Ao decorar uma casa ou escritório com plantas ornamentais, você deve aprender o máximo possível sobre elas para que as flores não causem danos à saúde, e cuidar delas não é complicado e demorado. Um dos belos e amados por muitas flores é o Spathiphyllum da variedade Chopin - este artigo mostrará as regras para cuidar dele.
Descrição botânica da planta
Spathiphyllum é uma planta ornamental bem conhecida da família aróide. É uma planta perene com toxicidade moderada devido ao conteúdo de oxalato de cálcio nas folhas. São conhecidas cerca de 45 espécies de spathiphyllum. Em casa, a variedade Chopin, ou Chopin, é frequentemente cultivada. Essa variedade é obtida como resultado da seleção.
Importante! Ao cultivar uma casa, o Spathiphyllum Chopin requer um tratamento cuidadoso, como todos os aróides. O suco da planta pode irritar a boca e causar problemas respiratórios e inchaço da garganta.
O nome "spathiphyllum" consiste nas palavras gregas "spathe" ("colcha") e "phyllon" ("folha"). E, de fato, flores cremosas de espiga são emolduradas, como um cobertor, com uma pétala verde pálida. As folhas são verde-escuras, lisas, com veias amassadas.
Esta planta é de tamanho pequeno, com altura de 35 a 40 cm. Além de sua aparência original, pode servir como filtro natural e purificar o ar de substâncias nocivas e, pela manhã, encher o ar com um aroma delicado. Spathiphyllum é perfeito para decorar instalações residenciais e de escritórios.Cuidados após a compra
Da variedade de espécies de spathiphyllum, vale a pena parar na variedade Chopin pelos seguintes motivos:
- a flor é despretensiosa e não requer cuidados complicados;
- floresce por um longo tempo, mesmo em uma sala sombreada;
- tem um aroma agradável;
- relativamente resistente a doenças.
Você sabe Spathiphyllum pode ser o primeiro a lançar um gato em vez de um gato durante o aquecimento doméstico ou após o reparo. Como um filtro natural, ele limpa o espaço aéreo dos cheiros de tintas e vernizes e fornece aos proprietários ar puro.
Ao comprar spathiphyllum, você deve prestar atenção à aparência da planta:
- as folhas devem ser densas em verde, densas, sem manchas e áreas amareladas;
- o solo deve estar úmido, pois a planta é higrófila;
- não há insetos e teias de aranha no solo e nas folhas.
Adaptação
2 semanas após a compra, é aconselhável transplantar o spathiphyllum, porque, via de regra, essas flores crescem em vasos apertados nas lojas, florescem devido à cobertura e o solo geralmente consiste apenas de turfa. Em seguida, a planta precisa de 2 a 3 meses para uma adaptação suave às novas condições de detenção.
Somente após esse período você poderá começar a alimentar. É aconselhável colocar a flor em quarentena pelo mesmo período, isolando-a de outras plantas de interior para identificar pragas.
Transplante
O transplante é considerado o evento mais traumático para a planta, portanto não é realizado imediatamente após a compra, a menos que haja uma necessidade urgente. No futuro, esse procedimento é realizado na primavera ou no início do crescimento ativo. É aconselhável transplantar uma planta jovem anualmente.O Spathiphyllum, com bons cuidados, cresce rapidamente e, no futuro, precisa ser transplantado a cada 3-5 anos em um recipiente maior. Os sinais para o transplante serão raízes salientes na superfície e brotadas nos orifícios de drenagem, secando as folhas inferiores e afrouxando as rosetas. Como a flor não gosta de vasos espaçosos, a nova capacidade não deve ser muito maior que a anterior.
O procedimento de transplante é o seguinte:
- No fundo do tanque, despeje 2 cm de material de drenagem - argila expandida, tijolos quebrados, pedras.
- Em seguida, despeje o solo solto e leve, misturado com os nutrientes. O solo pode ser comprado na loja ou preparado por você mesmo misturando turfa, terra de coníferas, terra de folha e areia igualmente. Se o musgo de esfagno for colocado sobre o solo, isso evitará que a mistura do solo seque.
- Corte talos de flores para que a planta não desperdice energia na floração e se enraíza mais rapidamente na nova "casa".
- Limpe as raízes da flor do solo antigo, remova-o seco e danificado. Coloque em um novo recipiente, ligeiramente condensado. Spathiphyllum tem raízes aéreas que não precisam ser enterradas. Com o tempo, as raízes vão para o solo e servem como fixação adicional da planta.
- Após o transplante, despeje bastante água até que a água flua pela drenagem.
Importante! Devido à toxicidade do spathiphyllum, todos os cuidados com as plantas e os trabalhos de transplante devem ser realizados com luvas e, no final, lave bem as mãos.
Cuidados adicionais
Uma planta transplantada por 2 semanas deve ser coberta com um filme para proporcionar maior umidade, além de regar e pulverizar regularmente as folhas. Em tais condições, o spathiphyllum cria raízes mais rapidamente e floresce novamente.
Seleção de assento
O melhor local para a planta serão as janelas ou salas leste e sul, com luz difusa e ausência de correntes de ar. Spathiphyllum sofrerá um leve sombreamento, mas com a falta de luz, suas folhas crescerão pequenas, pálidas e torcidas.Por ser fotófilo, o spathiphyllum, no entanto, não tolera a luz solar direta - por causa deles, o amarelo e as queimaduras aparecem nas folhas.
Modo de temperatura
Spathiphyllum é uma planta despretensiosa. Ele adora calor, mas não tolera o ar seco e quente. O regime de temperatura adequado é de + 18 ° C ... + 26 ° C na primavera e no verão, o que é fácil de fornecer em qualquer local residencial. Com bom tempo no verão, você pode levar uma flor para o ar fresco
Em temperaturas mais baixas, o spathiphyllum diminui o crescimento e mergulha no modo de suspensão. No inverno, é necessário garantir que a temperatura na sala onde a flor está localizada não caia abaixo de + 16 ° C.
Humidade do ar
Na natureza, as plantas da família Aroid crescem em florestas úmidas, ao longo dos rios, portanto a umidade do ar e do solo é importante para o spathiphyllum. Você pode criar um clima apropriado regando, pulverizando diariamente, musgo molhado na panela. Em clima quente ou durante a estação de aquecimento, o ar da sala seca e a planta precisa ser pulverizada duas vezes por dia com água fervida quente.Antes da pulverização, os caules das flores devem ser cobertos. Um recipiente de água pode ser colocado próximo à flor para aumentar a umidade do ar. As folhas são "leves" para a flor, portanto elas precisam ser limpas com um pano úmido e mantidas limpas. Além da limpeza, é também a prevenção de danos nas folhas por pragas.
Rega
O solo do vaso deve ser mantido úmido, evitando a estagnação da água nas raízes. Spathiphyllum deve ser regado com água sedimentada à temperatura ambiente. No outono e inverno, a planta passa no modo de suspensão e, nesse momento, a rega é reduzida ao mínimo, não permitindo que o solo superior seque em um vaso de flores.
Você sabe No Japão, eles preferem admirar a beleza externa de uma flor (mesmo a fruta), em vez de inalar seu aroma. A maioria das flores favoritas japonesas são inodoras.
Você pode julgar a correção da rega pela folhagem:
- dicas de folhas pretas - excesso de umidade;
- folhas caíram - precisa de rega.
Top vestir
Como o spathiphyllum era saudável, sempre satisfeito com a floração abundante e longa, os fertilizantes não deveriam ser negligenciados. No entanto, a cobertura pode também ter um efeito negativo se você violar as regras de aplicação. Como qualquer planta com flores, o spathiphyllum precisa de quantidades significativas de fósforo e potássio para obter uma cor mais brilhante durante a floração.
Nas lojas de flores, você pode comprar fertilizantes especiais para espécies aróides. É possível alimentar uma flor somente após a rega, a fim de evitar queimaduras nas raízes. Quando aparecerem manchas escuras nas folhas, o que indica excesso de nutrientes, a cobertura deve ser interrompida. Escolhendo entre fertilizantes orgânicos e minerais, este último deve ser preferido.
Os fertilizantes orgânicos causam rápido crescimento da massa verde em detrimento da floração, e os fertilizantes minerais fornecem à planta a composição necessária e equilibrada de macro e microelementos para o desenvolvimento de folhas e flores. Um exemplo desse fertilizante é o remédio universal "Gilea" ou os meios "Azalea", "Flower" (eles são bons porque não têm cal).Spathiphyllum alimentação deve ser realizada:
- na primavera e no verão (durante a floração) - 1 vez por semana;
- no outono e inverno (em repouso) - 1 vez por mês.
Poda
Spathiphyllum é uma planta herbácea e não possui caule, portanto, apenas folhas e pedúnculos precisam de poda. A fim de melhorar a saúde e a aparência do vaso, as folhas secas ou doentes são podadas na própria base. Uma nova folhagem aparecerá nesses lugares, e os tocos secam e podem ser facilmente removidos. As extremidades enegrecidas das folhas devem ser cortadas em uma parte verde saudável e as fatias devem ser esmagadas com carvão ativado para evitar infecções.
Importante! Se os pedúnculos desbotados de spathiphyllum aparar regularmente e no prazo, então é possível estender e aprimorar sua poda de floração, estimulando o aparecimento de novas flores.
Como propagar uma flor
Se você deseja obter novas plantas jovens, pode propagar spathiphyllum de três maneiras:
- Dividindo o mato. Essa é a maneira mais fácil e menos demorada. Ao transplantar no início da primavera, o arbusto spathiphyllum deve ser cuidadosamente dividido em brotos separados, que são plantados como plantas adultas.
- Estacas. Corte as estacas com dois olhos devem ser colocados em solo úmido, cubra com um filme e coloque em um local quente e escuro. Após o aparecimento das raízes - transplante da maneira usual para o recipiente desejado.
- Sementes. Devido à complexidade e duração, esse método é usado com menos frequência. Depois que o pedúnculo amadurece, é necessário coletar as sementes, semeá-las em uma mistura de turfa e areia, cobrir com um filme e colocar em um local quente e escuro, ventilando e umedecendo periodicamente o solo. Após um mês, as sementes germinam e os brotos podem ser plantados.
Possíveis dificuldades crescentes
Sob condições adversas, quando a planta está enfraquecida ou a partir de flores vizinhas, a infecção por essas pragas é possível:
- Mealybug - o mais perigoso. Para combatê-lo, você precisa limpar as folhas dos dois lados diariamente com água e sabão com adição de álcool. Para combater usar as drogas "Actellik", "Fitoverm", "Aktara".
- Tripes - Antes do tratamento com inseticidas, é necessário enxaguar a planta no chuveiro. Para a luta deve usar as drogas Fitoverm, Vertimek, Agravertin.
- Ácaro aranha - sua presença trai a presença de uma teia quase imperceptível nas folhas. É necessário lavar as folhas com uma solução alcoólica com sabão para remover mecanicamente as pragas. Preparativos para a luta - "Actellik", "Fitoverm", "Neoron".
Ao examinar o spathiphyllum, você pode observar algumas doenças ou falta de cuidados.
Todos eles têm seus próprios motivos:
- deixa lento e caído - o solo no vaso é heterogêneo ou seco, apodrecendo as raízes;
- retardo de crescimento e desenvolvimento - temperatura do ar abaixo de + 16 ° C, uma panela grande, pouca iluminação;
- sem pedúnculos - panela muito solta, pouca iluminação, falta de minerais;
- amarelecimento das folhas - falta de umidade e minerais, luz solar direta, folhas moribundas;
- folhas ficam pretas nas bordas - ar seco, excesso de umidade;
- folhas secas ao redor das bordas, manchas pretas no centro - excesso de umidade, resfriamento das raízes, queima de fertilizantes.
Você sabe Não vai funcionar para cultivar uma orquídea Gardner como planta de casa - esse representante da Austrália cresce e floresce apenas no subsolo.
Alguns podem considerar o esverdeamento das flores uma doença, mas neste caso não há necessidade de se preocupar - essas flores se tornam quando murcham. Com os devidos cuidados e atenção, o spathiphyllum de Chopin o deliciará com uma vegetação luxuriante e o aroma de flores delicadas. Uma flor rigorosa, elegante e nobre será um complemento maravilhoso para o interior da sua casa ou escritório.