O topo da perfeição no cultivo de amoras, os criadores chamam de variedade Gigante. É caracterizada por remontância, tendência, alta produtividade e excelente resistência a fatores adversos de desenvolvimento. Qual é a peculiaridade dessa variedade e como cultivá-la adequadamente em uma casa particular, leia o artigo.
Histórico de seleção
A amora silvestre se distingue pelo amor ao calor, sensibilidade ao ambiente patogênico, pequenos frutos azedos e frutificação única durante a estação. As variedades de jardins são mais adaptadas às exigências dos consumidores, que são expressas principalmente apenas na comercialização e no sabor das bagas. O verdadeiro avanço em experimentos de melhoramento cultural foi a remoção de arbustos de reparo no final do século XX. Os autores da inovação são cientistas americanos do estado do Arkansas. Graças aos seus esforços, a planta termofílica conseguiu se acostumar com um clima úmido e coletar uma colheita de alta qualidade duas vezes por ano. Apesar da popularidade onipresente da variedade Giant, sua história genética não é conhecida.
Você sabe Nossos ancestrais chamavam o ouriço amora. Ela recebeu esse nome por causa do grande número de agulhas nas hastes.
Acredita-se que os criadores do Arkansas também estivessem envolvidos na criação de mudas únicas, para quem a glória mundial dos reis da amora-preta estava entrincheirada. Conseguiram alcançar a frutificação dos rebentos do primeiro e segundo ano de crescimento, bem como livrar-se dos espinhos espinhosos nos galhos. De fato, entre as variedades de amora-preta não existem outras variedades não-carregadas. Hoje, o gigante é o único de seu tipo.
Descrição botânica
O gigante se compara favoravelmente com outras variedades de amora reparadoras com a quantidade e qualidade da colheita, alta resistência ao gelo e insensibilidade à maioria dos patógenos de infecções por fungos e bactérias. Externamente, é um arbusto alto, bastante amplo, cujos brotos fortes costumam atingir de 2,5 a 2,7 m.Em terras férteis, uma planta pode se esticar ainda mais. Grandes inflorescências brancas em galhos flexíveis aparecem no início do verão, devido às quais os botões praticamente não são expostos a geadas inesperadas da primavera. Essa nuance permite que o arbusto se desenvolva completamente, sem desperdiçar esforço na restauração de biomassa danificada.
Na descrição da variedade, o produtor não indica o tipo de crescimento do caule, mas visualmente, com base em sua espessura e altura, a planta pode ser classificada como vertical. Portanto, ao plantar um gigante, é aconselhável construir uma treliça especial com antecedência, o que facilitará o cuidado com a baga e a colheita.
Importante! Blackberry praticamente não tem contra-indicações, no entanto, com intolerância individual, pode provocar uma reação alérgica. Seus sintomas geralmente se manifestam em poucos minutos e alguns dias após a admissão e são expressos na forma de náusea, inchaço das mucosas.
Os primeiros frutos do mato aparecem no segundo ano de vegetação. As bagas são em forma cônica alongada de drupa pré-fabricada. Inicialmente, eles são densamente verdes e, na medida do amadurecimento, são gradualmente preenchidos com tons de vermelho e marrom. No estágio final, uma amora madura é caracterizada por uma rica cor preta e roxa.
Recurso
Sem exagero, de todas as variedades conhecidas de amora atualmente, o Gigante é o mais promissor e desejado. Uma classificação tão alta de consumidores devido a muitas vantagens. Eles são evidentes a partir das características biológicas e características da cultura da planta.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A variedade gigante é igualmente recomendada para o cultivo nas regiões sul e norte. Sua peculiaridade é que as hastes fortes se adaptam facilmente a baixas temperaturas e podem suportar geadas de até -30 ° C. Mesmo após o inverno em condições tão adversas, a planta entra ativamente na estação de crescimento na primavera, cultivando um arbusto exuberante. Devido às propriedades de reparo, essa variedade de amora pode ser completamente privada da parte da raiz com o início do clima frio do outono.
Importante! A colheita de amora-preta é melhor armazenada sem lavar. O frescor de frutas em condições frescas da geladeira é fornecido durante toda a semana..
É por isso que as raízes são bem preservadas sob um boné de neve. Além disso, a poda radical dos galhos no inverno é uma medida preventiva eficaz. No verão, o gigante pode se adaptar ao calor, mas para seu conforto requer uma quantidade suficiente de umidade do solo. Se você não regar a sarça, a estação quente irá danificá-la. A escassez de água afetará principalmente a quantidade e a qualidade do rendimento esperado. Uma seca excessivamente longa pode destruir completamente os arbustos.
Produtividade, frutificação
Muitos jardineiros consideram seus rendimentos mais altos a qualidade mais valiosa de uma variedade. As bagas começam a amadurecer em julho, mas devido à manutenção do gigante, sua frutificação dura até o final de setembro. Durante a temporada, o jardineiro pode coletar de cada arbusto até 30 kg de frutas. As bagas se destacam por sua comodidade e bom gosto.
Eles são caracterizados por um aroma pronunciado da floresta, polpa suculenta, um agradável sabor de sobremesa agridoce. Colheita consumida na forma fresca, congelada, seca e enlatada. A partir de amora, são obtidas excelentes compotas, compotas, geleias, pastéis e até licores e tinturas. Além disso, as frutas podem ser usadas como um delicioso elemento de decoração para pratos de sobremesas e doces.
Você sabe As pessoas acreditam que a coleta de amoras após 29 de setembro é perigosa para a saúde, porque o diabo marcou as folhas desta baga.
Devido à semelhança externa, os frutos do gigante são frequentemente confundidos com a variedade inglesa Bedford. No entanto, especialistas apontam uma diferença significativa - o tamanho das bagas. Em Bedford, eles são muito menores e pesam não mais que 7 gramas, e o Gigante é totalmente consistente com seu nome a esse respeito. Suas bagas pesam em média de 20 a 25 g.
Vantagens e desvantagens
Para dar uma avaliação objetiva da variedade, basta analisar as avaliações dos jardineiros sobre ela. Se compararmos as vantagens e desvantagens do gigante indicado por eles, podemos concluir que é absolutamente perfeito. Segundo o experiente, este amora é benéfico para o cultivo industrial e amador.
É caracterizado com mais detalhes da seguinte forma:
- Vantagens
- Alta capacidade de rendimento;
- Reparabilidade
- Não rolamento;
- Frutificação longa;
- Alta resistência ao gelo;
- Resistência a doenças e pragas comuns;
- Frutas de alta qualidade.
- Desvantagens
- Intolerância à secura do solo.
Recursos de desembarque
O rendimento depende de como, onde, quando e quais mudas foram enraizadas. Mesmo as variedades de elite com violações graves das regras agrotécnicas podem não corresponder às suas expectativas. Para evitar erros comuns, siga as diretrizes abaixo.
O momento
O plantio de frutas e bagas pode ser planejado na primavera e no outono. Não há diferença significativa, no entanto, existem certas nuances que afetam a produtividade adicional da baga plantada. Na primeira opção, é necessário aguardar até que o solo e o ar aqueçam até uma temperatura de pelo menos + 12 ° C. Além disso, uma nuance importante do enraizamento de mudas na primavera é a necessidade de rega abundante.Para proteger o arbusto da secagem causada pelo intemperismo da umidade do solo, é recomendável regar o sistema radicular durante o plantio até que o solo absorva a umidade. Este método é mais adequado para variedades com baixa e média resistência ao inverno. Na segunda opção, é aconselhável pousar pelo menos 2-3 semanas antes do início do gelo. Esse período é suficiente para que as raízes se adaptem ao novo ambiente e não morram durante o período de redução do regime de temperatura.
A rega abundante no outono é inadequada, pois a umidade excessiva pode provocar um acúmulo intensivo de biomassa e, como resultado, congelar o frágil sistema radicular. Esse método de enraizamento de mudas é recomendado para variedades com alta resistência ao gelo, principalmente quando se trata de regiões com climas severos.
Importante! Recomenda-se que até mesmo variedades resistentes ao inverno de culturas de bagas sejam plantadas durante o plantio no inverno com uma camada de turfa ou húmus, cuja espessura deve ser de pelo menos 15 cm.
Acredita-se que, desenvolvendo-se a temperaturas moderadas e umidade do solo, a planta inicialmente forme propriedades de alta resistência ao frio. Portanto, é melhor plantar a amora-gigante em outubro, concentrando-se nas características climáticas de uma região específica.
Seleção de assento
Amoras crescem bem em abundância de luz solar, longe de correntes de ar. A cultura do solo não é tão exigente quanto as framboesas. No entanto, substratos ruins podem não ter o melhor efeito na produtividade de variedades de alto rendimento. Portanto, a escolha do assento deve ser tratada com responsabilidade.
Idealmente para o gigante, é adequada uma área plana protegida dos ventos do norte e do leste, onde:
- o solo esquenta bem ao longo do dia;
- boa drenagem;
- a composição do solo está próxima do barro;
- reação de pH fracamente ácida e neutra (indicadores ótimos de acidez do solo devem corresponder a 5,5-6,5);
- ar frio, derreter e água da chuva não se acumulam;
- existe a possibilidade de hidratação moderada do sistema radicular, e também a exclusão da área;
- entre os materiais que contêm substrato, baixas taxas ou a completa ausência de carbonato de cálcio (em grandes quantidades, o calcário provoca o desenvolvimento de clorose)
Seleção e preparação de material de plantio
A produtividade do futuro arbusto depende da qualidade das mudas. Para o enraizamento, amostras com raízes enfraquecidas secas ou danificadas, brotos subdesenvolvidos não são adequados. A parte subterrânea da planta é sua base.
Portanto, arbustos com um sistema radicular poderoso, rebentos altos e retos, sem danos (inclusive mecânicos), são preferidos sinais de podridão e bolor. Neoplasias, manchas, curvaturas de origem desconhecida também são inaceitáveis. O frescor das mudas é verificado fazendo um novo arranhão em um dos processos da raiz. A aparência de madeira que apareceu em seu lugar indica a necessidade de comprar esse material.Se forem encontrados vestígios de deterioração, é aconselhável continuar a busca por material de plantio, mas se não houver escolha, remova as partes apodrecidas ou secas antes de plantar, toque em madeira viva e desinfecte completamente o local de tratamento com uma solução fraca de permanganato de potássio. Observe que esses casos exigirão muito mais tempo para adaptação e sobrevivência. Sua produtividade também será menor do que mudas saudáveis e saudáveis.
Padrão de aterrissagem
Antes de enraizar o material de plantio selecionado, é necessária a preparação do solo. Consiste na eliminação de ervas daninhas e aração profunda. Como a amora tem raízes longas, é importante desenterrar a área a um nível de 50 cm e, se desejado, a terra pode ser fertilizada com substâncias que contêm nitrogênio.
Você sabe Na América, amoras são encontradas em todas as segundas fazendas, e na Europa a planta foi popularizada apenas no século XVIII.
Também é aconselhável manter as raízes das plantas em uma solução de qualquer estimulante de crescimento (Ekosil, Kornevin, Emistim) por uma hora imediatamente antes do plantio. Então você precisa preparar um poço com uma profundidade de 50 cm e uma largura inferior a meio metro. Na parte inferior, você deve fazer uma mistura de 6 kg de húmus (substituível por composto), 30 g de superfosfato, 20 g de sal de potássio, 40 g de cinza de madeira e 2-3 kg de solo fértil (geralmente, para esse fim, use a camada superior de solo que é removida ao cavar um buraco )Se o gráfico for ácido, adicione 100-150 g de limão. Depois de garantir que o sistema radicular da muda se encaixe confortavelmente no sulco feito e que não haja dobras em seus processos, você pode regar e borrifar a fossa com terra. Para evitar a formação de vazios subterrâneos, pressione cuidadosamente a camada superior do solo e, para esse fim, recomenda-se agitar as hastes do arbusto recém-plantado.
Ao colocar uma grande amora, observe a distância entre os arbustos adjacentes a um nível de 1 m e entre as fileiras - 2 m. Na fase final do plantio, não se esqueça de delinear o círculo próximo ao tronco de cada planta com um buraco de até 10 cm de profundidade.Isso deve ser feito para drenar o excesso de água durante a irrigação. Depois disso, recomenda-se a cobertura da área úmida com uma camada de palha, feno, serragem de até 5 cm de espessura.A cobertura morta de madeira macia é extremamente indesejável no jardim, pois promove a oxidação do solo.
Regras de cuidados
Amoras, como framboesas, requerem rega periódica, umedecimento, afrouxamento do solo, remoção de ervas daninhas, cobertura, poda, tratamento preventivo de pragas e doenças comuns. É importante cuidar oportunamente da instalação da treliça, à qual serão anexados longos galhos do arbusto. É melhor planejar esse trabalho na primavera, quando os brotos não têm tempo para crescer o máximo possível. A estrutura é construída com suportes com cerca de 2 m de comprimento, cuja base é cavada no chão nas extremidades de cada linha. Nas nádegas grandes, os postes são colocados a uma distância de 10 m um do outro.
Os galhos, na medida do seu crescimento, são presos a um fio esticado, de preferência galvanizado. É aconselhável puxá-lo em 3 filas, começando com uma altura de meio metro do chão. Lembre-se de que nem todos os brotos precisam de uma liga. É importante corrigir os rebentos do segundo ano na treliça, que começará a frutificar na temporada atual. E brotos jovens são enviados periodicamente apenas para o suporte, para que no futuro eles se apegem a ele de forma independente.O desenvolvimento caótico do mato será excluído com o monitoramento regular de seu crescimento. Para estimular altos rendimentos durante a segunda estação de crescimento do mato, é obrigatório o procedimento de pinagem dos brotos principais. Para esse fim, seus topos são encurtados em 10 a 15 cm e, como resultado, brotações laterais começam a se desenvolver, cujas estacas, depois de atingirem meio metro de altura, também são cortadas em 5 a 6 cm. .
A umidade suficiente é de particular importância nos estágios iniciais do desenvolvimento do arbusto de amora. Portanto, durante a formação da futura safra, de abril a junho, umedeça regularmente a planta, uma vez que é necessária uma quantidade suficiente de umidade durante o período de floração, a formação do ovário e o amadurecimento da colheita. Portanto, leve em consideração as características climáticas da região onde a amora é cultivada e monitore a condição do solo na baga. Deve ser moderadamente úmido, mas em nenhum caso seco e não pantanoso.
É estritamente proibido usar água fria ao molhar. Deixe descansar e aquecer sob luz solar direta por 48 horas. Não se esqueça de soltar periodicamente o solo no jardim (5 a 6 vezes por ano, a uma profundidade de 10 a 12 cm) e, na medida do necessário, eliminar as ervas daninhas. Os jardineiros experientes para alimentar o solo nos primeiros 2 anos da vida do gigante são aconselhados a semear siderita (preferencialmente mostarda) nas fileiras entre a baga da baga, e no futuro essa área deve ser mantida sob vapor preto.Na primavera, os arbustos precisam de componentes nitrogenados, que estimulam o crescimento da biomassa. Portanto, não será supérfluo regar a solução de esterco de galinha (preparada na proporção de 1: 5), bem como a introdução de uréia, nitrato de amônio (20 g de fertilizante por metro quadrado). A segunda e terceira alimentação são realizadas com um intervalo de 14 dias e envolvem a aplicação de fertilizantes à base de potássio (são necessários 40 g de sulfato de potássio por 1 m²).
Para uma amora-preta que não foi plantada com orgânicos, o fosfato é necessário a cada 3 anos (50 g por 1 m²). Observe que, durante o período de amadurecimento, os arbustos precisarão ser protegidos do sol, uma vez que o ultravioleta direto deixa queimaduras graves nas drupas carnudas, o que estraga sua apresentação e sabor. Redes de sombreamento esticadas ao longo das linhas ajudarão a evitar isso.
Colheita e armazenamento
Nas regiões temperadas, as amoras começam a amadurecer mais perto de meados de julho. Nas regiões sul, as bagas atingem seu amadurecimento biológico 2-2,5 semanas antes, e nas regiões norte, pelo contrário, o tempo de colheita é adiado exatamente pelo mesmo período. Independentemente do local de crescimento, os frutos são cantados gradualmente, despejando uma cor roxa escura uniforme. Em grande medida, esse processo pode ser corrigido pelas condições climáticas. Por exemplo, a estação ensolarada é acompanhada por uma condição iminente, enquanto a estação fria, pelo contrário, diminui a velocidade.
É característico que o primeiro rolamento do gigante de alto rendimento não seja diferente em uma quantidade impressionante. Seu aumento deve ser esperado apenas a partir da segunda fase, quando o amadurecimento da massa principal de frutos começa. No entanto, mais perto do outono, quando o ovário de brotos médios e baixos permanece no mato, o rendimento diminui novamente. No verão seco, as bagas devem ser colhidas a cada 2 dias. Na estação chuvosa ou abafada, esse procedimento é realizado diariamente. É estritamente proibido colher de manhã cedo, quando o orvalho ainda está no mato, e também depois da chuva.Tais medidas são justificadas apenas pelo clima úmido prolongado, mas as amoras coletadas são diferenciadas pelo teor de água e ácido. Portanto, é imediatamente permitido para processamento. Durante a sua formação, a amora muda de cor várias vezes, o que engana os jardineiros inexperientes. O verdadeiro momento da fruta madura é considerado uma cor próxima ao preto. Eles se distinguem por uma doçura pronunciada no sabor e um aroma espesso. Se você planeja o transporte de longa distância da colheita, não espere a maturação completa.
Frutas gigantes devem ser colhidas com o caule, beliscando-o parcialmente com os dedos. Observe que, neste caso, é indesejável tocar a superfície sensível das drupas.Para não amassar as bagas quando elas são removidas dos galhos, os jardineiros experientes aconselham segurando um galho com uma mão e trazendo-o para o pedúnculo com a outra. Você não deve acumular muito amora nas palmas, porque a variedade analisada difere não apenas em quantidade, mas também em tamanho impressionante da colheita.
Os melhores recipientes para a coleta de framboesas e amoras são cestos e carrinhos de batata com capacidade para 2-3 kg. É inaceitável que a colheita caia na cesta. Tais ações estão repletas de corrupção. Em um recipiente separado, vale imediatamente a pena descartar as amostras recebidas e retirá-las sem pedúnculos. Amoras, como framboesas, na forma bruta não são adequadas para armazenamento a longo prazo. Aumente brevemente o frescor das frutas na geladeira ou na adega. Nesse caso, é aconselhável usá-los por uma semana.Se for necessário transportar a colheita por curtas distâncias, ela é colocada em caixas rasas, preenchendo-as abaixo das bordas e empilhadas umas sobre as outras. Os recipientes vizinhos podem ser separados por folhas de madeira compensada. Para congelar, frutas maduras são selecionadas. Bagas geralmente secas são a última colheita. São colocados em fornos a uma temperatura de +40 ... + 50 ° C por 4 horas. Para preparar sucos, xaropes, geléias, geléias, conservas, coberturas em tortas, use frutas maduras e levemente maduras demais, sem caules.
Preparações de inverno
Nesta fase de tratamento do arbusto, é necessário cortar completamente todos os brotos, após o que umedece abundantemente o solo da baga e a cobertura do solo. No inverno, é melhor usar turfa ou serragem como aquecedor. Além disso, o evento outonal mais importante do jardineiro é a pulverização preventiva da amora silvestre de doenças e pragas (realizada com inseticidas e fungicidas).
Como o gigante pode suportar geadas até -30 ° C, os arbustos adultos não precisam de abrigo adicional. E as plantas reparadoras jovens devem ser escondidas sob uma camada confiável de cobertura vegetal e alta cobertura de neve.
Vídeo: duas maneiras de cobrir mudas de amora
Métodos de criação
Você pode obter uma nova muda jovem de um amora-preta sem manutenção por métodos diferentes em qualquer época do ano, exceto no inverno.
Destes, os jardineiros costumam aplicar:
- O método de camadas apicais. O material de plantio é colhido cavando as estacas superiores de um dos brotos centrais. Algumas semanas depois, sob condições de umidade moderada do solo, a planta forma um novo sistema radicular na junção com o substrato. Na extensão de seu desenvolvimento e fortalecimento, você pode separar as mudas do arbusto-mãe.
- Método de estratificação horizontal. Para obter o material de plantio, na primavera é necessário dobrar o broto mais promissor ao chão e aprofundá-lo ao longo de todo o seu comprimento. Essa manipulação implicará a formação precoce de muitas mudas jovens. Posteriormente, eles são separados cortando a sessão dos pais. Os arbustos resultantes podem ser transplantados imediatamente para um novo local.
- O método da prole raiz. É considerado o mais fácil e mais eficaz, pois uma planta madura cresce independentemente muitas mudas jovens no círculo próximo ao caule. Os especialistas consideram o mais promissor deles espécimes cuja altura atingiu 10 cm ou mais.
- Método Cherenkov. As estacas do terço superior da parte aérea são cortadas no início do verão. Cada amostra deve ter uma parte de broto, um rim e uma placa de folha. É aconselhável tratar o local do corte com qualquer estimulador de crescimento. Em seguida, as estacas são plantadas em pequenos copos cheios de substrato de turfa e vermiculita. Os recipientes são amarrados com polietileno, enquanto em uma estufa improvisada, a umidade do ar deve ser mantida em 96%. Após um mês, as mudas devem se enraizar e precisam ser transplantadas para um local permanente.
Doenças e Pragas
A variedade gigante raramente sofre de doenças comuns da amora. No entanto, os tratamentos preventivos não serão supérfluos, porque em condições climáticas adversas são possíveis surtos:
- ferrugem (colunar e vidro);
- oídio;
- antracnose;
- Septoria;
- manchas (branco, roxo);
- podridão cinza.
A fim de evitar o desenvolvimento de um ambiente patogênico, o jardineiro deve seguir rigorosamente as regras agro-técnicas para cuidar da colheita. E também executar a pulverização preventiva em tempo hábil com uma solução de líquido de Bordeaux (1%), vitriol, enxofre coloidal, preparações "Skor", "Maxim". O reprocessamento é relevante no outono após a colheita.As medidas de tratamento incluem a eliminação completa das áreas danificadas do mato e a desinfecção adicional, que é realizada várias vezes com um intervalo de 14 dias até que o problema desapareça completamente. Além disso, será necessário analisar as causas do desenvolvimento de patógenos e eliminar completamente as condições que contribuem para sua atividade.
Os arbustos de amora podem frequentemente se tornar um paraíso para carrapatos, mariposas, gorgulhos, pulgões, produtores de nozes, caixas de vidro, lagartas e outros insetos nocivos. Os inseticidas Actellik, Aktara, Fitoverm ajudarão a lidar com eles. Recomenda-se que sejam tomadas medidas preventivas na baga com as mesmas preparações na primavera e no outono após a remoção das frutas.O cultivo de amoras não é menos problemático em comparação com as framboesas. Escolher a variedade certa, plantar e cuidar de forma competente é a chave para uma boa colheita.