A fertilização é tão vital para as mudas quanto a rega e o afrouxamento do solo. A seleção correta da composição do fertilizante, o tempo e o método de aplicação afetam o fornecimento de brotos com força para a vegetação e o manejo completos.
Por que a alimentação é necessária?
Ao cultivar mudas, todos os nutrientes de uma quantidade limitada de solo em vasos são usados gradualmente. Com a escassez, os arbustos impedem o crescimento e o desenvolvimento, tornam-se mais vulneráveis a doenças e dão no futuro uma colheita fraca de pequenos frutos. Ao mesmo tempo, é importante não alimentar demais a pimenta para não provocar desenvolvimento excessivo de massa verde e queda de brotos.
Você sabe As pimentas são geralmente cultivadas como uma colheita anual, embora na verdade sejam perenes e possam crescer e dar frutos por vários anos em casa.
Os principais tipos de alimentação
As mudas de alimentação devem ser adaptadas às necessidades da cultura. Considere os principais tipos de fertilizantes e sua composição.
Mineral
Para o pleno desenvolvimento das mudas de pimenta, são necessários os seguintes suplementos minerais:
- nitrogênio (uréia, nitrato de amônio) - são necessárias para a construção de uma parte saudável acima do solo, que pode saturar uma colheita de qualidade;
- fosfórico (superfosfato, amofos) - serve para apoiar um sistema radicular fraco da cultura, melhor adaptação após o transplante e estimulação da floração e frutificação;
- potassa (sal de potássio, sulfato de potássio) - são necessários para a formação dos frutos, contribuem para o seu amadurecimento e afetam a absorção de outros oligoelementos pela planta.
Orgânico
Os fertilizantes minerais podem ser substituídos por orgânicos que contêm uma grande quantidade de nitrogênio e são usados durante o crescimento das mudas antes da floração e frutificação:
- Verbasco - diluído em água 1: 4;
- excrementos de frango - na proporção de água 1:10.
Importante! Você não pode usar esterco fresco para alimentar pimenta, use apenas apodrecido.
Folk
Muitos jardineiros preferem fertilizar delicadas mudas de pimenta com misturas caseiras sem o uso de potentes aditivos químicos:
- 1 litro de infusão de urtiga e 300 g de cinza de madeira por 10 litros de água (contém muitos oligoelementos e vitaminas úteis);
- uma infusão de três dias de casca de banana, 2-3 bananas em 3 litros de água (a presença de estimulantes do crescimento das plantas acelera a adaptação das mudas após o mergulho e promove o enraizamento);
- uma solução de 1-2 gotas de iodo e 100 ml de soro por 1 litro de água (tem um efeito antisséptico e antifúngico e ajuda a aumentar o número de flores).
Quando e como alimentar
Mudas de pimenta em diferentes estágios de seu desenvolvimento precisam de diferentes quantidades de nutrientes. De acordo com as necessidades das mudas e a fase de seu crescimento, são realizados três curativos. Faça uma solução de fertilizante líquido não em solo seco, mas após a rega. Solte cuidadosamente o substrato, tomando cuidado para não danificar o frágil sistema radicular.
Primeira alimentação antes de escolher
Se uma cultura é cultivada em solo preparado e preparado, contendo uma quantidade suficiente de nutrientes, a princípio ela não precisa de fertilizantes. Se o solo for preparado independentemente do solo comum do jardim, os brotos deverão ser alimentados pela primeira vez na fase das duas primeiras folhas verdadeiras. Durante esse período, as plantas precisam mais de nitrogênio e fósforo para o desenvolvimento e crescimento da massa verde. Você pode fertilizar com preparações complexas "Kemira Lux", "Crystal" ou uma solução auto-preparada.
Você sabe Existe uma variedade "intoxicante" de pimenta chamada kava-kava. Eles fazem uma bebida que age como uma droga macia. Tem um efeito calmante no corpo, intoxica e relaxa sem causar dependência ou ressaca.
Aqui estão algumas opções para misturas adequadas para a primeira alimentação:
- ureia - 7 g, superfosfato - 30 g, água - 10 l;
- nitrato de amônio - 15 g, superfosfato - 30 g, água - 10 l;
- foskamida - 15 g, superfosfato - 30 g, água - 10 l.
Após a escolha
Imediatamente após uma colheita, você não pode fertilizar os brotos. Você precisa aguardar a cura das raízes danificadas, que leva cerca de 10 a 14 dias. Durante esse período, as plantas são restauradas e usam nutrientes desde a primeira alimentação.
Mudas de segunda alimentação
2 semanas após a colheita, quando 5-6 folhas verdadeiras crescem nos arbustos, é realizado um segundo curativo das mudas. A quantidade de nitrogênio nesta fase é reduzida e o conteúdo de fósforo e potássio é aumentado:
- nitrato de amônio - 6 g, superfosfato - 40 g, sulfato de potássio - 20 g, água - 10 l;
- uréia - 5 g, superfosfato - 40 g, sal de potássio - 15 g, água - 10 l.
Ao usar misturas adquiridas prontas, é necessário seguir estritamente as instruções para não "superalimentar" os pimentões.
Importante! Tanto a deficiência quanto o excesso de oferta de fertilizantes levam a uma interrupção no desenvolvimento das plantas e a uma diminuição no rendimento.
Terceira alimentação
Na terceira vez, eles alimentam os brotos de 5 a 7 dias antes de plantar nos canteiros. O teor de potássio é aumentado para garantir a formação de flores e o amadurecimento dos frutos.Você pode aplicar fertilizante diretamente durante o transplante, adicionando uma mistura de húmus e terra aos poços na proporção de 1: 1.
As composições minerais para uso em 1 m² podem ser as seguintes:
- cloreto de potássio - 15 g, superfosfato - 40 g;
- superfosfato - 40 g, cinza de madeira - 30 g.
Vídeo: Mudas ecológicas de pimenta para curativos
Dicas úteis jardineiros
Muitos amantes de pimenta usam uma grande variedade de composições como alimento suplementar, concentrando-se nas características do solo e do clima e dando um resultado positivo. Não há necessidade de tentar tudo em busca do melhor, basta usar os tradicionais e seguir as recomendações simples que os jardineiros experientes dão:
- para o cultivo de mudas, selecione o material de sementes apenas de produtores verificados;
- use água morna para irrigação e fertilizantes;
- procedimentos a realizar de manhã ou à noite;
- plantar variedades doces de pimenta longe da queima;
- nos verões chuvosos e nublados, aumentam a quantidade de potássio nos fertilizantes;
- Alimentar rapidamente as plantas com falta de nutrição pode ser um método foliar nos caules e folhas, que absorvem os nutrientes mais rapidamente que as raízes.