O amora-preta é uma fruta saborosa, saudável e despretensiosa, geralmente cultivada em chalés e terrenos domésticos. Existem muitas variedades disso. O artigo contém uma descrição e recomendações para o cultivo de um arbusto de frutos grandes e sem caroço, chamado Helen.
Helen Blackberry Variety Descrição
Antes de decidir sobre uma variedade específica, você precisa se familiarizar com sua descrição, pontos fortes e fracos.
Histórico de seleção
Variedade Helen apareceu graças aos esforços dos criadores no Reino Unido. Para obter essa baga, a variedade Silvan e arbustos da seleção da América Ocidental foram cruzados. O autor da planta é Derek Jennings.
Você sabe As variedades Besshipny de amoras apareceram não há muito tempo - em meados do século XX. E mais cedo nas pessoas, devido ao grande número de espinhos nos brotos, a planta era chamada ouriço.
Aspecto, características das bagas, tempo de maturação, rendimento
Os arbustos do blackberry de Helen crescem de tamanho médio. Eles têm longos tiros rastejantes, atingindo 1,8 a 2 m. Não há espinhos neles. Na aparência, o arbusto de amora lembra muito as framboesas. Nos brotos, muitas folhas são formadas na forma de corações verdes alongados com uma superfície fosca. A chapa de chapa tem um revestimento felpudo.
Os frutos amadurecem na primeira quinzena de julho. Eles são grandes, pesando 10 g. Sua forma é redonda. Cor - preto, brilhante. O sabor é alto, avaliado em 4,7 pontos. As bagas são suculentas, perfumadas, doces, densas. Utilizado para fins universais. O rendimento da variedade é de cerca de 3 kg por planta.
Vantagens e desvantagens da variedade
- De acordo com os jardineiros que tiveram experiência em cultivar amoras da Helen, ela tem qualidades tão valiosas:
- rolamento adiantado
- sabor de frutas de sobremesa;
- a formação de grandes bagas.
- Entre as características negativas são chamadas:
- baixo rendimento;
- suscetibilidade à clorose;
- a formação de um pequeno número de brotos de substituição;
- baixo nível de resistência ao inverno;
- inadequação de frutas para transporte prolongado;
- imunidade fraca.
Tecnologia agrícola
O sucesso do cultivo de amoras da Helen depende da seleção de um local de sucesso para o plantio e o material de plantio, a preparação adequada do solo, a conformidade com a tecnologia de plantio e o atendimento de qualidade.
Importante! Não plante arbustos de amora à sombra, caso contrário, eles darão frutos pequenos e azedos e sua produtividade será baixa.
Seleção de assento
O Blackberry é exigente no nível de luz e umidade, portanto, o local certo deve ser escolhido para ele. O local deve estar bem iluminado, mas ao mesmo tempo protegido dos ventos do norte. Recomenda-se que os arbustos sejam colocados no lado sul ou sudoeste da cerca.
Amoras são capazes de crescer e dar frutos em qualquer solo, exceto muito ácido e pesado. Helen mostra as melhores colheitas em solos argilosos ou argilosos fertilizados com um nível de acidez neutra. Na área onde o amora está planejado para ser plantado, as águas subterrâneas não devem chegar a menos de 1,5 m. Se a estagnação da água ocorrer periodicamente no local do pouso, uma camada de drenagem deve ser colocada nos poços.
Você pode plantar uma amora na primavera e no outono. Como a variedade Helen não possui um bom nível de resistência ao gelo, é preferível plantar na primavera para que os arbustos tenham tempo para se adaptar e sobreviver com sucesso a baixas temperaturas. As seguintes condições são ideais para o pouso:- temperatura do ar - + 15 ° C;
- temperatura do solo - + 10 ° C.
Normalmente, essas condições são observadas desde meados de abril. Ao plantar na primavera, eles preparam o local no final do outono. É limpo de resíduos vegetais, escavado profundamente e adicionado com adubação orgânica (composto, húmus) - 10 kg / m² e fertilizantes minerais (superfosfato, sulfeto de potássio) - 10-30 g / m².
Os caroços de plantio também devem ser escavados no outono ou 1,5 a 2 semanas antes do plantio. Eles são feitos com dimensões de 40 × 40 × 40 cm. Eles são colocados a uma distância de 2 m um do outro e a 2 m da cerca. Os corredores devem ter 2,5 a 3 m de largura.
Aterragem e cuidados
As mudas precisam ser compradas em viveiros ou lojas especializadas. Não os leve com você, porque neste caso não há garantia de saúde, nem confirmação da autenticidade da variedade. Você precisa comprar material de plantio de 1 a 3 anos, com uma aparência saudável, um sistema radicular bem desenvolvido e sem danos, vários rebentos fortes. Vale a pena abandonar as mudas com manchas e crescimentos no córtex e no colo da raiz.
Você pode comprar material de plantio com um sistema de raiz fechado e um aberto. Cada um deles tem vantagens e desvantagens.
Assim, as mudas em recipientes ou sacos podem ser plantadas em qualquer época do ano, exceto no inverno, e também armazenadas por um longo período de tempo. Ao plantar, é necessário manter um pedaço de terra para que o material de plantio se adapte rapidamente.
Mudas com raízes abertas podem ser bem examinadas durante a compra e ver o estado do sistema radicular. Antes do plantio, é necessário remover todos os brotos, cortar raízes muito longas, mergulhá-los por 2-3 horas em um balde de água e na solução “Kornevina”.A tecnologia de aterrissagem passo a passo é a seguinte:
- Encha a cova por 2/3 com solo fertilizado. Se a cobertura não foi realizada, é necessário fazer composto ou húmus (5 kg), superfosfato (120 g), sulfato de potássio (40 g).
- Coloque as mudas no centro do buraco, para que o colo da raiz aprofunde 2-3 cm.
- Espalhe as raízes uniformemente.
- Encha o buraco com o solo até o topo.
- Bata levemente.
- Despeje 1–1,5 baldes de água.
- Apare o tronco das mudas, deixando 25 a 30 cm do chão.
- Cubra a zona do tronco próximo com uma camada de palha, composto ou serragem com 3-4 cm de altura.
Molhar os arbustos é necessário apenas até o momento da frutificação. A umidificação deve ser realizada 1 vez em 1-1,5 semanas. Em períodos secos, a rega deve ser aumentada. A rega não é muito abundante, porque o amora não gosta de excesso de umidade.
Após a irrigação, o solo no círculo próximo ao tronco e nos corredores precisa ser afrouxado. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes, pois o amora-de-Helen está localizado próximo à superfície.
É importante remover regularmente as ervas daninhas. Isso é necessário, em primeiro lugar, para impedir o desenvolvimento de doenças e ataques de insetos, cujos usuários são ervas daninhas. Em segundo lugar, é necessário evitar que as ervas daninhas retirem a umidade e os nutrientes necessários para o desenvolvimento normal dos arbustos de amora. É possível reduzir o número de rega, remoção de ervas daninhas e afrouxamento se você cobrir a zona do tronco próximo com uma camada de cobertura morta.
É necessário alimentar arbustos duas vezes: na primavera e no outono. O primeiro curativo deve ser aplicado em plantas com 3 anos de idade. Na primavera, os arbustos precisam de nitrogênio. Neste momento, você pode produzir nitrato de amônio (50 g / arbusto). No outono, após a frutificação, é necessário alimentar as plantas com superfosfato (100 g) e sulfato de potássio (30 g).
Importante! A cobertura é aplicada sob a raiz, cavando o chão. O solo deve estar úmido, caso contrário, poderá ocorrer uma queima do sistema radicular.
Controle de Pragas e Doenças
Como mencionado acima, uma das desvantagens significativas da variedade Helen é sua fraca imunidade. Assim, para o cultivo bem-sucedido, é importante realizar pulverizações preventivas anuais e inspeções regulares dos arbustos, a fim de observar o início da doença a tempo e iniciar o tratamento.
Na maioria das vezes, as amoras são afetadas pelas seguintes doenças:
- Mosaico. Manifesta-se pelo aparecimento de manchas verdes claras e amarelas nas folhas. Ramos tornam-se finos. Com o tempo, eles param o crescimento. O tratamento em mosaico não existe. Medidas preventivas - o uso de material de plantio saudável, o cultivo do solo no outono - previnem doenças.
- Antracnose. A infecção é indicada pelo aparecimento de manchas acinzentadas com bordas roxas nas folhas, galhos e frutas. A fim de prevenir a doença, no início da primavera são tratadas três vezes com sulfato de cobre "Fundazolum".
- Septoria Quando esta doença é afetada, manchas marrons são formadas nas folhas, emolduradas por uma borda escura, sua secagem, deterioração dos frutos, retardo de crescimento. Para evitar septórios, as plantações são pulverizadas com sulfato de cobre e Fundazol. Os arbustos são tratados 3 vezes na primavera com interrupções de 10 a 14 dias.
- Câncer de raiz Os principais sintomas são a formação de crescimentos nas raízes, o colo da raiz, nas bases dos galhos, amarelecimento das folhas, nanismo, diminuição da produtividade. A doença não responde ao tratamento. Plantas doentes devem ser arrancadas e queimadas. Para prevenção, a pulverização é usada com Abiga-Peak, Oksikhom, Bordeaux líquido.
- Cabelo encaracolado. Encontrado com mais frequência em brotos de dois anos de idade. A doença se manifesta por retardo no crescimento, enrugamento das folhas, curvatura das bordas, deformação das flores. Como qualquer doença causada pelo vírus, os cachos não são tratados.
- Podridão cinzenta. Os principais sintomas são manchas cinzentas nos órgãos vegetais terrestres. As frutas são cobertas com uma camada cinza com um cotão, ficam sem sabor. Lute contra a podridão cinzenta com fungicidas "Rovral Aquaflo", "Teldor". É importante garantir que você não inunde o pouso.
- Ácaro. A presença desta praga é indicada pelo amarelecimento das folhas e pelo aparecimento de teias de aranha no chão. O inseto bebe gradualmente sucos da planta, levando a uma interrupção no seu crescimento e morte. Para não deixar o parasita entrar no jardim, é necessário fazer três vezes o tratamento com “Aktavit”, “Fitoverm”, mantendo os intervalos de uma semana.
- Carrapato de amora. Este inseto infecta os frutos, como resultado dos quais eles não amadurecem completamente - eles não ficam pretos, mas permanecem vermelhos. As qualidades de sabor nelas são significativamente reduzidas. Para evitar que a praga danifique as plantações de amora, é necessário pulverizar os arbustos com Envidor, Tiovit Jet, Bi-58 antes que os brotos se abram.
- Mosca de framboesa caule. Danos atiram e caem, mordendo neles e deixando movimentos. Galhos danificados devem ser cortados e queimados imediatamente.
- Besouro de framboesa. Prejudica folhas, brotos, flores e frutos. Suas larvas roem buracos. As frutas apodrecem no decorrer de sua atividade prejudicial. É possível impedir que uma praga entre no jardim cavando profundamente na primavera e no outono, polvilhando com cinza de madeira e pó de tabaco, tratando com Actellik, Iskra, Fufanon.
Arbusto de aparar e de liga
Os arbustos aparados devem ser feitos 2 vezes por ano - na primavera e no outono. Na primavera, é necessária a poda sanitária, durante a qual são cortados todos os galhos secos, velhos, doentes, danificados e deformados. Após a frutificação, é necessário remover os brotos e podar os galhos jovens em um quarto.
Como os tiros nos arbustos de Helen são rastejantes e longos, eles precisam ser amarrados a uma treliça. O fio deve ser puxado em três camadas - a uma altura de 70, 120, 170 cm. A liga é realizada de maneira ventilada. Os ramos laterais precisam ser amarrados ao fio inferior, central - ao meio e ao superior.Preparando-se para o inverno
Arbustos Helen requerem preparação obrigatória para o inverno. Antes do início da geada, após a poda do outono, os brotos devem ser removidos da treliça, torcidos, colocados no chão ou em trincheiras pré-escavadas e cobertos com fibra de duas camadas.
Remover o abrigo não deve ser anterior a meados de março, depois que a neve derreter completamente. A remoção é realizada gradualmente, permitindo que as plantas se acostumem a novas condições.
Colheita e transporte da colheita, prazo de validade das bagas
É necessário começar a coletar frutas para consumo fresco quando estiverem totalmente maduras - crescerão para o tamanho indicado na descrição, ficarão pretas, doces e macias. As bagas planejadas para serem processadas ou transportadas devem ser colhidas em um estado de maturidade técnica - quando têm o peso certo, são pretas, mas ainda um pouco duras e com acentuada acidez.
Amoras são limpas manualmente. É cuidadosamente arrancado dos galhos, separando-os dos caules. Depois que as bagas são colhidas, elas precisam ser resfriadas em pouco tempo. Eles não podem ser mantidos aquecidos ao sol: o prazo de validade será significativamente reduzido. As bagas são armazenadas em temperatura baixa: na geladeira, na adega. Quando armazenados na geladeira, eles são adequados para uso por 3-4 dias. Se o armazenamento for realizado a uma temperatura de 0 ° C e uma umidade de 90%, o prazo de validade é estendido para três semanas.Alimentos congelados são adequados para alimentos por um ano, secos - por dois anos. Você precisa remover o amora em um pequeno recipiente. Derramar e passar bagas devem ser evitadas. A variedade Helen não tolera bem o transporte: as bagas são esmagadas rapidamente e deixam o suco ir.
Você sabe As pessoas sabiam dos benefícios das amoras, há 2 mil anos. A primeira menção das propriedades benéficas da baga está contida nos escritos do antigo médico romano Dioscorides.
Como um resumo, observamos que a variedade Helen tem várias características positivas, como frutas deliciosas, despretensiosidade nos cuidados e frutificação precoce. É ótimo para cultivar em uma fazenda pessoal. No entanto, devido ao baixo rendimento e à pouca transportabilidade dos frutos, o Helen blackberry não é adequado para plantações industriais.
Comentários
Helen é uma variedade sem frutos, precoce e de frutos grandes, com bagas doces e perfumadas do sabor original.Aroma rico, excelente sabor de sobremesa e amadurecimento precoce - acho que essas características são herdadas de Sylvan, mas a segunda variedade envolvida na cruz é desconhecida. Helen herdou uma nonship dele.