser branco-acinzentado ou marrom, com mostarda ou tonalidade roxa. Cogumelos velhos são sempre marrons escuros ou até pretos, com uma carne amarelada por dentro.
- Parte macia champignon de campo jovem - amarelo claro, muito denso e começará a ficar amarelo assim que você cortar o cogumelo.
Outros nomes
Às vezes, esse cogumelo é chamado de comum ou pavimento, porque nas cidades e vilas pequenas cresce perto da estrada, geralmente perto da calçada. Se nos lembrarmos da capacidade dos fungos de acumular substâncias tóxicas do ambiente, é melhor não comer esses casos.
Você sabe A variedade de campos de champignon em inglês soa como “cogumelo de cavalo”, e recebeu um nome tão incomum por causa de seu crescimento próximo a estábulos em solos ricos em esterco.
Distribuição
Champignon comum pode ser encontrado em quase todas as regiões da Rússia, bem como na Europa e no Cáucaso, em condições climáticas moderadas. Os cogumelos crescem melhor em solos fertilizados orgânicos, escolhendo áreas abertas da floresta ou campos sem árvores altas. Às vezes são encontradas em áreas montanhosas, matagais de urtigas, localizadas isoladamente ou em grupos, formando arcos.
Ou seja, se você deseja coletar um grande número de champignon, vale a pena prestar mais atenção aos locais ao longo das estradas florestais, parques da cidade e áreas florestais que permaneceram após o corte de árvores. Champignon pode ser encontrado diretamente nas árvores, mas apenas quando se trata de enfeitar árvores.
Regras de temporada e coleta
Em uma zona de clima temperado, a coleta dos fungos em consideração pode ser iniciada a partir do final de maio, continuando a procurá-los até outubro ou até novembro. É possível determinar a maturação do champignon ideal para a colheita pelo filme que liga a perna e o chapéu: é melhor colher quando já está bem esticado, mas ainda não teve tempo de estourar (o diâmetro da cúpula é de 4 a 10 cm). Tais casos serão o mais carnudos e saborosos possível, e é disso que o colhedor de cogumelos precisa.
Obviamente, é melhor não tomar cogumelos danificados e com cheiro desagradável, e cogumelos saudáveis e de cores uniformes podem ser cuidadosamente torcidos do chão. Ao contrário da maioria dos outros cogumelos da floresta, os cogumelos de campo não precisam ser cortados, devido às características estruturais do micélio da planta. Os orifícios restantes após eles devem ser cobertos com um substrato, removendo previamente todos os remanescentes da colheita anterior ou as amostras inadequadas restantes.
Você sabe O cultivo doméstico de champignon na Europa começou a ser realizado no século XVII. Foi então considerado uma iguaria e cultivado em salas subterrâneas, que pertenciam principalmente aos monarcas. Na Rússia, essa prática só se tornou relevante no século XVIII.
Cogumelos de campo: comestíveis ou não
O champignon comum (também conhecido como cogumelo do campo) é merecidamente considerado uma variedade deliciosa (a terceira categoria em termos de sabor), e isso significa que pode ser consumido, mesmo cru. No entanto, mais frequentemente é usado para fins culinários após dez minutos de fervura ou é imediatamente salgado ou em conserva.
Os espécimes coletados ao longo das estradas ou no território de zonas industriais, onde acumulam ativamente cádmio, cobre e outros metais pesados que são perigosos para o corpo humano, são tradicionalmente considerados perigosos para a saúde.
Tipos e métodos de diferença relacionados
Apesar de uma descrição bastante precisa do champignon de campo, os catadores inexperientes ainda podem confundi-lo com outras variedades que nem sempre são comestíveis. Para não cometer um erro na escolha, vale a pena conhecer as principais espécies relacionadas dos cogumelos descritos e suas principais características distintivas.
Comestível
Se você não levar em consideração o tamanho grande do champignon de campo, é fácil confundi-lo com variedades como Agaricus silvicola, Agaricus campestris, Agaricus osecanus, embora Agaricus abruptibulbus, também conhecido como champignon curvado, seja mais semelhante. Neste último caso, pode-se suspeitar de “substituição” com base no local de seu crescimento: as variedades de campo não crescerão em florestas densas, mesmo coníferas.
Venenoso
Muito mais perigosa é a semelhança externa do "homem do campo" comestível com parentes venenosos conhecidos como o mergulhão pálido e o champignon de pele amarela. A primeira se distingue por placas de himenóforo brancas, inchaço tuberoso na parte inferior da perna (cercada pela Volvo) e a ausência de um cheiro característico de anis, e a segunda é muito menor que o comestível e é frequentemente encontrada em plantações de acácia (principalmente de julho a outubro).
Uma diferença adicional do champignon de pele amarela também será o cheiro desagradável de "farmácia" de ácido carbólico e o rápido amarelecimento dos tecidos ao descascar.
Importante! Nos primeiros sintomas de envenenamento (geralmente expressos em dor abdominal, náusea e vômito), vale a pena enxaguar o estômago com uma solução fraca de permanganato de potássio, tomar qualquer enterossorvente disponível e beber o máximo de líquido possível. Se sua saúde não melhorar, consulte um médico.
Propriedades úteis
Muitas variedades de champignon (incluindo as de campo) têm muitas características positivas com base em sua rica composição química.
- Para uma pessoa, os seguintes efeitos no corpo serão especialmente valiosos:
- estimulação do apetite;
- melhoria dos processos digestivos e metabólicos;
- remoção ativa do colesterol prejudicial do corpo;
- prevenção de trombose e infarto do miocárdio;
- prevenção de aterosclerose (especialmente em idosos);
- melhorar a condição da pele, em particular retardando o processo de envelhecimento;
- prevenção e eliminação de problemas cardiovasculares;
- efeitos bactericidas e antivirais;
- alívio de processos inflamatórios;
- efeito broncodilatador e expectorante;
- melhorar habilidades cognitivas e memória.
Além disso, com o uso regular de champignon de alta qualidade, você pode livrar seu corpo de toxinas e radionuclídeos, uma vez que as substâncias ativas da composição do cogumelo contribuem para sua remoção completa e completa do corpo.
Crescendo em casa
É possível cultivar champignon de campo em casa, coletando de 5 a 8 culturas por ano. Para obter os resultados mais positivos dessas atividades, vale a pena proporcionar às plantas as condições mais adequadas para o crescimento produtivo, levando em consideração os indicadores de umidade e temperatura na sala.
Os principais requisitos incluem:
- nível de umidade dentro de 90%;
- temperatura do ar de cerca de + 20 ° C no momento da germinação do micélio e não superior a + 15 ° C durante todo o cultivo posterior;
- molhamento regular do substrato, de preferência por gotejamento;
- aplicação periódica de fertilizantes minerais especialmente projetados para cogumelos.
Além disso, a sala de cultivo deve ser separada das salas de estar, para que os esporos liberados durante o processo de crescimento não provoquem uma reação alérgica nas residências, principalmente porque a alta umidade é muito desconfortável para os seres humanos.
Importante! Essa atividade é especialmente indesejável para quem sofre de alergias e pessoas que sofrem de ataques de asma, uma vez que as condições acima costumam causar uma exacerbação de sua condição.
Existem várias maneiras de cultivar cogumelos de campo em casa:
- Na bolsa. Antes de encher um saco comum, o solo para cogumelos é esterilizado e fertilizado com composto, após o qual uma camada de micélio é colocada no topo e coberta com um substrato nutritivo. Os cogumelos cultivados aparecerão na superfície dos sacos, o que simplifica bastante a tarefa de coletá-los. Os sacos cheios são colocados no chão e em prateleiras de metal, o que depende da disponibilidade de espaço livre na casa ou no apartamento.
- No recipiente. O método é frequentemente praticado nos países ocidentais, onde recipientes de madeira, pré-tratados com mofo, são usados como blocos para cogumelos. O preenchimento do substrato nutritivo e a colocação do micélio são feitos da mesma maneira que no primeiro caso, exceto para atender a um grande número de contêineres, é necessário equipamento para desinfecção regular, que, dado o volume de todos os produtos, pode não ser muito conveniente para uso doméstico.
- Em briquetes. Como base para o crescimento de champignon, é utilizada uma mistura comprimida de composto pronto, turfa e solo, com cerca de 4 cm de espessura. A presença de turfa, neste caso, é um pré-requisito, pois ajuda a manter uma umidade constante do substrato e evita muitas doenças de plantas. O briquete com champignon pode ser colocado em racks especialmente projetados e diretamente no chão, em áreas separadas. Após várias ondas de frutificação ativa, o composto antigo deve ser descartado, substituindo-o por novos briquetes.
- Na serragem. Nesse caso, a serragem de espécies arbóreas com tamanho de fração não superior a 4 cm é considerada um substrato ideal, adicionando-lhes alabastro, gesso e cal e adubo apodrecido para aumentar a nutrição. O substrato acabado pode ser disposto em sacos e em caixas separadas nas prateleiras, colocando o micélio na superfície.
De qualquer maneira que você decida cultivar cogumelos de campo em casa, seguindo as recomendações acima, você poderá fornecer cogumelos para qualquer estação do ano, mantendo a confiança na qualidade do produto obtido. Além disso, você não precisa se preocupar com a aparência de um cogumelo comestível, pois a possibilidade de confundi-lo com um congêner perigoso será excluída.